CARDE: museu de carros em Campos do Jordão abre ao público; veja atrações
Museu dedicado aos carros, mas com muita arte, design e educação, o CARDE abre as portas ao público, em Campos do Jordão (SP)
Campos do Jordão (SP), a 170 km da capital paulista, é a cidade mais alta do Brasil, com altitude média de 1.628 metros. Famosa por atingir baixas temperaturas, atrai muitos turistas, que apreciam também a gastronomia e a arquitetura locais. Porém, a partir de agora, para muitos, ela será lembrada como a sede de um importante museu de automóveis brasileiro: o CARDE.
Pelo nome (a sigla de Carro, Arte, Design e Educação, e pronuncia-se cardê) fica claro que o lugar é mais que uma coleção de automóveis, o que o torna convidativo não apenas para os amantes dos carros, mas também dos interessados em arte e história, não só da indústria automotiva, nacional e mundial como da humanidade.
Em suas salas é possível encontrar modelos de diversas épocas e com diferentes graus de exclusividade, como é o caso de modelos como Lamborghini Diablo, Ferrari F50 e um McLaren Senna GTR (capa da edição nº 737, de agosto de 2020).
São cerca de 100 carros expostos de forma rotativa (o acervo tem mais de 500 automóveis) em ambientes divididos de acordo com as décadas dos anos 1900, mostrando as referências de suas épocas também através da arte, com obras de artistas renomados como Candido Portinari e Di Cavalcanti, joias, esculturas e gravuras. Também entre as histórias contadas há veículos governamentais, nacionais e esportivos.
Um Lincoln K, de 1938, atrai atenções pela história e exclusividade. Na época, apenas cinco foram produzidos e, no Brasil, foi utilizado, entre outros chefes de Estado e personalidades, por Getúlio Vargas, rainha Elizabeth II e papa João Paulo II.
Espere ver ainda modelos como BMW M3 E30 (1986), Cadillac Serie 65, Mercedes-Benz 300SL, Hispano-Suiza, Gurgel Itaipu, Willys Interlagos, Honda NSX, Audi RS2 Avant, entre vários outros. Inclusive, dois carros do acervo, um Volkswagen Passat TS 1977 e um Ford Escort XR3 1985, pertenceram ao acervo do apresentador do Jornal Nacional, William Bonner.
View this post on Instagram
O CARDE é um projeto da Fundação Lia Maria Aguiar, que desde 2008 desenvolve programas de educação, arte, cultura e saúde, entre crianças e jovens de Campos do Jordão. Dessa forma, os monitores do museu, que são jovens formados pela fundação, além de recepcionar os visitantes, fazem apresentações musicais e performances artísticas em sessões promovidas em diferentes salas e horários da visitação. E, dentro das atividades educacionais da fundação, o CARDE terá um centro de formação de profissionais especializados em restauração de carros antigos.
Por fim, um centro de referência e pesquisa oferece uma ampla biblioteca especializada para o público geral, além de escolas e pesquisadores, com documentos e materiais sobre automóveis, design e a história do Brasil.
O CARDE já está aberto ao público. Fica na Rua Benedito Olímpio Miranda, no 280, bairro Alto da Boa Vista, em Campos do Jordão (SP). Funciona de quinta a segunda-feira (fecha terças e quartas) e tem ingressos a R$ 120 (preço promocional de inauguração).