Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Os Eleitos 2016: hatches compactos de entrada

Toyota Etios recebe as melhores avaliações e vence na categoria pelo segundo ano consecutivo

Por Ulisses Cavalcante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
6 dez 2016, 13h01
Os Eleitos 2016: Toyota Etios hatch
()

1º – Toyota Etios hatch: 99,7

A categoria dos compactos é uma das mais acirradas da pesquisa de satisfação Os Eleitos. E por pouco, apenas 0,1 ponto, não vimos um novo empate de Etios e Up!. Ano  passado, eles dividiram o título com 98 pontos. Para 2016, o aumento de ambas as notas mostra que Toyota e VW andam fazendo a lição de casa com afinco.

Os donos de Etios elogiam o desempenho (104,7), estabilidade (98,9), sensação de segurança (97,1), seguro (97,4) e espaço interno (103,2) – todos atributos em que o japonês foi o mais bem avaliado. Como de costume, a confiabilidade no fabricante também se destaca (99,9 pontos ante 94,1 da Volks).

Apesar de o visual ser o maior alvo de críticas na pesquisa, a nota de design é elevada (102). Ou seja, os donos não têm reclamado muito desse quesito. Nesse atributo, é do Uno a pior avaliação (94,8).

Mas os compradores do carro feito em Sorocaba (SP) creem que o Etios tem um projeto moderno (102,9) – item com avaliação melhor até que a do Up! (102,7). No entanto, as queixas ao ruído interno e à ausência de itens de comodidade são bastante frequentes.

Continua após a publicidade

Os elogios:

  • Pós-venda
  • Consumo
  • Mecânica
  • Robustez

As críticas:

  • Desgin
  • Ruído interno
  • Equipamentos
  • Acabamento

É muito ágil, cabe em qualquer lugar e tem desempenho melhor que o dos outros carros

Ana Sylvia Ribeiro Pimentel, 51 anos, Curitiba (PR)

2º – Volkswagen Up!: 99,6

O quase empate vale como vitória ao Up!, cujas vendas não empolgaram no lançamento, mas deslancharam razoavelmente depois. A boa avaliação dos donos mostra que ele provou seu valor: elogios a design (106,4), desempenho (103,8), quantidade de autorizadas (103,6), consumo (102,6) – o 1.0 TSi faz até 14,5 km/l de gasolina em ciclo urbano – e porta-malas (101,5).

Continua após a publicidade

3º – Ford Ka: 98,9

Para chegar ao bronze, o Ford Ka precisou de oito notas acima de 100, índice considerado ótimo – e não teve notas ruins. Aliás, foi o melhor em um item campeão de críticas: preço de compra (95). A nota mais alta foi para design (104,9), seguida do acesso
aos comandos (103,3) e modernidade do projeto (102,5).

4º – Nissan March: 97,2

O sobe e desce aqui não afetou a colocação do March, empatado com o Onix em 2015. Desde que foi campeão, em 2012, a nota só caiu. Mas voltou a subir. Os donos apreciam o espaço interno (101,3), equipamentos (99,4) e acesso aos comandos (101,7). Mas teve a pior avaliação em tamanho da rede autorizada (92,3).

5º – Hyundai HB20: 97,1

Venceu a pesquisa de 2014, mas caiu para o terceiro lugar em 2015, por insatisfações em consumo urbano e seguro caro. Mas ele não piorou. Ao contrário: a nota é até maior que a do ano passado. Os rivais evoluíram junto, com Ka, March e Onix na briga. Seus destaques positivos são a modernidade, design, consumo, acabamento e durabilidade.

5º – Chevrolet Onix: 97,1

O automóvel mais vendido do Brasil tem um bônus: quando o zero-quilômetro é bem-visto, costuma ir bem entre os usados. Por isso, a ótima avaliação do seu preço de revenda (100,5). Também agradou no tamanho da rede (101,9), no design (99) e no acesso aos comandos (98,8). Entre os pontos negativos, destaca-se o consumo em trânsito urbano (90,5).

Continua após a publicidade

7º – Fiat Palio: 92,4

Suas notas estão bem aquém dos líderes de satisfação. Seus donos reclamam do preço de compra (86,7) e da desvalorização – foi o pior em valor de revenda (86). Também é dono da pontuação mais baixa em seguro (81,6), consumo rodoviário (90), acesso a comandos (89,9) e confiabilidade da marca (93,9). E ficou  abaixo da média em todos os quesitos.

8º – Fiat Uno: 90,4

É comum que o último colocado dos compactos esteja na lanterna do ranking geral – e o Uno não é exceção. Mas há um agravante: obteve a pior avaliação dentre todos os 37 modelos que se classificaram para a pesquisa. Em sua categoria, levou as piores notas em 17 itens. O quesito mais crítico é o nível de ruído (77,1). Em durabilidade das peças, atingiu só 86,3.

COMO SE MEDE A FELICIDADE DO DONO

Uma das razões que fazem Os Eleitos ser uma pesquisa diferente é seu critério de pontuação. Ele foi elaborado de maneira que se possam comparar modelos de segmentos distintos, analisando sempre o que o dono esperava e o que ele obteve depois da compra.

Continua após a publicidade

Em 2016, foram ouvidos 2.499 proprietários dos 45 automóveis mais vendidos no país – este último critério faz com que alguns modelos com vendas baixas não apareçam na pesquisa. Vale ressaltar: nenhuma das opiniões que você vê aqui retrata as avaliações dos jornalistas da QUATRO RODAS ou de nossos testes de pista. Entenda como a pesquisa funciona:

Satisfação / Expectativa = Índice de satisfação

Índice acima de 100: o carro superou as expectativas.

Índice em 100: satisfação corresponde exatamente à expectativa que o dono tinha antes da compra.

Continua após a publicidade

Índice entre 100 e 80: expectativa foi razoavelmente atendida.

Índice abaixo de 80: o proprietário está insatisfeito.

 

Veja os 23 itens avaliados, divididos em nove categorias, que formam o índice:

Custos preço de revenda / preço de compra / preço de seguro / preço das peças / consumo urbano / consumo rodoviário
Confiança na marca ser um fabricante confiável
Cobertura da rede ser um fabricante com ampla rede de concessionárias
Design / modelo ser um projeto moderno / design do carro
Desempenho rapidez no arranque
Segurança estabilidade nas curvas / transmitir segurança / presença de itens de segurança
Dirigibilidade facilidade de ultrapassagem / oferecer boa visibilidade / facilidade de acesso aos comandos
Conforto acabamento interno / baixo nível de ruído / espaço interno / espaço do porta-malas / presença de equipamentos
Manutenção durabilidade / resistência das peças
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.