Sucessor do Lancer Evolution é um SUV com inteligência artificial

Esqueça o passado: do Evo antigo só sobrou o sistema de tração avançado

Restou pouca coisa do antigo Lancer Evolution neste conceito

Restou pouca coisa do antigo Lancer Evolution neste conceito (Zeca Chaves/Quatro Rodas)

É no Salão de Tóquio que as fabricantes japonesas costumam antecipar o futuro de sua gama de modelos. Cada uma ao seu jeito. O da Mitsubishi, aparentemente, é o mais ousado de todas.

Enquanto a Subaru antecipou a nova geração do Impreza WRX com um conceito com motor boxer de alto desempenho, a Mitsubishi ensaia o retorno da linhagem Evolution com carro completamente diferente do Lancer Evolution, arquirrival do WRX nos ralis dos anos 90. Durou até o fim do Lancer EVO, no ano passado.

Tomadas de ar frontais são funcionais

Tomadas de ar frontais são funcionais (Divulgação/Mitsubishi)

A Mitsubishi quer voltar com os Evolution, mas ilustrou isso com o conceito e-Evolution: um SUV elétrico de alto desempenho.

Seria mais surpreendente se o novo Mitsubishi Eclipse não fosse um SUV – que, inclusive, será vendido no Brasil a partir de 2018.

A Mitsubishi afirma que seus novos valores passam pelos SUVs e pela eletrificação. Por mais que isso não faça muito sentido na mesma frase, como o próprio CEO da marca.

Lanternas traseiras serão aproveitadas em carros de produção

Lanternas traseiras serão aproveitadas em carros de produção (Divulgação/Mitsubishi)

E o e-Evolution tem a missão de antecipar os SUVs e crossovers da marca, já com propulsão elétrica e muito mais conectados que os atuais carros da Mitsubishi, Osamu Masuko, disse no evento.

Apesar de ter abandonado a forma de sedã, o e-Evolution tem aspecto forte e musculoso, com linha de cintura muito elevada e tomadas de ar enormes na dianteira. São traços da linguagem de design Dynamic Shield, que rege os atuais carros da marca.

As lanternas traseiras com barras em três eixos diferentes serão aproveitadas em futuros lançamentos, de acordo com o chefe de design da marca, Tsunehiro Kunimoto.

Conceito tem portas traseiras suicidas

Conceito tem portas traseiras suicidas (Divulgação/Mitsubishi)

Um detalhe interessante é que a grade frontal perdeu a função de arrefecer o inexistente motor a combustão. Agora, protege os sensores e câmeras usados pelos sistemas de condução autônoma. As tomadas laterais são funcionais, porém: arrefecem os freios, acionados eletricamente neste conceito.

Falando em motores, o e-Evolution tem três deles, todos elétricos. Um está posicionado no eixo dianteiro, os outros dois no traseiro. Juntos, formam o sistema de tração integral permanente com sistema de distribuição de torque ativo. O carro adapta o torque às condições de aderência.

Central multimídia têm sistema de inteligência artificial que interage com os ocupantes

Central multimídia têm sistema de inteligência artificial que interage com os ocupantes (Divulgação/Mitsubishi)

A potência total é desconhecida, mas o sistema tem nome: Dual Motor AYC (Active Yaw Control). É, talvez, a única semelhança que ele guarda do antigo Lancer EVO.

Este conceito ainda tem o lado tecnológico. A central multimídia tem um assistente com inteligência artificial que “aprende” sua agenda e seu gosto musical, e ainda pode conversar com os passageiros de forma clara e compreensível. Também é capaz de reconhecer cada um dos ocupantes e oferecer diversos tipos de assistência. É, os Evolution nunca mais serão como antes.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. André Binenbojm

    SUV pra cá, SUV pra lá, SUV, SUV, SUV… Todo mundo agora só quer saber desses carrinhos ridículos, beberrões, desengonçados, comedores de pneus. Eita, mundinho chato da porra!!!

  2. Essa é a matéria mais sem nexo que você vai ler hoje. Um SUV (protótipo) SUBSTITUINDO um Lancer. Tá bom então.