Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Nova categoria nacional terá disputa entre Onix, HB20, Ka e Mobi de 200 cv

Primeira etapa da nova categoria do automobilismo nacional acontece junto com a Fórmula 4 Brasil e Mercedes-Benz Challenge

Por Henrique Rodriguez 4 ago 2022, 02h42

A foto acima poderia ser de um grande comparativo de hatches compactos, mas é o grid da Turismo Nacional PRO, a mais nova categoria do automobilismo brasileiro. Sua estreia acontece neste fim de semana no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e os ingressos são gratuitos.

Em vez de monopostos ou chassis com “bolhas” reproduzindo carros de rua, os carros da chamada TN PRO usa chassi de carros que você vê nas ruas.

São elegíveis para a competição os Volkswagen Gol, Chevrolet Onix, Fiat Mobi, Ford Ka, Volkswagen Up!, Peugeot 208, Fiat Argo, Citroën C3, Hyundai HB20, Fiat Uno, Toyota Etios, Nissan March, Volkswagen Polo, Renault Sandero e Toyota Yaris.

Turismo Nacional Pro
Vicar/Divulgação

A mecânica original, porém, é dispensada. Em seu lugar entra um motor 2.0 16V a álcool de 200 cv e 24,8 kgfm desenvolvido pela Stock Tech, que é combinado a um câmbio sequencial de seis marchas com trocas feitas por borboletas atrás do volante.

Turismo Nacional Pro
Protótipo baseado no Chevrolet Onix foi usado nos testes de desenvolvimento e confiabilidade Vicar/Divulgação
Continua após a publicidade

O motor e o câmbio são fornecidos em um aluguel e a entrega e manutenção fica por conta da Vicar, organizadora da competição (e também da Stock Car Pro, Stock Series e Fórmula 4 Brasil) o que exista uma equalização entre os conjuntos, independente do carro.

Compartilhe essa matéria via:

Posicionada acima da categoria Turismo Nacional, que usa os motores 1.6 das respectivas fabricantes dos carros preparados para render 170 cv, a TN PRO tem a intenção de formar pilotos para a Stock Car Pro Series. Cada prova terá um custo médio de R$ 27.000.

Turismo Nacional Pro
Volante com paddle shifters é um dos destaques da categoria – que a maioria dos carros da categoria nunca tiveram de fábrica Vicar/Divulgação

Nesta quinta-feira (4) há um treino de seis horas, entre 12h e 18h. Treinos livres acontecem na sexta-feira, enquanto o grid de largada será definido na manhã de sábado. No mesmo dia acontecem quatro provas: duas a partir das 11h05, com relargada após 20 minutos, e outras duas a partir das 16h35.

Há mais duas corridas no domingo (7), às 12h55 e às 15h20, ambas com duração de 20 minutos mais uma volta. A terceira etapa da BRB Fórmula 4 Brasil e a quarta etapa do Mercedes-Benz Challenge acontecem nos mesmos dias em Interlagos e os ingressos são gratuitos. Devem ser retirados na portaria principal do Autódromo de Interlagos.

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês