Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

GWM vence a VW na justiça e poderá vender seu Fusca elétrico no Brasil

Volkswagen ainda pode reverter decisão, mas agora o Fusca elétrico da GWM poderá ser vendido no Brasil - se a fabricante quiser, claro

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 abr 2024, 14h16 - Publicado em 17 abr 2024, 14h00
Ora Ballet Cat
 (Divulgação/GWM)
Continua após publicidade

A Volkswagen tentou anular o registro dos GWM Ora Punk Cat e Ora Ballet Cat junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), feito em novembro de 2021. Desde agosto de 2022, a Volkswagen tentava anular os registros pois os carros elétricos chineses por considerá-los uma cópia do VW Fusca.

Na ação, que era um pedido de tutela de urgência decretando a nulidade das patentes, a Volkswagen alega que os GWM são “uma cópia escancarada do icônico Fusca, como se não houvesse leis em nosso País que salvaguardassem os esforços alheios e vedassem a concorrência desleal e parasitária e a associação indevida”.

Ora Ballet Cat
(Divulgação/GWM)

De acordo com o jornal O Globo, o pedido de tutela foi concedido em fevereiro de 2023 e esteve válido até o dia 4 de março, quando a GWM conseguiu a sua revogação com um agravo de instrumento.

Em sua defesa, a GWM disse que não se pode falar em concorrência desleal, pois o Fusca deixou de ser fabricado no Brasil em 1996. Mas a inspiração no clássico Fusca não é negada: “Por óbvio que desde então os demais players trabalham em novos e aprimorados designs de automóveis, inclusive, considerando aquilo deixado de legado para o estado da técnica – e a fim de ser aproveitado e melhorado pela sociedade – pelas Autoras (VW do Brasil)”.

Ora Ballet Cat
(Divulgação/GWM)
Continua após a publicidade

O argumento foi acatado pela 1a turma do Tribunal Regional Federal da 2a região. A disputa continua, pois a VW entrou com um embargo de declaração há duas semanas, mas ainda não houve um novo julgamento.

Ainda em 2021, quando o GWM Ora Punk Cat foi apresentado ainda como conceito, a Volkswagen divulgou que verificaria a existência de alguma violação de propriedade intelectual na China. Agora, a decisão favorável no Brasil poderia abrir caminho para a submarca Ora lançar os dois modelos inspirados no Fusca no Brasil. Mas eles nunca foram cogitados.

Como é o GWM Ora Ballet Cat

O Punk Cat, na verdade, era o protótipo que antecipou o lançamento do Ora Ballet Cat. Uma das diferenças entre os dois carros está justamente nos faróis, que perderam o formato redondo típico do Fusca passaram a ser ovais com a base plana.

Ora Ballet Cat

Continua após a publicidade

Além disso, o Ballet Cat ganhou fama pelo título de carro mais feminino do mundo. Oficialmente, a ORA trata o Ballet Cat como “um carro elegante para mulheres” e a justificativa pra isso pode ser vista nos detalhes, como um compartimento no console central dedicado a guardar maquiagem, espelhos iluminados maiores por trás dos parassóis.

Compartilhe essa matéria via:

Mas algumas funções soam um tanto machistas. Por exemplo, o carro oferece o modo de condução “Lady Driving”, que configura o piloto automático adaptativo para manter uma distância maior dos carros à frente. Também tem o modo infantil, que seleciona uma temperatura confortável e ativa uma câmera traseira para monitorar crianças no banco de trás.

Ora Ballet Cat
(Divulgação/GWM)
Continua após a publicidade

Mais controverso ainda é o “Warm Man Mode” (Modo homem quente, na tradução literal), que liga o sistema de aquecimento do carro para reduzir o desconforto das mulheres no período menstrual. O carro passaria a aquecer a região lombar, o que diminuiria a dor durante o período. Mas o nome da função é infeliz.

O “Fusca chinês” é maior do que qualquer Fusca já fabricado pela Volkswagen. Tem 4,40 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,63 m de altura e bons 2,75 m de entre-eixos, o que permite não apenas que tenha um bom espaço traseiro como também viabiliza as portas traseiras.

Ora Ballet Cat
(Ora/Divulgação)
Continua após a publicidade

O motor elétrico é dianteiro e tem 173 cv, o que limita a velocidade máxima a 155 km/h. Há duas baterias disponíveis: a de 50 kWh tem autonomia de 401 km no ciclo chinês (CLTC), enquanto a de 60,5 kWh aumentaria o alcance a 500 km.

Continua após a publicidade
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.