Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Adeus, Aventador: Lamborghini encerra vendas do esportivo após 10 anos

Modelo já tem um substituto nos planos, que terá V12 e trem de força híbrido

Por João Vitor Ferreira
22 out 2021, 11h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Lamborghini Aventador Ultimae azul visto de frente

    Como já premeditava a sua última versão, batizada de Ultimae, a Lamborghini encerrou as encomendas para o Aventador, com as últimas entregas programadas para serem feitas até o final de 2022.

    Assine Quatro Rodas por apenas R$ 12,90

    O Lamborghini Aventador já estava no mercado há dez anos, tendo feito sua estreia no Salão de Genebra de 2011. De lá pra cá, colecionou fama e versões, sempre trazendo consigo o motor V12 aspirado, que faz jus ao nome do modelo, herdado de um dos touros mais ferozes que já batalhou na Plaza de Toros de Zaragoza. 

    Anunciado para substituir o Murciélago, o Aventador surgiu primeiro na versão LP700-4 em duas opções de carroceria, roadster e cupê, que se tornaram base para a maioria das versões futuras. Debaixo do capô, o V12 aspirado de 6.5 litros gerava 700 cv e 70,4 kgfm. O modelo foi um sucesso e teve mais de 5.000 unidades vendidas, ultrapassando o seu antecessor e a estimativa da Lamborghini de 4.000 veículos.

    Continua após a publicidade
    121112_aventador_02.jpg
    O LP700-4 faz de 0-100km / h em apenas 2,9s e velocidade máxima de 350km / h. (Divulgação/Lamborghini)

    O LP700-4 deu lugar, em 2016, a versão S LP740-4. Como o nome sugere, a variante de entrada do Aventador tinha 40 cv a mais que o antecessor, mantendo o mesmo torque. A velocidade máxima, de 350 km/h, e a aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 s também eram as mesmas.

    Em 2018, o Aventador SVJ fez sua estreia. A potência, claro, também aumentou, chegando em 770 cv, com torque de 73,4 kgfm. As mudanças fizeram com que sua velocidade máxima passasse os 350 km/h e, como resultado, o esportivo registrou a volta mais rápida de Nurburgring — mesmo que sob polêmicas.

    Lambo Aventador SVJ
    O “J” da versão SVJ faz referência ao artigo do regulamento da FIA para os carros de rua criados com o intuito de legitimar as versões de corrida (Divulgação/Lamborghini)
    Continua após a publicidade

    O SVJ teve produção limitada em 900 cupês de 800 roadsters, porém não foi o único. O primeiro Aventador a ter número restrito de unidades foi o SV, produzido entre 2015 e 2017. Essa variante, teve 600 cupês e 500 roadsters produzidos no total.

    Vale citar também outras versões especiais, como a SVJ 63, a Pirelli Edition e a LP 720-4 50° Anniversario. As duas últimas comemoram o 50 anos de parceria entre Lambo e a fabricante de pneus e o quinquagésimo aniversário da montadora, respectivamente. Já a SVJ 63 ganhou esse nome em referência a 1963, ano em que a Lamborghini foi fundada.

    lamborghini aventador svj (9)
    O SVJ gerou outra versão ainda mais limitada. O SVJ 63 chegou também com as carrocerias cupê e roadster, os dois limitados a 63 unidades (Lamborghini/Divulgação)

    Esse ano conhecemos o último Aventador de todos. O Ultimae (último em latim) teve o V12 mais uma vez melhorado, chegando em 780 cv com o mesmo toque do SVJ. Para se despedir em grande estilo, o carro chegava a 355 km/h, fazendo de 0 a 100 km/h em cerca de 2,8 segundos e 0 a 200 km/h em 8,7. Claro que ele também foi limitado, dessa vez em apenas 600 unidades, sendo 350 cupês e 250 conversíveis.

    Continua após a publicidade
    Lamborghini Aventador Ultimae conversível azul visto 3/4 de trás
    Além de ser o último da família Aventador, o Ultimae é o último modelo da marca 100% a combustão (Divulgação/Lamborghini)

    Nesses mais de 10 anos no mercado, o Aventador marcou o mundo automobilístico e vai deixar saudades naqueles que gostam de um potente motor V12. Mas a Lamborghini anunciou que tem outros planos para ele.

    A montadora italiana já adiantou que o Aventador terá um substituto, cotado para o final de 2022 ou início de 2023. O novo modelo também usará um V12, mas dessa vez em um trem de força híbrido, algo semelhante com o que foi feito com o Lamborghini Sian

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
    A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.