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Mitsubishi Lancer é sedã usado com carisma de esportivo por R$ 50.000

Com bons preços e equipamentos fartos, Mitsubishi Lancer usado pode não ser tão caro para manter na concessionária

Por Felipe Bitu
Atualizado em 8 jun 2023, 00h02 - Publicado em 8 jun 2023, 00h01
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  • Dianteira ainda conserva o ar agressivo que remete ao Lancer Evo
    Dianteira ainda conserva o ar agressivo que remete ao Lancer Evo e muita gente coloca a placa para o lado (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Por melhor que seja, o sisudo triunvirato Corolla, Civic e Sentra não é capaz de agradar a todos: uma parcela do público que procura um sedã médio usado preenche sua garagem com um exemplar realmente oriental, de visual agressivo, tempero esportivo e muitos itens de segurança: o Mitsubishi Lancer.

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    Mesmo sem os anabolizantes da versão Evolution, as versões civis do Mitsubishi começaram a ser importadas a partir do final de 2011 e só começou a ser montado no Brasil no fim de 2014. Manteve o pique para encarar também Cruze, Elantra e Jetta.

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    Motor 2.0 rende bons 160 cv
    Motor 2.0 rende bons 160 cv (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Atributos não lhe faltam, como o nível de equipamentos, o bom espaço interno e um porta-malas de 413 litros com dobradiças pantográficas. A suspensão traseira multilink é um requinte técnico muito bem-vindo.

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    Os poréns são a idade avançada (sua última geração foi lançada há 16 anos), o acabamento simples e o custo das revisões na rede Mitsubishi. Os preços variam entre R$ 1.200 e R$ 2.300 e o plano de revisões ainda previa serviços a cada seis meses. Uma boa notícia é que a fabricante vende kits de serviços, já com mão de obra incluída, a preços interessantes, como troca de óleo a R$ 215 e de todos os amortecedores por R$ 1.628.

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    A cabine tem painel conservador, mas paddle shifts no volante
    A cabine tem painel conservador e simples, mas paddle shifts no volante (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Com um motor 2.0 16V de alumínio com comando variável de 160 cv e 20,1 mkgf a 4.200 rpm, o Lancer tem sete airbags (frontais, laterais, de cortina e um para os joelhos), freios ABS com EBD e BAS, rodas aro 18 com pneus 215/45, sensores de farol e chuva, piloto automático, computador de bordo, volante multifuncional com ajuste de altura e ar-condicionado automático (mas com botões giratórios).

    O câmbio CVT de seis marchas pré-programadas com borboletas foi opcional por alguns anos.

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    Mitsubishi Lancer
    (Divulgação/Mitsubishi)

    Bastante firme e estável, o Mitsubishi Lancer anda bem, mas mesmo quando era 0-km não acompanhava a nova leva de sedãs turbinados: aceleração de 0 a 100 km/h em 11,1 s, com consumo urbano de 8,5 km/l e rodoviário de 11,5 km/l, sempre com gasolina.

    Até a linha 2017 o lancer GT era o mais completo, com CVT, bancos de couro, teto solar, cromados no exterior, rodas exclusivas, saias laterais e central com GPS, DVD player, entrada para iPod e tela touch screen colorida. Entre os opcionais, retrovisor interno fotocrômico e faróis de xênonio duplo com lavadores, regulagem automática da altura do facho e luz autodirecional AFS, que ativa um farol lateral ao se esterçar o volante.

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    Mitsubishi Lancer

    A principal novidade no modelo 2013 foi a apresentação da versão GT AWD, com tração integral e controles de tração e estabilidade. Apesar da maior segurança em curvas, ele mantém a mesma motorização – e como é mais pesado, tem desempenho um pouco inferior e consumo maior. Saiu de linha em junho de 2015.

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    Mitsubishi Lancer
    Versão HL passa a ser a opção mais em conta do Lancer (Divulgação/Mitsubishi)

    O Mitsubishi Lancer já havia saído de linha no resto do mundo quando, no fim de 2017, passou a ser vendido no Brasil nas versões HL e HL-T.

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    lancer hlt
    Lancer HL-T (Divulgação/Mitsubishi)

    O Lancer HL tem central multimídia,  trio elétrico, ar-condicionado automático, freio a disco nas 4 rodas, piloto automático, sensores de chuva e luminosidade, e rodas de liga leve de 16 polegadas. O HL-T tem bancos revestidos de couro, rodas aro 18″, antena tipo barbatana e spoiler no porta-malas.

    HL-T
    Mitsubishi Lancer HL-T (Divulgação/Mitsubishi)

    Poucas queixas pesam sobre o sedã, como a sensibilidade de rodas e pneus aos buracos. Os donos ainda sentem falta de itens simples, como vidros de um toque e sensor ou câmera de ré, um acessório comum. Nem a falta de motor flex conteve o relativo sucesso: foram vendidas quase 3.000 unidades em 2018 e 2019.

    Atenção ao escolher a versão. Como você sentirá falta da sexta marcha no câmbio manual, o CVT é o melhor compromisso entre conforto e esportividade. E, como a tração 4×4 da versão AWD só ajuda em casos específicos (piso molhado, por exemplo), veja se vale o aumento do consumo em razão do maior peso.

    Principais problemas do Mitsubishi Lancer

    Mitsubishi Lancer GT

    Câmbio CVT – Problema já abordado na seção Autodefesa: os primeiros Lancer vieram sem o radiador do fluido da transmissão, o que provoca ruídos e falhas. Verifique se ele foi instalado no período de garantia: custa cerca de R$ 5.000 e está localizado atrás do farol auxiliar esquerdo.

    Rodas e pneus – São as principais vítimas do nosso piso. Vale pedir a uma loja do ramo que avalie o estado e o alinhamento das rodas. Os pneus originais, de composto macio, desgastam-se logo e não saem por menos de R$ 1.000 cada um.

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    Lavador dos faróis – Presente na versão GT, é indispensável para o bom funcionamento das luzes de xenônio. Cheque o estado: mau funcionamento ou mesmo sua ausência podem ser indícios de uma colisão frontal.

    Corrente – Ruídos metálicos no cabeçote não são normais: em geral, indicam desgaste acentuado da corrente de acionamento dos comandos de válvulas, provocado por óleo de especificação incorreta ou trocas realizadas além do prazo determinado pelo fabricante.

    Tração integral – A versão GT AWD exige cuidados extras no alinhamento da direção e na suspensão, sob pena de comprometer a estabilidade e provocar desgaste excessivo dos pneus. Verifique também se o óleo da caixa de transferência e o do diferencial traseiro foram trocados.

    No porta-malas, dobradiças pantográficas e 413 litros
    No porta-malas, dobradiças pantográficas e 413 litros (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    O que dizem os donos do Mitsubishi Lancer?

    “A direção é precisa, direta e com um peso correto. O câmbio CVT é suave e as borboletas no volante permitem explorar bem o motor, forte e econômico. A suspensão garante conforto e estabilidade excepcionais, mas ele sofre com os buracos das ruas: danificam as rodas de aro 18 e provocam bolhas nos pneus de perfil baixo.” Rodrigo Terra, 32 anos, investigador de polícia, Itapetininga (SP)

    O QUE EU ADORO – “É uma combinação única de eficiência, conforto e praticidade: tem bom desempenho com consumo adequado e um estilo agressivo, que lhe confere muita personalidade.” Marina Gurgel, 35 anos, funcionária pública, Brasília (DF)

    O QUE EU ODEIO – “O acabamento interno apresentou ruídos e a resposta do câmbio é muito lenta: só é ágil quando acionado pelas borboletas. E a tração integral eleva demais o consumo.” Rodrigo Ubiratan, 35 anos, microempresário, Praia Grande (SP)

    NÓS DISSEMOS… novembro de 2011

    Mitsubishi Lancer
    Mitsubishi Lancer deixou de ser vendido no Brasil em 2019 (Acervo/Quatro Rodas)

    “A dianteira do sedã, com uma enorme boca central, confere uma esportividade amenizada nas laterais e na traseira, mais conservadoras.(…) Como um genuíno representante do jeito japonês de fazer carro, o Lancer tem uma cabine completa e com materiais de bom aspecto, mas o desenho do painel e dos instrumentos é óbvio. O computador de bordo com a bela tela colorida entre o velocímetro e o conta-giros é uma das exceções, mas trata-se de uma exclusividade do GT. Revestimento dos bancos de couro, sistema multimídia com GPS e tela sensível ao toque são outros atrativos só encontrados no GT.”

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    Preço médio dos Mitsubishi Lancer usados (KBB)

    2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019
    Lancer 2.0 man. R$ 49.000
    R$ 51.000
    R$ 53.000
    R$ 55.500
    R$ 57.500
    R$ 63.000
    Lancer 2.0 CVT R$ 49.770
    R$ 52.560
    R$ 54.000
    R$ 61.000
    Lancer 2.0 GT CVT
    R$ 54.000
    R$ 58.500
    R$ 66.000
    R$ 62.600
    R$ 66.000
    R$ 75.500
    Lancer 2.0 GT AWD
    R$ 60.550
    R$ 61.900
    R$ 66.000
    R$ 73.000
    R$ 70.750
    R$ 82.000
    Lancer 2.0 HL CVT
    R$ 60.500
    R$ 64.900
    R$ 71.700
    R$ 76.000
    Lancer 2.0 HLE CVT
    R$ 64.900
    R$ 70.000
    Lancer 2.0 HL/T CVT
    R$ 73.000
    R$ 75.500

     

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