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Este Mercedes-Benz 300 SLR pode ter se tornado carro mais caro da história

Variante Uhlenhaut Coupé do esportivo de corrida foi arrematado pelo equivalente a R$ 730 milhões, segundo site dos EUA

Por Lukas Kenji
Atualizado em 12 Maio 2022, 20h57 - Publicado em 12 Maio 2022, 20h35
Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé exibido no museu da marca, na Alemanha
Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé exibido no museu da marca, na Alemanha (Divulgação/Mercedes-Benz)
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O Mercedes-Benz 300 SLR, um dos carros mais icônicos da indústria, pode entrar para a história novamente. Circulam rumores de que uma unidade da versão Uhlenhaut Coupé foi arrematada por US$ 142 milhões em um leilão promovido pela própria Mercedes. O montante representa algo em torno de R$ 730 milhões.

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Se a informação for confirmada, estamos falando da venda de um automóvel mais cara da história.

De acordo com fontes ouvidas pela Hagerty, a unidade foi negociada em um evento exclusivo realizado no Museu da Mercedes-Benz, em Stuttgart, Alemanha. O local está fechado até dia 14, conforme divulgado no site da atração.

Painel de instrumentos do Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé
Painel de instrumentos do Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé (Divulgação/Mercedes-Benz)
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A história do 300 SLR se confunde com a trajetória da Mercedes no automobilismo. O modelo foi um dos Flechas de Prata, como ficaram conhecidos os esportivos da marca alemã que dominaram diversas competições relevantes entre as décadas de 1930 e 1950.

 

O esportivo acompanhou o argentino Juan Manuel Fangio na conquista das temporadas 1954 e 1955 da Fórmula 1. Também ficou marcado pelo tempo recorde de 10 horas, 7 minutos e 48 segundos cravados na Mille Miglia de 1955, sob as rédeas do britânico Stirling Moss.

No entanto, o 300 SLR também ficou marcado por uma história trágica. Um acidente envolvendo o piloto Pierre Levegh culminou na morte de 84 espectadores das 24 Horas de Le Mans ainda em 1955. A fatalidade afastou a Mercedes do automobilismo por décadas.

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Apenas nove unidades do 300 SLR foram produzidas
Apenas nove unidades do 300 SLR foram produzidas (Divulgação/Mercedes-Benz)

Foram desenvolvidos apenas nove chassis do modelo, sob o código W196. Duas unidades do bólido foram convertidas em cupês de dois lugares em 1956. Daí vem a veriante Uhlenhaut Coupé, que carrega o nome de Rudolf Uhlenhaut, responsável pelos testes de veículos de passeio da marca da estrela na época.

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O Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé tinha motor de 302 cv a 7.200 rpm. A velocidade máxima era de 180 km/h. Note que estamos falando de um esportivo desenvolvido há 66 anos.

Ainda segundo a Hagerty, a unidade leiloada foi adquirida por uma figura conhecida do mercado automotivo do Reino Unido. A publicação norte-americana afirmou que a Mercedes-Benz não confirmou, nem negou a transação.

Até então, o título de maior venda de um carro pertence a uma Ferrari 250 GTO arrematada em 2018 por US$ 70 milhões em um leilão na Califórnia, Estados Unidos. O valor corresponde atualmente a cerca de R$ 360 milhões.

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