Agora é oficial: Mercedes-Benz 300 SLR é novo o carro mais caro do mundo
Variante cupê, chamada de Unlenhaut Coupé, foi arrematada na Alemanha pelo equivalente a R$ 693 milhões
Agora é oficial: o Mercedes-Benz 300 SLR Unlenhaut Coupé é o carro mais caro de todos os tempos. Os rumores de que uma unidade do modelo havia sido arrematada por valor recorde foram confirmados pela RM Sotheby’s, empresa organizadora do leilão.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Um colecionador não identificado desembolsou 135 milhões de euros pelo lendário esportivo no último dia 5. O valor representa R$ 693 milhões, em conversão direta.
Apenas duas unidades do modelo foram produzidas, em 1955. Ambas pertenciam à Mercedes-Benz. “O comprador concordou que o 300 SLR Uhlenhaut Coupé permanecerá acessível para exibição pública em ocasiões especiais, enquanto o segundo 300 SLR Coupé original permanece como propriedade da empresa e continuará a ser exibido no Museu da Mercedes-Benz em Stuttgart”, esclareceu Marcus Breitschwerdt, líder da Mercedes-Benz Heritage, companhia que gerencia o legado da montadora.
O executivo explicou ainda que o dinheiro arrecadado com o leilão vai ser destinado à criação de um fundo internacional que vai proporcionar bolsas de estudos nas áreas de ciência ambiental, com foco no processo de diminuir a disseminação de carbono no mundo.
O modelo que pode ser considerado o mais valioso da história da indústria automotiva é um cupê baseado no 300 SLR, que colecionou glórias nas pistas. A transição dele para um cupê de dois lugares foi idealizada por Rudolf Uhlenhaut, responsável pelos testes de veículos de passeio da marca da estrela na época.
Ao todo, nove unidades do 300 SLR foram desenvolvidas, sob o código W196. Conforme adiantamos, apenas duas foram convertidas em variantes de rua, chamadas de Unlenhaut Coupé, em homenagem ao seu criador.
O modelo tem motor de 302 cv a 7.200 rpm. A velocidade máxima era de 180 km/h. Note que estamos falando de um esportivo desenvolvido na década de 1950. É possível observar detalhes do esportivo de asas de gaivota no vídeo que a organizadora do leilão divulgou sobre o evento:
O original 300 SLR, pensado para as pistas, fez parte do movimento dos Flechas de Prata, como ficaram conhecidos os esportivos da marca alemã que dominaram diversas competições relevantes entre as décadas de 1930 e 1950.
O esportivo acompanhou o argentino Juan Manuel Fangio na conquista das temporadas 1954 e 1955 da Fórmula 1. Também ficou marcado pelo tempo recorde de 10 horas, 7 minutos e 48 segundos cravados na Mille Miglia de 1955, sob as rédeas do britânico Stirling Moss.
No entanto, o 300 SLR também ficou marcado por uma história trágica. Um acidente envolvendo o piloto Pierre Levegh culminou na morte de 84 espectadores das 24 Horas de Le Mans ainda em 1955. A fatalidade afastou a Mercedes do automobilismo por décadas.
Até então, o título de maior venda de um carro pertence a uma Ferrari 250 GTO arrematada em 2018 por US$ 70 milhões em um leilão na Califórnia, Estados Unidos. O valor corresponde atualmente a cerca de R$ 360 milhões.