Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Cinco opções de carros automáticos usados até R$ 50.000

Selecionamos cinco carros usados com câmbio automático de verdade com preços entre R$ 40.000 e R$ 50.000

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 mar 2024, 09h01 - Publicado em 15 mar 2024, 04h00
hb20x
 (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Os carros novos com câmbio automático mais baratos do Brasil custam cerca de R$ 95.000 atualmente. Mas é possível ter o conforto de um bom câmbio automático pela metade desse valor.

Com base nos nossos guias de carros usados, separamos cinco modelos com preços entre R$ 40.000 e R$ 50.000 bons de mercado e sem histórico de defeitos no câmbio automático. Automático de verdade: deixamos de fora carros com câmbio de dupla embreagem, CVT e automatizados. Confira as opções.

Toyota Etios AT – A partir de R$ 48.217

Automóvel Etios 2017, da Toyota.
Etios tinha virtudes, mas era simples demais (Marco de Bari/Quatro Rodas)

O Toyota Etios ganhou opção de câmbio automático na linha 2017. Era o mesmo câmbio de quatro marchas que por muitos anos equipou o Corolla, e esteve disponível tanto com o motor 1.3 Dual VVT-i de 98/88 cv e 12,8/12,3 kgfm, quanto com o 1.5 Dual VVT-i 107/102 cv e 14,4/14 kgfm.

Compartilhe essa matéria via:

O câmbio automático foi acompanhado de mudanças como o quadro de instrumentos digital do Prius – na tentativa de melhorar a visibilidade das informações -, melhoria no isolamento acústico, suspensão e direção elétrica recalibradas e nova padronagem no acabamento interno.

Toyota Etios XLS 1.5 A/T
Toyota Etios (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Havia ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, banco traseiro com encosto rebatível, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e travas elétricas desde as versões mais básicas.

Confira o guia completo para comprar um Toyota Etios automático usado.

Hyundai HB20 1.6 AT – A partir de R$ 49.267

Hyundai HB20 1.0 x 1.6

Lançado no Brasil no final de 2012, o Hyundai HB20 sempre teve opção de câmbio automático a partir da versão HB20 Comfort . Seu motor 1.6 16V flex rendia 128/122 cv, mas o câmbio era automático de quatro marchas até meados de 2015, quando foi reestilizado.

Hyundai HB20 1.0 e 1.6

Com bom desempenho, todo HB20 tem de série freio ABS, travas e vidros elétricos, alarme e desembaçador, computador de bordo e rádio com bluetooth, mas não é difícil encontrar os carros automáticos com central multimídia.

Continua após a publicidade

câmbio hb29

Independente do número de marchas, vale atentar à alavanca do câmbio na hora da compra. Veja se a alavanca corre perfeitamente pelo canal de seleção das marchas e se as trocas ocorrem de forma suave. Trancos ou retenção indevida de marchas indicam necessidade de resetar ou reprogramar o módulo.

Confira o guia completo para comprar um Hyundai HB20 automático usado.

Chevrolet Onix 1.4 AT – A partir de R$ 46.567

O Onix oferece opção de motor flex 1.0 ou 1.4

O Chevrolet Onix ganhou opção de câmbio automático na linha 2014. O hatch sempre teve câmbio automático de seis marchas combinado ao motor 1.4 8V SPE/4 com 106/98 cv. É um conjunto eficiente: Onix 1.4 automático não ficou longe fez 12,9 km/l e 15,9 km/l no circuito urbano e rodoviário, respectivamente, em nossos testes.

Porta-malas traz sempre 280 litros

Continua após a publicidade

Todos os Chevrolet Onix automáticos têm, pelo menos, freios ABS, airbags dianteiros, direção hidráulica com regulagem de altura, painel digital e banco do motorista com ajuste de altura, alarme, maçanetas e espelhos pintados e travas e vidros (dianteiros) elétricos e ar-condicionado. A central multimídia MyLink com tela de 7 polegadas sensível ao toque era opcional nos primeiros anos na versão LT automática.

onix-ltz-chevrolet-fotos-cambio-automatico

Robusto e confiável, o câmbio automático de seis marchas pode apresentar problemas como a demora para engate das marchas após a seleção na alavanca, especialmente ré. O conserto exige mão de obra especializada e raramente fica abaixo dos R$ 5.000.

Confira o guia completo para comprar um Chevrolet Onix automático usado.

Mini One 1.6 AT – A partir de R$ 44.158

Mini One, modelo 20121 da BMW, testado pela revista Quatro Rodas.

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo que é uma opção exótica e excêntrica, o Mini One também é charmoso e estiloso. Esta era a versão de entrada do compacto inglês entre 2012 e 2013 e tem preços interessantes atualmente. Tudo porque era a única versão equipada com motor 1.6 16V de 98 cv e 15,6 kgfm, combinada com câmbio automático de seis marchas.

Apesar de robusta, a caixa câmbio automática pode apresentar funcionamento irregular, com trancos ou retenções desnecessárias. Vale a pena providenciar a substituição do fluido de transmissão (que pode danificar o câmbio devido ao superaquecimento) e do respectivo filtro.

Mini One, modelo 2011 3da BMW, testado pela revista Quatro Rodas.

O visual é inspirado no Mini clássico, mas tem rodas menores e não tem teto bicolor ou faixas desenhadas. Por dentro, destaque para o mostrador central com velocímetro analógico e outras informações (de difícil leitura). Mas há outro velocímetro (este, digital) inserido no conta-giros, convenientemente posicionado na parte superior da coluna de direção.

Continua após a publicidade

Interior do Mini One, modelo 2011 da BMW, testado pela revista Quatro Rodas.

O corte de custos (esta é uma versão de entrada) fica evidente pela ausência do couro: os bancos são revestidos de tecido e o volante de plástico perdeu os controles do piloto automático e do sistema de som. O nível de equipamentos, porém, é adequado à sua proposta, com seis airbags, ESP, computador de bordo e CD player com entradas auxiliares.

Confira o guia completo para comprar um Mini One automático usado.

Chevrolet Cobalt 1.8 AT – A partir de R$ 42.452

Chevrolet Cobalt LTZ 2012 01

O Chevrolet Cobalt era um sedã compacto que oferecia espaço de sedã médio. E a partir da linha 2013, quando ganhou opção de motor 1.8, também passou a ter câmbio automático de seis marchas nas versões LT, LTZ e Elite.

Chevrolet Cobalt LTZ 2012 02

O motor é praticamente o mesmo usado até hoje na Spin, um 1.8 8V Econo.Flex com 108/106 cv e 17,1 kgfm. O câmbio é o mesmo usado no Cruze na época e ajuda a reduzir o consumo e o nível de ruído. É robusto e confiável, mas pode apresentar problemas, como a demora para engate das marchas após a seleção na alavanca, especialmente o da ré.

Chevrolet Cobalt 1.8 Elite

A versão mais procurada é a LTZ: tem espelhos e vidros traseiros elétricos, computador de bordo, rodas de liga, faróis de neblina e USB com Bluetooth. Se a grana estiver curta, prefira a intermediária LT: é a partir dela que ABS e airbag duplo estão presentes como itens de série.

Confira o guia completo para comprar um Chevrolet Cobalt automático usado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.