BMW 330e M Sport é usado de R$ 300.000 com consumo que beira os 30 km/l
O híbrido plug-in é o sedã de luxo mais rápido e econômico do mercado, mas sua racionalidade pode esbarrar no custo de manutenção
Estrela do Salão de 2018, a sétima geração do BMW Série 3 foi tão importante para o nosso mercado que o fabricante logo iniciou a produção local. A versão mais interessante, porém, continuou a vir da Alemanha: a híbrida 330e M Sport.
Beneficiado por incentivos fiscais, o 330e M Sport custava menos e era mais rápido que o topo de linha 330i M Sport movido apenas a gasolina. O segredo está no motor elétrico instalado entre o motor de combustão e o câmbio, que resulta em 42,8 kgfm e 252 cv.
Mas o pulo do gato está no sistema XtraBoost, que acrescenta mais 40 cv por até 10 segundos durante acelerações e retomadas: graças à potência máxima combinada de 292 cv, o 330e M Sport acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos no modo de condução Sport. Além dele, há mais dois modos: híbrido e puramente elétrico.
Sob o capô está o mesmo motor de quatro cilindros e 2 litros do 320i nacional, com 184 cv e 30,6 kgfm. O câmbio é automático de oito marchas e a tração, traseira. Seu consumo é de 25,6 km/l na cidade e 29,4 km/l na estrada.
O avanço tecnológico não fica restrito ao trem de força: também há sistema de câmeras 360o, assistente de estacionamento, piloto automático adaptativo, sensor de mudança de faixa atuando diretamente com um sistema de condução semiautônoma e alerta de tráfego cruzado.
Faróis com iluminação por laser, rodas aro 19 com pneus run flat, teto solar, ponteira de escapamento dupla, lanternas tridimensionais de led e sistema multimídia com comando de voz integram o pacote M Sport, que acrescenta muitos detalhes ao acabamento interno, com qualidade acima da média na categoria dos sedãs executivos.
Medindo quase 4,71 metros, o 330e oferece espaço interno adequado para quatro adultos, favorecido pelo entre-eixos de 2,85 m. O porta-malas perdeu espaço com a invasão das seis baterias, mesmo com o tanque reduzido para 46 litros.
A maior queixa dos proprietários recai sobre algumas unidades do modelo 2022, sem piloto automático adaptativo, frenagem de emergência e outros recursos tecnológicos em razão da escassez mundial de semicondutores. O modelo 2023 trouxe um novo painel de instrumentos em tela curva e leve reestilização nos para-choques, grade e faróis.
O maior problema do 330e esbarra no receio dos compradores em relação à durabilidade das baterias e do motor elétrico, mesmo sabendo que todas as unidades ainda estão cobertas pela garantia de seis anos para o sistema híbrido.
Defeitos mais comuns do BMW 330 M Sport
Suspensão – Seis baterias sobre o eixo traseiro, buchas, batentes e amortecedores também sofrem em razão das rodas de 19 polegadas, pneus run flat e condições viárias. Uma revisão geral na suspensão pode chegar aos R$ 40.000.
Freios – Mesmo auxiliados pelo sistema de frenagem regenerativa, os discos e pastilhas sofrem para estancar a massa do BMW 330e. A substituição de discos, pastilhas e sensores pode chegar a R$ 15.000.
Preparação – O motor B48 não apresenta problemas, mas sua vida útil pode ser comprometida em razão de modificações. Não vale o risco de perder a garantia.
Sistema elétrico – O carregamento pode ser afetado por falhas no software ou danos em componentes como fusíveis ou módulos. Verifique se a garantia das baterias não foi perdida por mau uso.
Recall – Possível contaminação das baterias podem ocasionar curto-circuito quando elas estiverem completamente carregadas, com risco de incêndio. Envolve as unidades com chassi não sequencial WBA5P5800M8B56159 até WBA5X7109MFK02764 produzidas entre março e setembro de 2020.
A voz do dono
Nome: Francisco Mitkus
Idade: 46 anos
Profissão: engenheiro
Cidade: São Paulo (SP)
O que eu adoro:
“Dinâmica e desempenho espetaculares, com consumo irrisório. Por ser um híbrido plug-in, é possível rodar por semanas sem gastar combustível. O nível de conforto e acabamento está acima da média do segmento.”
O que eu odeio:
“Os pneus run flat e a calibração da suspensão poderiam ser mais adequados à precária pavimentação brasileira. O volume das baterias sacrifica bastante o espaço no porta-malas.”
Preço médio dos BMW 330E M Sport seminovos – KBB
Preço das Peças
Nós dissemos…
Abril de 2020 “Na pista de testes, o 330e M Sport foi quase tão rápido quanto o cupê esportivo 240i M Sport: apenas 5,9 segundos para chegar aos 100 km/h – contra os 5,1 segundos do primo com jeitão descolado e 6,2 segundos da versão topo de linha 330i M Sport, movida só a gasolina. Na nossa aferição, o estreante fez 25,6 km/l na cidade e 29,4 km/l na estrada, ambas médias inimagináveis para um sedã desse porte.”
Pense também em um…
Volvo S60 T8 Híbrido plug-in é o único concorrente direto do 330e. Tem motor 2.0 turbo e câmbio automático de oito marchas, auxiliado por um elétrico no eixo traseiro. Combinados, geram 65,3 kgfm e 407 cv, suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos. Instaladas transversalmente entre os bancos dianteiros, as baterias preservam o espaço do porta-malas. Há duas versões: a básica R-Design e a topo de linha Polestar.