Toyota Corolla 2023 está mais tecnológico e tem até 196 cv na Europa
Novidades no modelo europeu antecipam o que pode chegar ao Brasil em 2023, como o aumento de potência e as novas telas na cabine
Se no Brasil o Toyota Corolla 2023 está à venda desde janeiro e já está com sua reestilização garantida, na Europa o sedã médio estreia agora sua nova linha. As novidades são poucas, mas podem deixar os brasileiros com inveja.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Na aparência, talvez a mudança que mais saltará aos olhos será o novo desenho das rodas, que varia de acordo com as versões. Isso porque, na dianteira, a única novidade está na trama da grade, que deixa de ser horizontal e passa a ser trançada.
Faróis, para-choque, capô e até os nichos dos faróis de neblina permanecem exatamente como antes – assim como toda a traseira, inalterada.
Já o interior vai além de apenas mudanças em cores e materiais. O quadro de instrumentos, totalmente digital, ganha uma nova tela de 12,3 polegadas, enquanto a central multimídia passa a ter um visor de 10,5 polegadas. A multimídia perde os comandos físicos.
Como destaque, o Corolla 2023 passará a ser somente híbrido na Europa, onde tem as opções da combinação de um motor elétrico a um 1.8 ou 2.0, sempre a gasolina. Ambos os conjuntos ficaram mais potentes graças a atualizações que também os tornaram até 18 kg mais leves.
No 1.8 houve aumento de 18 cv em relação ao modelo anterior, entregando agora 140 cv de potência combinada. Segundo a Toyota, isso resulta em uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos – 1,7 segundo mais rápido. O 2.0 passa a ter 196 cv (15 cv extras) e faz a mesma aceleração em 7,5 segundos.
A única novidade que pode ser aguardada no Brasil, por outro lado, é a atualização do conjunto híbrido com motor 1.8, já que as versões equipadas apenas com motor 2.0 flex deverão continuar firmes por aqui (elas ainda representam mais da metade das vendas do sedã).
A diferença é que, no mercado brasileiro, o Corolla híbrido deverá ficar ainda mais potente por ser bicombustível. Ou seja, a potência combinada poderá ultrapassar os 140 cv do modelo europeu. Quem quiser mais potência, por aqui, precisará partir para o GR Corolla, versão esportiva confirmada também para 2023.