Veja quais são os melhores carros 2023 para comprar, por categoria
Condecorados como Melhor Compra, esses ainda são os melhores carros mais confiáveis e com manutenção barata para você comprar em 2023
Carros confiáveis e com manutenção mais barata que seus concorrentes têm grandes vantagens no Melhor Compra, prêmio de QUATRO RODAS que há mais de duas décadas destaca as melhores opções de carros novos à venda no Brasil.
A seguir, você confere as melhores opções de carros para comprar nos principais segmentos, acompanhados dos preços das peças, desvalorização, custo das revisões e do número de concessionárias espalhados pelo Brasil.
Hatch compacto: Hyundai HB20 Sense 1.0 – R$ 77.790
O Hyundai HB20 se vale de virtudes tradicionais e de circunstâncias favoráveis. Para começar, a categoria “de entrada” do Melhor Compra 2022 teve de aumentar bastante a régua em relação ao ano passado por causa da escalada de preços – de até R$ 55.000 para até R$ 75.000!
Isso permitiu a entrada desta versão Sense do compacto renovado na linha 2023, com preço dentro da nossa margem de erro. Recém-lançado, o HB20 2023 mudou significativamente no design externo e ficou melhor equipado, garantindo sua vitória na categoria. A Sense traz de série controle de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa.
Bolsa de Valores
Desvalorização –
Seguro –
Rede 224
Equipamentos AR, DIR, VID, ESP
Peças do Hyundai HB20 2023
Amortecedores dianteiros R$ 1.064
Pastilhas de freio R$ 800
Kit de embreagem R$ 1.433
Farol esquerdo R$ 1.308
Para-choque dianteiro R$ 1.503
Retrovisor esquerdo R$ 1.139
Total R$ 7.247
Revisões do Hyundai HB20 2023
10.000 km R$ 284
20.000 km R$ 575
30.000 km R$ 579
40.000 km R$ 747
50.000 km R$ 546
60.000 km R$ 739
Total R$ 3.470
Sedã compacto: Hyundai HB20S 1.0 Comfort – R$87.190
A Hyundai faz barba e cabelo nas duas primeiras categorias deste guia. O sedã acaba por se destacar também em equipamentos. Recebe a mais central blueMedia com tela de 8”, retrovisores e vidros traseiros com comandos elétricos e rodas com aro de 15” – mas com calotas.
O custo/benefício é ressaltado pelo pós-venda. O HB20 tem a cesta de peças e os custos de revisões até 60.000 km dos mais baratos do segmento. Ao se comparar com as manutenções, então, vira covardia. O Hyundai é um dos carros que têm manutenção mais barata no Brasil.
Bolsa de valores
Desvalorização -1,83%
Seguro –
Rede 224
Equipamentos AR, DIR, VID, ESP, MUL
Peças
Amortecedores dianteiros R$ 1.064
Pastilhas de freio R$ 343
Kit de embretagem R$ 1.445
Farol esquerdo R$ 1.184
Para-choque dianteiro R$ 756
Retrovisor esquerdo R$ 942
Total R$ 5.734
Revisões
10.000 km R$ 284
20.000 km R$ 575
30.000 km R$ 579
40.000 km R$ 747
50.000 km R$ 546
60.000 km R$ 739
Total R$ 3.470
Sedã automático: Chevrolet Onix Plus LT 1.0 Turbo AT – R$ 95.170
O menor sedã da Chevrolet manda e desmanda na categoria até R$ 90.000. Isso porque leva o melhor preço na cesta de peças, no custo das seis primeiras revisões e no seguro. Para completar, ainda registra valorização maior.
Isso faz dele a Melhor Compra nesta versão de entrada LT com o motor 1.0 turbo de 116 cv (um dos mais eficientes), mas com câmbio automático e com uma lista de itens de série que inclui seis airbags, ESP, central multimídia MyLink, assistente de partida em rampa, entre outros.
Bolsa de valores
Desvalorização 9,01%
Seguro R$ 3.023
Rede 553
Equipamentos AR, DIR, VID, ESP, MUL
Peças
Amortecedores dianteiros R$ 948
Pastilhas de freio R$ 454
Kit de embreagem R$ 1.674
Farol esquerdo R$ 2.149
Para-choque dianteiro R$ 447
Retrovisor esquerdo R$ 602
Total R$ 6.274
Revisões
10.000 km R$ 460
20.000 km R$ 808
30.000 km R$ 688
40.000 km R$ 880
50.000 km R$ 664
60.000 km R$ 808
Total R$ 4.308
Hatch automático: Hyundai HB20 Comfort 1.0T AT6 – R$100.390
Olha o HB20 aí. O modelo reestilizado conseguiu conquistar a primeira colocação desta categoria tão disputada. E ele defende o troféu exatamente por exibir o visual mais atualizado e moderno.
A frente do carro nada lembra o antigo HB20, e remete muito mais ao Hyundai i20, vendido na Europa.
É dele também o título de mais potente entre os rivais, o seu motor 1.0 turbo rende até 120 cv. O câmbio automático de seis marchas é reconhecido pela robustez, por ser o mesmo usado anteriormente com o antigo motor 1.6.
Para completar, também é bem equipado com seis airbags, controle de estabilidade e central multimídia.
Bolsa de valores
Desvalorização –
Seguro –
Rede 224
Equipamentos AR, DIR, VID, AUT, ESP, MUL
Peças
Amortecedores dianteiros R$ 967
Pastilhas de freio R$ 800
Kit de embreagem –
Farol esquerdo R$ 711
Para-choque dianteiro R$ 1.392
Retrovisor esquerdo R$ 1.361
Total R$ 5.231
Revisões
10.000 km R$ 329
20.000 km R$ 620
30.000 km R$ 624
40.000 km R$ 806
50.000 km R$ 591
60.000 km R$ 1.150
Total R$ 4.120
Sedã premium: Honda New City Sedan EXL CVT – R$ 122.400
A terceira geração do Honda City tem méritos: começa pelo melhor nível de conforto e pela estreia do motor 1.5 com injeção direta e 126 cv, e o câmbio CVT, que garantem um desempenho bem mais interessante.
A lista de equipamentos da versão intermediária EXL também se sobressai ao fato de o carro ter uma cesta de peças com preço apenas regular e as revisões mais caras da categoria.
Detecção de pontos cegos com a imagem do retrovisor esquerdo mostrada no multimídia, ar-condicionado automático e digital, bancos de couro e sensor e câmera de ré fazem desta versão uma boa compra.
Bolsa de valores
Desvalorização -4,06%
Seguro R$ 3.735
Rede 212
Equipamentos AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
Amortecedores dianteiros R$ 1.060
Pastilhas de freio R$ 537
Kit de embreagem –
Farol esquerdo R$ 1.704
Para-choque dianteiro R$ 846
Retrovisor esquerdo R$ 1.257
Total R$ 5.404
Revisões
10.000 km R$ 373
20.000 km R$ 577
30.000 km R$ 748
40.000 km R$ 1.602
50.000 km R$ 644
60.000 km R$ 1.187
Total R$ 5.131
Sedã médio: Toyota Corolla GLI 2.0 – R$ 147.790
A opção de entrada do Toyota Corolla tem lista de equipamentos tímida, mas carrega a reputação do pós-venda da marca e o menor custo de revisões.
Além disso, se vale do bem disposto motor 2.0 flex de até 177 cv com injeção direta e o câmbio automático CVT de dez marchas virtuais quase que perfeitamente calibrado.
Bolsa de valores
Desvalorização -7,15%
Seguro R$ 4.919
Rede 216
Equipamentos AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
Amortecedores dianteiros R$ 1.683
Pastilhas de freio R$ 745
Kit de embreagem –
Farol esquerdo R$ 2.299
Para-choque dianteiro R$ 1.754
Retrovisor esquerdo R$ 1.297
Total R$ 7.778
Revisões
10.000 km R$ 482
20.000 km R$ 909
30.000 km R$ 666
40.000 km R$ 1.299
50.000 km R$ 666
60.000 km –
Total R$ 4.022
SUV compacto até R$ 130.000: Hyundai Creta 1.0 TGDI Comfort AT6 – R$ 124.690
O preço pode não ser o mais baixo, mas o Hyundai Creta tem cinco anos de garantia e isso impacta até mesmo no mercado de seminovos. Isso porque fica mais fácil achar carros com revisões em dia até quilometragens mais altas.
Da mesma forma, a cesta de peças não foi a mais barata: ela ficou com o segundo lugar. Isso prova que vencer não é tudo, o que vale é a média alta e nisso o Creta se destacou.
Porém, o preço do seguro no perfil QUATRO RODAS e o das revisões até 60.000 km foram os mais caros desta categoria. O que não é mensurável, mas discutível, é o novo design do carro. Para alguns, ok, para outros, um tanto quanto estranho.
Bolsa de Valores
Desvalorização –
Seguro R$ 3.574
Rede 224
Equipamentos AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
Amortecedores dianteiros R$ 2.089
Pastilhas de freio R$ 581
Kit de embreagem –
Farol esquerdo R$ 2.899
Para-choque dianteiro R$ 298
Retrovisor esquerdo R$ 1.442
Total R$ 7.309
Revisões
10.000 km R$ 329
20.000 km R$ 623
30.000 km R$ 623
40.000 km R$ 808
50.000 km R$ 591
60.000 km R$ 1.153
Total R$ 4.127
SUV até R$ 170.000: Jeep Renegade Longitude T270 – R$ 147.990
O Jeep Renegade é mais um caso em que não é obrigatório ganhar em todos os quesitos para levar a melhor. Ele teve o valor mais alto na cesta de peças, assim como nos valores de revisões.
Mas o seguro mais em conta ajuda recuperar terreno. E, além disso, ele tem outras virtudes. Lançado pela Jeep em abril de 2015, o modelo trazia uma série de reminiscências dos jipes famosos do passado.
Em outubro de 2018, passou pelo primeiro facelift em terras nacionais, sofrendo outro mais recentemente, em fevereiro de 2022. Neste caso ganhou também o novo motor 1.3 de 185 cv, bem mais moderno e econômico que o antigo propulsor de 1,8 litro de cilindrada.
Bolsa de Valores
Desvalorização -16,64%
Seguro R$ 2.879
Rede 202
Equipamentos AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
Amortecedores dianteiros R$ 1.179
Pastilhas de freio R$ 489
Kit de embreagem –
Farol esquerdo R$ 4.339
Para-choque dianteiro R$ 2.509
Retrovisor esquerdo R$ 875
Total R$ 9.391
Picape intermediária: Fiat Toro Freedom 1.3T – R$ 155.100
Das versões Flex da Fiat Toro, a Freedom está na faixa intermediária da linha. Em 2022, ganhou alterações sutis que se resumiram a um novo desenho do para-choque e do logo.
Na parte interna, o novo painel de instrumentos é a maior novidade, com destaque para o quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, de série.
Mas a grande mudança está mesmo na motorização, com a entrada do motor GSE T270 na linha. Com exatos 1.332 cm³, tem 27,5 kgfm a 1.750 rpm e 185 cv de potência.
Até bem pouco tempo seria inimaginável ver um motor dessa cilindrada ser tão popular, pois é encontrado em vários modelos da Stellantis e não apenas nos Fiat.
Bolsa de valores
Desvalorização -0,5%
Seguro –
Rede 520
Equipamentos AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
Amortecedores dianteiros R$ 923
Pastilhas de freio R$ 489
Kit de embreagem –
Farol esquerdo R$ 1.923
Para-choque dianteiro R$ 4.652
Retrovisor esquerdo R$ 2.017
Total R$ 10.004
Revisões
10.000 km R$ 672
20.000 km R$ 784
30.000 km R$ 672
40.000 km R$ 952
50.000 km R$ 700
60.000 km R$ 1.440
Total R$ 5.220
Picape média: Toyota Hilux SRV CD 4×4 – R$ 290.690
A Toyota Hilux passou por uma reestilização em novembro de 2020, como modelo 2021, quando além de mudanças estéticas teve aumento de potência: o motor 2.8 passa a 204 cv.
A SRV não é a top de linha dentre as Hilux, mas é mais barata e vem com uma boa lista de equipamentos de série, como, por exemplo, o ar-condicionado digital bizona.
É uma picape reconhecida pela sua robustez e ausência de problemas crônicos graves. E por isso mesmo conta com grande liquidez e baixa desvalorização.
Além disso, tem a garantia de cinco anos e as revisões são tabeladas, para evitar surpresas. Mas nem tudo são flores, pois tem manutenção (fora das revisões) e peças muito caras, uma reclamação recorrente.
Bolsa de valores
Desvalorização -0,13%
Seguro R$ 11.651
Rede 216
Equipamentos AR, DIR, VID, EST, AUT, MUL
Peças
Amortecedores dianteiros R$ 913
Pastilhas de freio R$ 917
Kit de embreagem –
Farol esquerdo R$ 6.172
Para-choque dianteiro R$ 2.779
Retrovisor esquerdo R$ 3.576
Total R$ 14.357
Revisões
10.000 km R$ 1.047
20.000 km R$ 1.617
30.000 km R$ 1.659
40.000 km R$ 2.754
50.000 km R$ 1.395
60.000 km –
Total R$ 8.472