PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

BYD Tan entra em pré-venda no Brasil e promete rodar até 472 km por carga

Primeiro carro da BYD disponível no Brasil para o grande público, SUV elétrico de 517 cv começa a ser vendido oficialmente até fevereiro

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 fev 2022, 13h33 - Publicado em 30 nov 2021, 10h41
BYD Tan 2022
Logo da BYD dará lugar ao ideograma da dinastia Tang (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A BYD deu mais detalhes sobre o início das suas operações no Brasil. A fabricante chinesa abriu as pré-reservas do BYD Tan, que será o primeiro SUV elétrico de sete lugares do Brasil, e prometeu a inauguração de 35 concessionárias no primeiro semestre de 2022 para iniciar as vendas do modelo.

Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

A fabricante planeja que o lançamento do BYD Tan aconteça entre janeiro e fevereiro, com preços entre R$ 400.000 e R$ 500.000. Sua oferta ficará maior em maio com o lançamento do sedã elétrico Han na mesma faixa de preço. Até o final do ano ainda terá modelos menores e híbridos no Brasil, o SUV Song e o sedã Qin.

O BYD Han tem dois motores elétricos. O dianteiro tem 245 cv e o traseiro, 272 cv. Combinados, entregam 517 cv e 69,3 kgfm. Com seus 2.455 kg, inclina pouco nas curvas graças ao peso das baterias concentrado no assoalho. A direção é rápida e fica bem pesada em alta velocidade para garantir a estabilidade mesmo quando alcança (rápido, diga-se) a máxima de 180 km/h. Em teste exclusivo feito por QUATRO RODAS, foi de 0 a 100 km/h em 4,9 s.

BYD Tan 2022
Pela lanterna, vai ter gente achando que o BYD Tan é um Dodge (Fernando Pires/Quatro Rodas)

De acordo com a BYD, a bateria Blade, de fosfato de ferro-lítio (LFP) tem 86,4 kWh e garante autonomia combinada de 437 km segundo o Inmetro, sendo 395 km para uso em estrada e 472 km em rodagem urbana. 

Continua após a publicidade

Como é o BYD Tan?

Na lateral do SUV, o vidro que cobre toda a coluna C lembra o Toyota SW4 e as rodas aro 22 não destoam do tamanho das caixas de roda. Por sinal, encobrem os grandes freios Brembo, necessários pelo porte e peso. O limpador traseiro escondido no aerofólio revela preocupação com detalhes, mas a traseira chama atenção mesmo é pelas lanternas integradas, que parecem as mesmas dos Dodge Durango e Charger.

BYD Tan 2022
Painel tem visual moderno e bom acabamento, com direito a faixa de Alcantara (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A cabine surpreende pelo design e pelas superfícies de toque macio com costuras, nas portas e no painel, que também têm partes em Alcantara e outras retroiluminadas pelas luzes ambiente configuráveis. A qualidade dos acabamentos não se compara com outros carros chineses que vimos no Brasil.

BYD Tan 2022
Bancos da frente têm ajuste elétrico e ventilação. Atrás, ajuste de inclinação (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade
BYD Tan 2022
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

No console, um bom porta-objetos sob as saídas de ar centrais, botões de acesso rápido às funções do carro ao redor da alavanca seletora de marcha, um carregador sem fio para smartphones e o apoio de braços com um grande compartimento dentro.

Fabricante de telas, a BYD colocou o que tem de melhor em seus carros. A qualidade do quadro de instrumentos digital salta aos olhos, tanto pela definição quanto pelo contraste e pela profundidade da cor preta.

Continua após a publicidade
BYD Tan 2022
Espaço da terceira fila é apenas bom, mas porta-malas varia entre 235 e 940 litros (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A central multimídia parece saída de um bom notebook, tanto pelas dimensões (são 15,6 polegadas) quanto pela qualidade da imagem. Contudo, em vez de se fechar, a tela rotaciona em 90° para uma exibição vertical. O movimento é automático, acionado por botões na tela e no volante. Ao desligar o carro, ela volta à horizontal. A intenção é permitir que os passageiros possam visualizar as informações como bem quiserem, inclusive dividindo a tela entre os apps disponíveis.

BYD Tan 2022
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

A interface da central é rápida e intuitiva, com direito a um menu com as principais funções ao arrastar o menu superior para baixo. Contudo, a integração da interface com Android Auto e Apple CarPlay ainda está em desenvolvimento. A BYD também prepara um app para comandar o carro remotamente – na China, é possível acionar o assistente de baliza automática pelo celular, de fora do carro.

Continua após a publicidade
BYD Tan 2022
Freio com disco perfurado da Brembo são de série (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Há mais equipamentos de carros de luxo, como o ajuste elétrico para a direção, câmeras de visão 360° de alta resolução, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa (que exibe alertas na base do volante), teto solar panorâmico, porta-malas com abertura elétrica e um potente sistema de som Dirac – mesma fornecedora dos Rolls-Royce e Bentley.

BYD Tan 2022
Cofre é grande, pois há versões híbridas na China (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Como nos Tesla, há câmeras para gravar o trânsito e a cabine integrados ao carro (dá até para tirar fotos com elas), e um cartão NFC que pode substituir a chave presencial. Os bancos dianteiros abraçam os ocupantes, têm ajustes elétricos, ventilação e aquecimento, mas o material sintético da forração poderia ter toque melhor.

Continua após a publicidade
BYD Tan 2022
Quadro de instrumentos é configurável e oferece ótima resolução (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O espaço na segunda fila é bom e a bateria no assoalho não compromete o conforto para as pernas. A seção direita rebate para facilitar o acesso à terceira fileira e também pode deslizar para aumentar o espaço por lá (que não sobra, mas também não é dos piores). Ou seja, é ótimo para levar crianças e tolerável para adultos apenas em viagens curtas.

O BYD Tan está disponível em cinco cores: azul, branca, vermelha, cinza e preta. A garantia é de cinco anos ou 500.000 km para o carro e oito anos para as baterias, sem limite de quilometragem.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

CAPA 751 quatro rodas

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.