A BYD, cuja sigla significa Build Your Dreams, é uma das maiores fabricantes de carros elétricos do mundo e a maior da China. A empresa atua no Brasil há muitos anos com veículos comerciais, mas desde 2021 também vende automóveis – cujos preços vêm gerando um impacto notável no mercado brasileiro.
A empresa conseguiu se estabelecer no Brasil rapidamente. Primeiro com o SUV híbrido plug-in Song Plus, depois com o hatch elétrico Dolphin, que fez os carros elétricos mais vendidos do Brasil reduzirem de preço ainda mais.
Mas o ritmo intenso de lançamentos e a construção de uma fábrica no Brasil deram ainda mais destaque para a empresa, que acaba de lançar um sedã mais barato, o King DM-i. Conheça a seguir todos os BYD vendidos no Brasil em 2024.
BYD Dolphin Mini 4 lugares – R$ 115.800
BYD Dolphin Mini 5 lugares – R$ 119.800
Por esse preço, o BYD Dolphin Mini representa um carro elétrico que pode ser comprado pelo mesmo preço de um carro a combustão do mesmo porte. Essa versão tratada pela BYD como completa tem ajuste elétrico do banco do motorista, base de carregamento sem fio para smartphone e ajuste de profundidade da coluna de direção, todos itens que o Dolphin (R$ 159.800) fica devendo.
A lista de equipamentos de série ainda tem faróis e lanternas de led (só as setas têm lâmpadas convencionais), acendimento automático dos faróis, chave presencial, monitor de pressão e temperatura dos pneus e ar-condicionado digital (mas não é automático e não permite escolher a temperatura em graus Celsius).
A opção de cinco lugares ainda soma câmeras de visão 360°.
O motor elétrico do Dolphin Mini, porém, gera 75 cv como o motor 1.0 de um Fiat Argo. Isso não inspira muitas emoções, mas o torque de 13,8 kgfm já equivale ao de um Argo 1.3. e, no chinês, essa é uma força disponível de forma imediata. Em nossa pista, a aceleração de 0 a 100 km/h foi cumprida nos mesmos 14,9 s declarados pela fábrica. A velocidade máxima de 130 km/h se confirmou também. Não é comum as retas da nossa pista serem suficientes para chegar ao limite de velocidade dos carros.
BYD Dolphin 2024 – R$ 149.800
BYD Dolphin 2025 – R$ 159.800
BYD Dolphin Plus 2024 – R$ 179.800
BYD Dolphin Plus 2025 – R$ 184.800
O BYD Dolphin, hoje o carro elétrico mais vendido do Brasil, tem duas versões com mecânicas distintas no Brasil. A versão de entrada é a de maior sucesso e custa R$ 149.800. Tem motor elétrico dianteiro de 95 cv e 18,4 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de LFP de 44,5 kWh. Sua autonomia é de 291 km, de acordo com o Inmetro.
A versão topo de linha, BYD Dolphin Plus, custa R$ 184.800 e tem motor elétrico dianteiro mais potente, com 204 cv e 31,6 kgfm de torque. Com uma bateria maior de 60,5 kWh, essa variante atinge uma autonomia de 330 km, de acordo com o Inmetro. É um carro com frente mais comprida, tem teto solar e sistemas de condução semi-autônoma como diferenciais.
Ambos os carros têm potência de recarga máxima de 6,6 kW em corrente alternada (AC) e 60 kW em corrente contínua (DC) no caso do Dolphin e 88 kW no caso do Dolphin Plus. Nos dois casos é possível uma recarga de 20% a 80% em cerca de 30 minutos.
BYD King GL 2025 – R$ 175.800
BYD King GS 2025 – R$ 187.800
Lançado como arquirrival do Toyota Corolla, o BYD King tem um conjunto híbrido plug-in, que tem como principal estrela o motor 1.5 aspirado a gasolina de 110 cv e 13,8 kgfm acoplado a um câmbio CVT. Mas apesar de ter um conjunto mecânico mais avançado que o Corolla, que é um híbrido pleno (sem recarga na tomada), o King não tem nenhum recurso como frenagem autônoma, assistente de troca de faixa ou monitor de ponto cego – que são de série no Corolla.
A versão GL, mais básica, tem motor elétrico de 180 cv e 32,2 kgfm, além da bateria Blade de 8,3 kWh. Com esse conjunto, o King GL tem potência combinada de 209 cv e pode rodar até 55 km (ciclo NEDC) em modo elétrico, indo de 0 a 100 km/h em 7,9 s, segundo a BYD.
Acima dele, o King GS já recebe um motor elétrico mais potente, com 197 cv e 33,1 kgfm. A bateria também é maior, de 18,3 kWh. Com isso, não só a potência combinada sobe para 235 cv, como também a autonomia elétrica chega a 120 km (NEDC) e o tempo de 0 a 100 km/h cai para 7,3 s.
A versão GL traz como equipamentos de série o quadro de instrumentos digital de 8,8″, volante multifuncional, carregamento sem fio para celular, tomada 12 V, bancos com revestimento semelhante ao couro, bancos traseiros bipartidos rebatíveis e ajuste elétrico do banco do motorista em seis direções.
Há ainda quatro entradas USB tipo A (duas na frente e duas para o banco de trás), ar-condicionado digital com saída para o banco traseiro, central multimídia giratória de 12,8’’, abertura sem chave (via cartão NFC), câmera 360º, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, atualização remota por OTA (over-the-air), chip com 4G para uso da internet no carro, GPS integrado e sistema de som com seis alto-falantes.
A versão topo de linha traz exatamente os mesmos itens da versão GL com o acréscimo de ajuste elétrico do banco do passageiro, sistema de som com oito alto-falantes, faróis dianteiros com luz diurna integrada, luzes ambientes internas coloridas e ar-condicionado de duas zonas. Além, claro, do motor elétrico e da bateria bem melhores.
BYD Shark 2025 – R$ 379.800
A BYD Shark é uma picape média híbrida plug-in que combina o 1.5 turbo a gasolina de 183 cv e 26,5 kgfm, que trabalha junto com outros dois motores elétricos. O dianteiro tem 231 cv e 31,6 kgfm, enquanto o traseiro tem 204 cv e 34,7 kgfm. Ao todo são 437 cv combinados e essa disposição garante tração integral à picape.
Com esses números, ela promete um 0 a 100 km/h de 5,7 s sendo, na prática, mais lenta só que a nova Ram 1500. Tudo isso, mesmo pesando 2.710 kg – mais que uma Ram 1500.
Quanto a bateria, ela é Blade de 29,6 kWh e permite uma autonomia elétrica de 57 km (PBEV). A recarga pode ser feita em carregadores rápidos de corrente contínua a até 55 kW e leva cerca de 20 minutos para recuperar de 10% a 80% de carga. Em carregadores lentos (AC), porém, a potência máxima de recarga é de 6,6 kW. O veículo tem função V2L que permite alimentar equipamentos ou aparelhos elétricos.
BYD Yuan Pro 2025 – R$ 182.800
SUV elétrico mais barato da BYD, o novo BYD Yuan Pro tem o porte de um SUV compacto tradicional, mas uma boa potência. Combina o motor de 177 cv e 29,7 kgfm com as baterias Blade LFP de 45,1 kWh. A autonomia, de acordo com o Inmetro, é de 250 km.
A única versão disponível custa R$ 182.800 e tem ajuste elétrico dos bancos dianteiros, sistema de som com oito alto-falantes, faróis dianteiros de leds com luz diurna integrada, luzes ambientes internas coloridas, seis airbags, ar-condicionado automático, central multimídia de 12,8 polegadas, quadro de instrumentos digital de 8,8 polegadas e bancos de vinil, entre outros equipamentos.
BYD Song Pro GL 2025 – R$ 175.800
BYD Song Pro GS 2025 – R$ 187.800
Como no BYD King, há duas versões que se diferenciam principalmente pela autonomia do sistema elétrico e a potência do conjunto mecânico. No BYD Song Pro GL (R$ 189.8000), são 223 cv e 49 km só com o motor elétrico. Já no Song Pro GS (R$ 199.800), são 235 cv no total e 68 km de autonomia elétrica.
Além disso, ajustes na programação no motor 1.5 aspirado (98 cv/12,4 kgfm) fazem a potência combinada cair de 235 para 223 cv e o torque combinado de 43,0 kgfm para 40,8 kgfm de uma versão para a outra. A versão ainda GL tem bateria 30% menor, com 12,9 kWh contra os 18,3 kWh do Song Pro GS.
O Song Pro GL também renuncia ao carregador de celular por indução, ao ajuste elétrico do banco do motorista e ao filtro de ar mais avançado do ar, sempre de duas zonas. Todos, entretanto, chegam às concessionárias com oito anos de garantia para as baterias e seis anos para o motor e conjunto elétrico e para o chassi; sempre sem limite de quilometragem.
BYD Song Plus 2025 – R$ 239.800
O Song Plus é o único SUV híbrido plug-in da BYD à venda no Brasil. ombina um motor 1.5 aspirado (110 cv/13,8 kgfm) ao elétrico (179 cv/32,2 kgfm). A bateria de 8,3 kWh permite uma autonomia de 51 km em modo 100% elétrico, com carregamento máximo de 3,3 kW. A recarga demora longas 2h30.
Apesar da aceleração de 0 a 100 km/h em 9,7 s, a combinação do motor elétrico com transmissão e-CVT promete torque constante e baixo consumo de combustível. O BYD Song Plus custa R$ 239.800.
O Song Plus terá melhorias em 2024, mantendo o motor 1.5 aspirado a gasolina, mas com um novo motor elétrico mais potente de 197 cv e uma bateria expandida para 18,3 kWh, elevando a autonomia elétrica de 50 km para 110 km no ciclo NEDC.
BYD Yuan Plus 2025 – R$ 235.800
SUV médio elétrico da BYD, o Yuan Plus tem a mesma mecânica do Dolphin Plus: combina o motor 204 cv e 31,6 kgfm com as baterias Blade LFP de 60,5 kWh. A autonomia, de acordo com o Inmetro, é de 294 km.
O BYD Yuan Plus tem desempenho equivalente a um motor a gasolina de 2.0 turbo. Alcança 100 km/h em 7,6 s e de 40 a 80 km/h em 2,9 s, superando o Jeep Compass diesel com 63 kg a menos. Por estratégia da BYD, custa mais caro que um Song Plus: R$ 235.800.
BYD Seal 2025 – R$ 299.800
O BYD Seal é o sedã médio elétrico da BYD. Promete desempenho comparável a um Porsche Taycan 4S, a um preço significativamente mais acessível e próximo de um Honda Civic zero: R$ 299.800.
Equipado com dois motores elétricos totalizando 530 cv e 60,2 kgfm, o Seal atinge 0 a 100 km/h em 4 segundos, e uma autonomia de 665 km de acordo com nossos testes.
O destaque do sedã reside em sua mecânica, e seu desempenho, não apenas em termos numéricos, mas também em características dinâmicas. A relevância da tração integral é evidente para alcançar os números desejados. A sólida estabilidade do veículo é resultado da estrutura inovadora, onde o chassi integra a bateria, diferentemente de outros veículos elétricos nos quais a bateria é inserida posteriormente.
BYD D1 2024 – R$ 269.990
O BYD D1 é projetado como um carro ideal para táxis e carros de aplicativo e foi desenvolvido em parceria com a DiDi Chuxing, dona do app 99. Mas seu preço pode ser mais convincente quando negociado em lotes, pois custa R$ 269.990 – mais de R$ 40.000 mais caro que o Yuan Plus.
Com motor elétrico de 136 cv, baterias de 53 kWh e autonomia de até 371 km, destaca-se pela vocação urbana. A porta traseira direita é deslizante e tem acionamento automático, o que facilita o embarque e desembarque de passageiros, enquanto seu preço acessível o torna uma opção atrativa para operadores de frota.
BYD Tan 2025 – R$ 536.800
Primeiro SUV elétrico de sete lugares lançado no Brasil, o BYD Tan é um SUV grande com dois motores elétricos. Há um motor dianteiro de 245 cv e um traseiro de 272 cv, totalizando 517 cv e 69,3 kgfm.
A BYD afirma que a bateria Blade de 86,4 kWh, detalhada na página 27, proporciona uma autonomia de 505 km no ciclo NEDC, embora os dados divulgados para o ciclo WLTP, o padrão europeu, sejam de 400 km. Custa R$ 536.800.
BYD Han 2024 – R$ 539.990
O BYD Han é o sedã de luxo da BYD e tem luxos de sedãs muito mais caros que os R$ 539.990 pedidos – é o carro mais caro da BYD no Brasil. É equipado com dois motores elétricos de 222 cv e 33,6 kgfm no motor dianteiro e 272 cv e 35,7 kgfm na traseira. O veículo crava um 0 a 100 km/h em 4,3 segundos em nossos testes, ressaltando sua agilidade notável.
Baterias de fosfato de ferro-lítio de 76,9 kWh, possibilita uma recarga de 12 horas (CA) e 50 min (CC), além de chegar em uma autonomia de até 550 km.