Melhor Revenda 2025: os hatches mais valorizados do ano
Confira quais hatches compactos e médios tiveram a menor desvalorização entre 2024 e 2025

Nunca se vendeu tanto carro usado no Brasil como em 2024. Foram 15.777.594 veículos, segundo a Fenauto, Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Auto-motores. Além dos preços naturalmente mais acessíveis, um dos fatores que impulsionam esse segmento é a menor depreciação do usado na comparação com o novo. Entre as opções do mercado, os seminovos em geral apresentam pouco desgaste e muitos ainda estão em período de garantia.
Para orientar você que pensa em trocar de carro, este guia Melhor Revenda elenca 67 opções entre automóveis e comerciais leves com a menor desvalorização do Brasil no período de 12 meses.
Feito em parceria com a Mobiauto, plataforma digital de compra e venda de veículos, esta edição traz novidades, como a inclusão de categorias e a mudança na nomenclatura, com o objetivo de refletir fielmente as ofertas do mercado.
Categorias antes classificadas como “de acesso” e “de referência” deixaram de existir e segmentos como os de hatches e SUVs passaram a ter categorias classificadas como “de topo”, separando os modelos mais caros.
Entre as novas categorias, há por exemplo a de Hatches Premium, contemplando modelos como Honda Civic Type R, Mercedes-Benz Classe A e Audi A3 Sportback, que ganharam representatividade no mercado de seminovos porque tiveram aumento da oferta – o que é necessário para se estabelecer índices de depreciação confiáveis.
Os critérios de apuração são os mesmos das edições anteriores. O levantamento dos índices de desvalorização considerou os preços iniciais de cada versão dos modelos vendidos zero-km, em janeiro de 2024, comparados aos valores de revenda dessas mesmas versões, em janeiro de 2025. Esses valores são obtidos pela média dos preços alcançados pelos carros nas negociações dos particulares com os lojistas, no mercado.
Para serem elegíveis ao Prêmio Melhor Revenda, os modelos de automóveis e comerciais leves devem permanecer à venda como zero-km de janeiro de 2024 a janeiro de 2025. São excluídos da premiação modelos que foram lançados, tiveram troca de geração ou passaram por reestilizações profundas ou mudanças marcantes no período considerado.
Por conta dessas regras, ficaram de fora da lista os Fiat Pulse e Fastback híbridos, BYD Shark, Dolphin Mini, Renault Kardian, Peugeot 2008 e Chevrolet Spin, os quais poderão entrar na pesquisa do ano que vem.
Ao todo foram considerados 205 modelos e a média de desvalorização geral do mercado, no período, foi de 7%, um número animador e que demonstra a força do segmento de usados, e o período “aquecido” que ele vive, como diria um economista. Confira a seguir quais modelos são considerados bons na hora do proprietário fechar negócio.
CATEGORIA SUBCOMPACTO
1º – Fiat Mobi: -19%
O Fiat Mobi ganha pela segunda vez consecutiva nesta categoria, na qual tem como único rival o Renault Kwid, que venceu em 2023. Esses dois hatches disputam o posto de carro zero-km mais barato do país, que atualmente é do Kwid, que custa a partir de R$ 77.240, enquanto o Mobi parte de R$ 77.990. Porém, no mercado de usados, o Fiat segura mais valor. Entre os destaques desta pesquisa que premia os menos desvalorizados, o Renault foi o último colocado.
2º – Renault Kwid: -26%

SEGMENTO: Fiat Mobi, Renault Kwid
CATEGORIA HATCH COMPACTO
1º – Fiat Argo: -12%
Lançado em 2017, o Fiat Argo se consagra como um dos veículos mais vendidos do Brasil, tendo atingido a marca de 550.000 unidades comercializadas, em fevereiro deste ano. Isso contribui para sua boa aceitação no mercado de usados, resultando na menor depreciação. A notícia de que o Fiat Grande Panda irá substituí-lo, no próximo ano, deve afetar as vendas do zero-km. Mas, entre os usados, os efeitos das mudanças ainda vão demorar a serem sentidos e ele deve seguir firme e forte.
2º – Volkswagen Polo: -15% / 3º – Citroën C3: -17%

SEGMENTO: Citroën C3, Fiat Argo, Renault Stepway, Volkswagen Polo
CATEGORIA HATCH COMPACTO DE TOPO
1º – Honda City Hatch: -12%

Ele estreou na vice-liderança no Prêmio Melhor Revenda em 2024 e agora assume a primeira posição. Modelos da Honda costumam ter destaque no momento da revenda como seminovos porque têm boa reputação de qualidade, muitos ainda estão com garantia de fábrica, de três anos, e o pós-venda da marca é bem reconhecido. Na linha 2025, teve pequenas mudanças, mas ganhou freio de estacionamento eletrônico e carregador por indução, presentes desde a versão intermediária EX.
2º – Toyota Yaris: -13% / 3º – Chevrolet Onix e Hyundai HB20: -17%

SEGMENTO: Chevrolet Onix, Honda City Hatch, Hyundai HB20, Peugeot 208, Toyota Yaris Hatch
CATEGORIA HATCH PREMIUM
1 – Honda Civic Type R: -5%

Carros dos segmentos premium costumam ter depreciação acima da média do mercado. Mas isso não ocorre com os hatches apresentados aqui. O Honda Civic Type R desvalorizou apenas 5%, no primeiro ano, o que fica abaixo da média geral do mercado e é um dos menores índices apurados nesta edição. O preço do zero-km, um esportivo equipado com motor 2.0 turbo de 297 cv e pesando menos de 1.500 kg, é alto. Ele custa R$ 429.900, mas conserva seu valor.
2º – Mercedes-Benz Classe A: -11% / 3º – Audi A3 Sportback: -13%

SEGMENTO: Audi A3, Honda Civic Type R, Mercedes-Benz Classe A
NÚMEROS E CURIOSIDADES
Médias das categorias
Subcompacto | -19% |
Hatch compacto | -17% |
HATCH COMPACTO de topo | -17% |
HATCH PREMIUM | -13% |
Sedã compacto | -15% |
Sedã médio | -7% |
Sedã premium | -9% |
SUV compacto de entrada | -21% |
SUV compacto de topo | -14% |
SUV médio | -17% |
SUV até R$ 500.000 | -12% |
SUV acima de R$ 500.000 | -13% |
Picape compacta | -8% |
Picape intermediária | -15% |
Picape média | -11% |
Picape grande | -14% |
híbrido até R$ 250.000 | -16% |
híbrido acima de R$ 250.000 | -11% |
elétrico até R$ 300.000 | -19% |
elétrico acima de R$ 300.000 | -41% |
Furgão comercial | -36% |
Furgão compacto comercial | -26% |
Van comercial | -30% |
O placar das marcas que tiveram os melhores resultados: | Fiat, Honda, Ford
4 PRÊMIOS |
Porsche
3 PRÊMIOS |
BMW
2 PRÊMIOS |
Audi, Caoa Chery, Nissan, Kia, Jeep, RAM, Toyota, VOLVO
1 PRÊMIO |
DESVALORIZARAM MENOS:
• SEDÃ MÉDIO • PICAPES COMPACTAS |
DESVALORIZARAM MAIS:
• FURGÃO COMERCIAL • VAN COMERCIAL |
DESVALORIZAÇÃO MÉDIA DE MERCADO FOI DE – 7%