Renault R5 Turbo renasce com motores elétricos e mais de 500 cv
Novo hot hatch elétrico da Renault é inspirado nos antigos R5 Turbo e no icônico Clio V6 e tem dois motores traseiros para chegar aos 100 km/h em 3,5 s
Em 2022, a Renault mostrou o conceito R5 Turbo 3E, um sucessor moderno para os clássicos R5 Turbo I e II dos anos 1980 e do Clio V6 do início do século. Agora, a marca está apresentando ao mundo a versão de produção do modelo.
O mais novo hot hatch da marca é elétrico com tração traseira e mais de 500 cv. A terceira geração do R5 Turbo traz também um estilo retrô-futurista, com muitos elementos modernos e inspirações nos antigos carros.
Os pequenos faróis quadrados são claramente uma inspiração aos modelos de 1980, bem como o seu formato. O novo R5 também traz uma carroceria musculosa, com muitos vincos, saias longas e para-lamas largos.
Há muitos apliques em cores diferentes por toda a carroceira, como nos para-choques dianteiro e traseira, no teto e nas laterais com a identificação do modelo: RS Turbo 3E.
Não divulgaram o tamanho das rodas, mas elas são enormes e têm design bem futurista. Também é possível ver um grande trabalho da Renault em relação a aerodinâmica, principalmente, nas laterais e na traseira.
Falando em traseira, o R5 herda lanternas do novo R5 Tech Electric, sendo divididas e afiladas nas extremidades. Há também um pequeno spoiler e uma para-choque bem largo.
Apesar de ter algumas semelhanças com o Renault 5, o R5 Turbo 3E não é mecanicamente relacionado ao modelo. Ele utiliza uma plataforma própria, bem como um chassi monocoque de carbono feito sob medida.
O hot hatch francês é alimentado por dois motores elétricos montados no eixo traseiro, com uma potência combinada de 507 cv. Ele é o modelo de produção mais potente da Renault, podendo alcançar 100 km/h em menos de 3,5 segundos, de acordo com a marca.
Alguns detalhes ainda não foram divulgados pela empresa, como fotos do interior, disponibilidade e preço. O modelo estreará no mercado europeu em 2026. Mas muitas informações ainda serão divulgadas pela Renault nos próximos meses.