Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Nova categoria nacional terá disputa entre Onix, HB20, Ka e Mobi de 200 cv

Primeira etapa da nova categoria do automobilismo nacional acontece junto com a Fórmula 4 Brasil e Mercedes-Benz Challenge

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 ago 2022, 02h42

A foto acima poderia ser de um grande comparativo de hatches compactos, mas é o grid da Turismo Nacional PRO, a mais nova categoria do automobilismo brasileiro. Sua estreia acontece neste fim de semana no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e os ingressos são gratuitos.

Em vez de monopostos ou chassis com “bolhas” reproduzindo carros de rua, os carros da chamada TN PRO usa chassi de carros que você vê nas ruas.

São elegíveis para a competição os Volkswagen Gol, Chevrolet Onix, Fiat Mobi, Ford Ka, Volkswagen Up!, Peugeot 208, Fiat Argo, Citroën C3, Hyundai HB20, Fiat Uno, Toyota Etios, Nissan March, Volkswagen Polo, Renault Sandero e Toyota Yaris.

Turismo Nacional Pro
(Vicar/Divulgação)

A mecânica original, porém, é dispensada. Em seu lugar entra um motor 2.0 16V a álcool de 200 cv e 24,8 kgfm desenvolvido pela Stock Tech, que é combinado a um câmbio sequencial de seis marchas com trocas feitas por borboletas atrás do volante.

Turismo Nacional Pro
Protótipo baseado no Chevrolet Onix foi usado nos testes de desenvolvimento e confiabilidade (Vicar/Divulgação)

O motor e o câmbio são fornecidos em um aluguel e a entrega e manutenção fica por conta da Vicar, organizadora da competição (e também da Stock Car Pro, Stock Series e Fórmula 4 Brasil) o que exista uma equalização entre os conjuntos, independente do carro.

Compartilhe essa matéria via:

Posicionada acima da categoria Turismo Nacional, que usa os motores 1.6 das respectivas fabricantes dos carros preparados para render 170 cv, a TN PRO tem a intenção de formar pilotos para a Stock Car Pro Series. Cada prova terá um custo médio de R$ 27.000.

Turismo Nacional Pro
Volante com paddle shifters é um dos destaques da categoria – que a maioria dos carros da categoria nunca tiveram de fábrica (Vicar/Divulgação)

Nesta quinta-feira (4) há um treino de seis horas, entre 12h e 18h. Treinos livres acontecem na sexta-feira, enquanto o grid de largada será definido na manhã de sábado. No mesmo dia acontecem quatro provas: duas a partir das 11h05, com relargada após 20 minutos, e outras duas a partir das 16h35.

Há mais duas corridas no domingo (7), às 12h55 e às 15h20, ambas com duração de 20 minutos mais uma volta. A terceira etapa da BRB Fórmula 4 Brasil e a quarta etapa do Mercedes-Benz Challenge acontecem nos mesmos dias em Interlagos e os ingressos são gratuitos. Devem ser retirados na portaria principal do Autódromo de Interlagos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.