1° – Volkswagen Up!: 100,0
Finalmente chegou a vez do Up!. A consagração veio após três anos de disputa com o Etios, após o empate em 2015 e a vitória da Toyota por apenas 0,1 ponto no ano passado.
O Up! teve dez notas acima de 100 (índice considerado ótimo) e foi o melhor em nove critérios, incluindo velocidade de arranque (110,1), design (107,9), espaço interno (105,7) e consumo na estrada (105,5). Mas nenhum deles surpreendeu tanto quanto espaço do porta-malas (114,4), a maior avaliação do hatch.
O preço de compra (82,5) foi o pior da categoria, e valor das peças (89,9) e a durabilidade delas (92,1) também foram criticados.
Renault Kwid e Fiat Mobi, seus dois principais concorrentes, não tiveram amostragem de proprietários suficiente para entrarem na pesquisa de 2017. Mas no ano que vem eles prometem esquentar a disputa.
Pontuação no anterior: 99,6
Os elogios:
- Design
- Desempenho
As críticas;
- Preço de compra
- Valor das peças
Feito para quem prioriza desempenho e segurança.
Lorena Mendonça, Belo Horizonte (MG)
2° – Toyota Etios: 99,0
Faltou pouco para o Etios conquistar o tricampeonato. O hatch foi o melhor em oito das 23 categorias e teve notas excelentes em velocidade de arranque (106,3), quantidade de revendas (104,8) e espaço interno (103,7).
Alvo de críticas, o design (96,7) foi apontado como o pior do segmento. Preço de compra (88,1) e nível de ruído (90,3) também renderam críticas.
Pontuação no anterior: 99,7
3° – Ford Ka: 96,0
O Ka repetiu a posição de 2016 sem o mesmo brilho do ano passado. Ainda assim, o hatch foi muito bem avaliado em espaço interno (105,5), design (105,3), acesso aos comandos (104,5) e velocidade de arranque (102,1).
Os piores critérios foram preço das peças (84,7), durabilidade das peças (86,4), acabamento interno (88,0)
e nível de ruído (89,0).
Pontuação no anterior: 98,9
4° – Nissan March: 95,4
O campeão de 2012 sustentou a colocação do ano passado. Velocidade de arranque (103,7), acesso aos comandos (101,2)
e design (100,5) mereceram elogios.
Porém, ele foi o pior em quatro quesitos: preço das peças (84,2), tamanho do porta-malas (87,4), nível de ruído (88,9) e segurança transmitida (89,3).
Pontuação no anterior: 97,2
4° – Hyundai HB20: 95,4
Empatado com o March, o HB20 está longe de ser o mesmo de 2014. Após o título daquele ano, ele despencou para o 3º lugar no ano seguinte, foi 5º em 2016 e 4º agora.
Sua nota foi ainda menor neste ano, graças a problemas como o preço do seguro (82,3), o pior de todos. Design (102,5), porta-malas (102,1) e acesso aos comandos (100,9) ainda agradam aos donos.
Pontuação no anterior: 97,1
6° – Chevrolet Onix: 92,5
Ser líder de vendas não significa ter os proprietários mais satisfeitos. O Onix supera a expectativa dos donos apenas em quantidade de revendas (103,3) e design (101,1).
Mas seu desempenho está longe de agradar: ele ficou abaixo da média em 22 das 23 categorias. As principais queixas se referem a valor das peças (84,9) e preço de compra do carro (85,5).
Pontuação no anterior: 97,1
Clique nos links abaixo para conferir os resultados de todas as categorias de Os Eleitos 2017:
- O grande campeão: Honda Civic
- Hatches compactos: VW Up!
- Hatches compactos premium: Peugeot 208
- Picapes médias e picapes leves: Toyota Hilux e VW Saveiro
- Sedãs compactos: Nissan Versa
- Sedãs médios: Honda Civic
- SUVs: Nissan Kicks e Hyundai Creta
- Assistência técnica: Toyota
COMO SE MEDE A FELICIDADE DO DONO
Uma das razões que fazem Os Eleitos ser uma pesquisa diferente é seu critério de pontuação. Ele foi elaborado de maneira que se possam comparar modelos de segmentos distintos, analisando sempre o que o dono esperava e o que ele obteve depois da compra.
Em 2017, foram ouvidos 2.349 proprietários dos 45 automóveis mais vendidos no país – este último critério faz com que alguns modelos com vendas baixas não apareçam na pesquisa. Vale ressaltar: nenhuma das opiniões que você vê aqui retrata as avaliações dos jornalistas da QUATRO RODAS ou de nossos testes de pista.
Entenda como a pesquisa funciona:
Satisfação / Expectativa = Índice de satisfação
- Índice acima de 100: o carro superou as expectativas.
- Índice em 100: satisfação corresponde exatamente à expectativa que o dono tinha antes da compra.
- Índice entre 100 e 80: expectativa foi razoavelmente atendida.
- Índice abaixo de 80: o proprietário está insatisfeito.
Custos | preço de revenda / preço de compra / preço de seguro / preço das peças / consumo urbano / consumo rodoviário |
---|---|
Confiança na marca | ser um fabricante confiável |
Cobertura da rede | ser um fabricante com ampla rede de concessionárias |
Design / modelo | ser um projeto moderno / design do carro |
Desempenho | rapidez no arranque |
Segurança | estabilidade nas curvas / transmitir segurança / presença de itens de segurança |
Dirigibilidade | facilidade de ultrapassagem / oferecer boa visibilidade / facilidade de acesso aos comandos |
Conforto | acabamento interno / baixo nível de ruído / espaço interno / espaço do porta-malas / presença de equipamentos |
Manutenção | durabilidade / resistência das peças |