O mercado de SUVs cresce cada vez mais no Brasil – bom para o consumidor que tem uma vasta lista de opções. Em Os Eleitos, além da vitória da dupla asiática Kicks e Creta, empatados no topo do pódio, a lista traz outras curiosidades.
Vencedor da última edição, o Honda HR-V acabou em 4º, seguido pelo vice-campeão de 2016, o O Jeep Renegade. No terceiro lugar ficou outro estreante, o Jeep Compass, que também terminou a pesquisa acima dos 100 pontos – o que indica que ele superou as expectativas dos proprietários.
1° – Nissan Kicks e Hyundai Creta: 100,8
Esses dois modelos foram os últimos a estrear no mercado brasileiro e já dividem a vitória no segmento mais badalado do país. Dos 23 quesitos avaliados pelos donos de cinco modelos, o Hyundai Creta venceu em nove e o Kicks, em sete. Mas não importa apenas o total de melhores notas do grupo, mas a variação delas.
O Kicks foi o mais bem avaliado em aspectos como velocidade de arranque (109,3), acesso aos comandos (109,7), design (108,9), itens de segurança (100,7), capacidade de ultrapassagem (99,7) e consumo rodoviário (105,1) e urbano (98,3). Mas seus donos criticaram espaço interno (102,7), preço de revenda (98,9) e durabilidade das peças (91,7).
Já o Creta brilhou em porta-malas (107,5), espaço interno (107,2), visibilidade oferecida (107,1), preço do seguro (106,1), projeto moderno (102,6), confiabilidade do fabricante (98,7), durabilidade das peças (97,5), preço das peças (97,3) e valor de compra (96,3).
Só dois fatores incomodam os donos do Hyundai – nos quais o Creta foi apontado como o pior de sua categoria: estabilidade nas curvas (99,1) e consumo urbano (80,0).
Nissan Kicks
Os elogios:
- Design
- Segurança
- Desempenho
As críticas:
- Durabilidade das peças
- Espaço
- Preço de revenda
O Kicks tem um belo design, bons equipamentos de segurança e ótimo consumo.
Adriano Pilon, Tatuí (SP)
Hyundai Creta
Os elogios:
- Confiança na marca
- Espaço
- Valor de compra
As críticas:
- Estabilidade
- Consumo urbano
Moderno, estável, confortável e seguro. Estou totalmente satisfeito com meu Creta.
Vila Velha (ES)
3° – Jeep Compass: 100,6
O Compass também estreou com o pneu direito. Ele ficou apenas 0,2 ponto atrás dos campeões, vencendo em preço de revenda (109,4), acabamento interno (105,0), nível de ruído (102,7), quantidade de concessionárias (102,0) e segurança transmitida (98,8).
Consumo urbano (86,2) foi o item mais criticado, seguido de preço das peças (88,9) e confiabilidade do fabricante (94,5).
Pontuação no anterior: não foi avaliado
4° – Honda HR-V: 97,7
A vida não está fácil para o campeão da categoria em 2016. Além de não vencer em nenhum critério, o HR-V foi o mais criticado em nove quesitos. As maiores reclamações recaíram sobre preço de compra (80,5), nível de ruído (89,1) e equipamentos (95,0).
Design (104,4) ainda é sua principal virtude para os proprietários, seguido de porta-malas (103,8), espaço interno (102,9) e acesso aos comandos (102,3). Mesmo com pontuação superior à obtida no ano passado, o HR-V viu a concorrência satisfazer ainda mais seus donos.
Pontuação no anterior: 97,1
5° – Jeep Renegade: 97,4
Não existe meio-termo para quem dirige um Renegade. Se equipamentos (99,9), estabilidade nas curvas (99,8) e segurança transmitida (98,8) receberam as melhores notas da categoria, o jipinho foi o modelo mais mal avaliado da categoria em nove critérios.
Preço das peças (83,4), consumo urbano (90,1), confiabilidade do fabricante (90,4) e capacidade do porta-malas (90,8) foram os pontos mais criticados pelos proprietários. Apesar da evolução em relação ao ano passado, ele ainda precisa melhorar mais.
Pontuação no anterior: 96,9
Clique nos links abaixo para conferir os resultados de todas as categorias de Os Eleitos 2017:
- O grande campeão: Honda Civic
- Hatches compactos: VW Up!
- Hatches compactos premium: Peugeot 208
- Picapes médias e picapes leves: Toyota Hilux e VW Saveiro
- Sedãs compactos: Nissan Versa
- Sedãs médios: Honda Civic
- Assistência técnica: Toyota
COMO SE MEDE A FELICIDADE DO DONO
Uma das razões que fazem Os Eleitos ser uma pesquisa diferente é seu critério de pontuação. Ele foi elaborado de maneira que se possam comparar modelos de segmentos distintos, analisando sempre o que o dono esperava e o que ele obteve depois da compra.
Em 2017, foram ouvidos 2.349 proprietários dos 45 automóveis mais vendidos no país – este último critério faz com que alguns modelos com vendas baixas não apareçam na pesquisa.
Vale ressaltar: nenhuma das opiniões que você vê aqui retrata as avaliações dos jornalistas da QUATRO RODAS ou de nossos testes de pista. Entenda como a pesquisa funciona:
Satisfação / Expectativa = Índice de satisfação
- Índice acima de 100: o carro superou as expectativas.
- Índice em 100: satisfação corresponde exatamente à expectativa que o dono tinha antes da compra.
- Índice entre 100 e 80: expectativa foi razoavelmente atendida.
- Índice abaixo de 80: o proprietário está insatisfeito.
Veja os 23 itens avaliados, divididos em nove categorias, que formam o índice:
Custos |
preço de revenda / preço de compra / preço de seguro / preço das peças / consumo urbano / consumo rodoviário |
Confiança na marca |
ser um fabricante confiável |
Cobertura da rede |
ser um fabricante com ampla rede de concessionárias |
Design / modelo |
ser um projeto moderno / design do carro |
Desempenho |
rapidez no arranque |
Segurança |
estabilidade nas curvas / transmitir segurança / presença de itens de segurança |
Dirigibilidade |
facilidade de ultrapassagem / oferecer boa visibilidade / facilidade de acesso aos comandos |
Conforto |
acabamento interno / baixo nível de ruído / espaço interno / espaço do porta-malas / presença de equipamentos |
Manutenção |
durabilidade / resistência das peças |