Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Novo BYD Han híbrido roda 1.300 km com um tanque e é mais rápido que um M3

Sedã híbrido ainda tem versão esportiva com 490 cv e que promete chegar aos 100 km/h em 3,7 segundos

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 16 mar 2022, 12h08 - Publicado em 16 mar 2022, 12h03

Nós já tivemos um primeiro contato com o BYD Han EV, versão elétrica do sedã que começa a ser vendida no Brasil em maio. Na China, ainda existia uma versão híbrida com motor 2.0 a gasolina enviando sua força para as rodas da frente e um elétrico atrás, que juntos somavam 436 cv.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Agora há outras duas novas configurações, com direito a uma configuração voltada para a alta performance e que promete superar o BMW M3 em desempenho.

Trata-se dos novos BYD Han DM-i e DM-p. O que eles têm de tão especial em comum é que seu motor a gasolina é menor, um 1.5 turbo de 139 cv, e que na maior parte das vezes atua apenas para gerar energia para os motores elétricos e recarregar as baterias. 

byd-han-dmi
BYD/Divulgação

No caso do BYD Han DM-i, o motor elétrico dianteiro tem 197 cv e o traseiro, 218 cv, chegando à soma de 415 cv. O modo paralelo, quando o motor a gasolina também impulsiona o carro, só é usado em situações bem específicas por meio do acoplamento de uma embreagem. E ele é conectado diretamente ao diferencial traseiro, em um sistema muito parecido com o do Honda Accord e:HEV. Portanto, não há câmbio.

byd-han-dmi
BYD/Divulgação

 A bateria é uma Blade, ou seja, de fosfato de ferro-lítio, e tem capacidade de 37,5 kWh – contra 15,2 kWh no Han DM – e pode ser carregada em uma tomada. A BYD divulga autonomia de 242 km em modo puramente elétrico e que a autonomia com um tanque cheio, no ciclo de testes NEDC, é de 1.300 km. O consumo homologado em modo híbrido, com o motor a gasolina em ação, é de 23,8 km/l. 

Continua após a publicidade

byd-han-dmp
BYD/Divulgação

O Han DM-p não prioriza tanto o consumo, mas sim a performance. Nele, o motor dianteiro tem 218 cv enquanto o traseiro passa a ter 272 cv. São exatamente os mesmos motores do Han 100% elétrico, que somam 490 cv. A autonomia do motor elétrico é reduzida aos 202 km, mas a BYD promete que ele chega aos 100 km/h em 3,7 segundos.

Este é o ponto. O novo BMW M3 Competition Track testado por Quatro Rodas precisou de 3,9 s para chegar aos 100 km/h com seu motor seis cilindros 3.0 biturbo de 510 cv.

byd-han-dmp
BYD/Divulgação

No visual, o que diferencia o Han DM-p são as rodas, os pneus e o sistema de freios Brembo, mais potente. Mas as duas novas configurações híbridas têm para-choque, grade frontal e lanternas traseiras exclusivos.

Compartilhe essa matéria via:

Há poucas mudanças na cabine, que mantém a tela giratória de 15,6 polegadas para a central multimídia e o quadro de instrumentos digital de 12,3″. Mas há novos equipamentos, como a opção de couro natural para os bancos.

Os preços para a China ainda não foram divulgados, mas o BYD Han DM-p será ainda mais caro que a versão 100% elétrica.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas!

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês