Volvo XC90 terá nova reestilização e conviverá com seu substituto elétrico
Já que ainda há demanda por híbridos e que os modelos serão produzidos em locais diferentes, a convivência por um tempo é dada como certa pela marca
Já se passou quase um ano desde que a Volvo anunciou que, a partir de 2030, produzirá apenas carros elétricos – o primeiro deles é o novo C40, já à venda no Brasil. Porém, isso não significa que até lá não teremos novos modelos equipados com motores a combustão. Esse é o caso do XC90, que ainda terá mais uma mudança antes de ser definitivamente descontinuado.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Ao menos foi o que disse Hakan Samuelsson, CEO da Volvo, ao site Automotive News Europe. O ponto de partida para o comentário foi o novo SUV elétrico que começará a ser produzido ainda neste ano e substituirá o XC90. A substituição, no entanto, não será imediata, já que os dois modelos serão fabricados em locais diferentes, permitindo que convivam por um tempo na gama da marca.
O novo elétrico, feito a partir do protótipo Concept Recharge, de 2021, será produzido nos Estados Unidos, enquanto o atual XC90 é feito na Suécia. Por isso, Samuelsson disse que “isso dá à Volvo a oportunidade perfeita para produzir os dois modelos, ao menos inicialmente”, apontando que ainda há uma demanda para híbridos, especialmente nos EUA e na China.
Diante disso, o executivo revelou ainda que já há uma atualização prevista para o atual maior SUV da marca, mas que as mudanças serão estritamente estéticas. “Vamos até tentar atualizá-lo para que fique um pouco melhor”, disse. Ele completou dizendo, porém, que “em termos de tecnologia, investiremos na nova geração de carros totalmente elétricos”.
Ou seja, não há qualquer chance de o XC90 receber um conjunto 100% elétrico ou quaisquer outras novidades mecânicas até o fim de sua vida. Vale dizer que a atual e segunda geração do SUV foi lançada em 2014 e atualizada em 2021. Assim, a próxima será a segunda reestilização.
Ainda sem uma confirmação oficial por parte da Volvo, é possível que o substituto do XC90 seja o primeiro modelo da marca a abandonar o batismo por códigos alfanuméricos. Rumores apontam que futuro modelo se chamará Embla.