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Postos Petrobras e Shell se rendem à recarga de carros elétricos

Shell quer instalar 35 eletropostos e Petrobras, 70 até o final de 2023. Todos eles terão recarga rápida ou ultrarrápida

Por Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 jul 2022, 11h58 - Publicado em 30 jun 2022, 12h55

A Vibra, ex-BR Distribuidora e licenciada da marca Petrobras, inaugurou hoje o seu primeiro eletroposto para recarga de veículos elétricos.

Trata-se de um carregador ultrarrápido, com três pontos de recarga (com plugues dos padrões CCS-2, CHAdeMO e conector Tipo 2), com potência máxima de saída de 150 kW em corrente contínua e 43 kW em corrente alternada, o que proporcionará aos usuários, o carregamento de 80% das baterias em até 20 minutos, dependendo da capacidade dos veículos.

ROSEIRA (SP), 30/06/2022 - ENERGIA / COMBUSTÍVEL - Vibra inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido do país para recarga elétrica de veiculos. Localizado na rodovia Presidente Dutra, o posto Petrobras Arco Iris, no município de Roseira/SP, é primeiro posto a receber o projeto que pretende eletrificar 50 postos em rodovias, criando o maior corredor elétrico do Brasil, com quase nove mil quilômetros de extensão até 2023. Foto de Alexandre Brum/Enquadrar/Vibra
(Vibra/Divulgação)

O eletroposto foi instalado no posto Petrobras Arco Iris, na cidade de Roseira (SP), no km 82 da Via Dutra, e vai permitir, por exemplo, que a maioria dos veículos chegue ao Rio de Janeiro sem a necessidade de uma nova recarga no caminho.

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Segundo a Vibra, esse é o primeiro de muitos eletropostos que ela pretende instalar no país. O plano da empresa prevê, mais precisamente, 70 eletropostos até o fim de 2023, sendo 50 deles instalados em rodovias. Até então, os carregadores presentes em postos da bandeira eram lentos, disponibilizado em parceria com fabricantes como a Nissan.

O objetivo da Vibra é conectar sete estados brasileiros, cobrindo toda a região Sul e Sudeste do país, além de cidades como Brasília, no planalto central, criando o maior corredor elétrico do país com quase nove mil quilômetros de extensão.

“A escolha de priorizar nossa atuação em postos rodoviários se deu porque identificamos que hoje a maior dificuldade dos usuários de veículos elétricos está relacionada à falta de infraestrutura de recarga fora dos centros urbanos, o que compromete a experiência do usuário em de longas distâncias”, afirma Wilson Ferreira Junior, presidente da Vibra.

Parceria

Além das rodovias, o projeto da Vibra prevê ainda soluções de recarga em locais públicos como estacionamentos, pontos comerciais, shoppings e condomínios, por meio da parceria com a startup EZVolt.

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Pioneira na implantação de carregadores, a EZVolt possui mais de 300 carregadores em sua rede, com presença em nove estados brasileiros, entregando mais de 3 mil recargas mensais.

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E, agora, tem a missão de desenvolver o projeto nos postos com a Vibra, cuidando da instalação, operação e manutenção dos equipamentos, e ferramentas de gestão para os proprietários de redes privadas.

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Neste momento, o serviço de recarga elétrica no Posto Arco Íris será uma cortesia para os clientes da Vibra. Os clientes cadastrados no Premmia, que recarregarem seus veículos no Posto acumularão dez vezes mais pontos no programa.

No futuro, o app do programa de relacionamento funcionará de forma integrada, permitindo além do pagamento pela recarga, o planejamento de viagens com a programação de paradas para recarga em eletropostos Vibra, com segurança e confiabilidade.

Carregadores Shell

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(Shell/Divulgação)

O lançamento da rede de eletropostos da Vibra, acontece duas semanas depois da Raízen, licenciada da Shell, apresentar seu programa de eletromobilidade, Shell Recharge.

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A empresa inaugurou seu primeiro ponto de recarga rápida, em um posto localizado na Marginal do Rio Tietê, no bairro do Limão, na zona norte de São Paulo, e anunciou seu plano de criar uma rede de 35 estações para carregamento de veículos elétricos. Neste primeiro posto a recarga é cobrada: R,90/kWh. Ou seja, a recarga completa de um carro com bateria de 50 kWh custa R$ 95.

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Segundo a Raízen, os eletropostos Shell podem abastecer veículos elétricos em até 35 minutos, com carregadores de 50kW e 150kW.

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