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BYD Dolphin ou Ora 03 Skin: qual o melhor carro elétrico de R$ 150.000?

As versões de entrada dos hatches elétricos têm diferenças maiores do que as mais caras; isso pode ajudar na hora da escolha

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 mar 2024, 16h02 - Publicado em 25 mar 2024, 17h54
ORA x Dolphin
As versões de entrada têm diferenças mais significativas em desenho e conteúdo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Este não é o primeiro encontro entre BYD Dolphin, o elétrico mais vendido de 2023 no Brasil, e seu principal concorrente, o GWM Ora 03. Os compactos já protagonizaram um embate entre suas versões mais caras (as únicas disponíveis para teste na ocasião). 

Agora chegou a vez de comparar as versões mais baratas, que custam cerca de R$ 30.000 a menos que as configurações topo de linha e são aquelas que brigam em detalhes para conquistar os compradores. É hora do tira-teima no primeiro degrau do mercado dos compactos elétricos.

ORA x Dolphin
Dolphin tem visual mais discreto, mesmo com as lanternas indo de um lado a outro na traseira (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Começando pelos preços, há um empate entre os rivais. Enquanto o Ora 03 Skin custa R$ 150.000, o Dolphin (sem nome específico para a versão) sai por R$ 149.800.

No visual, cada um assume uma personalidade, mas ambos têm identidades fortes e bem definidas. No Dolphin, as rodas mais simples e menores, de 16 polegadas, denunciam que se trata da versão mais barata.

Já o Ora 03 tem rodas de 18 polegadas, como na versão mais cara, GT, mas com desenho mais simples e previsível. O teto branco da unidade testada é exclusivo da série limitada Copacabana. Ambos têm faróis full-led automáticos, mas só o Ora 03 traz facho alto automático.

BYD Dolphin ou Ora 03 Skin: qual o melhor carro elétrico de R$ 150.000?
Ora 03 é mais arredondado e as lanternas embutidas no vidro traseiro dão personalidade (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Por dentro, a diferença de identidade do exterior se repete. O Dolphin exibe traços mais modernos e divertidos, com elementos com temática marítima e combinações de cores mais discretas. O nível de acabamento é bom, com encaixes bem feitos e materiais agradáveis ao toque, como a faixa central, que imita couro. Nele, o quadro de instrumentos tem apenas 5”, com as informações estritamente essenciais. Já a central multimídia, compatível com Android Auto e Apple CarPlay e conexão sem fio, se destaca com sua tela de 12,8” e rotação elétrica.

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ORA x Dolphin
Dolphin tem interior mais moderno e com bom acabamento, mesmo que aquém do Ora 03; atrás, os 5 cm a mais no entre-eixos faz pouca diferença (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Ora 03 tem interior mais sóbrio no desenho, mas as combinações de cores são mais chamativas – e cansativas, a longo prazo de convivência. É o caso do verde e branco quando a carroceria é da cor Azul Copacabana. É bonito, tem ares retrô, mas cansa (e o branco suja mais facilmente).

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Apesar disso, o GWM tem acabamento superior ao do BYD, com materiais melhores, mais porções emborrachadas e montagem mais refinada. Nele, tanto o quadro de instrumentos quanto a multimídia têm 10,25”. O quadro é rico em detalhes de informações, com direito a mostrar a posição do modelo nas faixas de rolagem e dos veículos a sua volta. A multimídia também tem espelhamento de Apple e Android com conexão sem fio.

ORA x Dolphin
Interior do Ora 03 Skin é bem acabado e sóbrio no desenho, mas as cores podem cansar e o volante é muito grande; há espaço de sobra apesar do entre-eixos menor (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Assistência ao motorista

As listas de equipamentos de ambos seguem com grandes diferenças, em que o Ora 03 Skin leva ampla vantagem. Ambos têm ar-condicionado digital automático, chave presencial, câmera 360o, freio de estacionamento eletrônico, piloto automático e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

ORA x Dolphin
BYD Dolphin (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Só o elétrico da GWM, porém, tem sete airbags (contra seis no BYD), cinco modos de condução (quatro no BYD) e mais três de direção. Só o Ora 03 Skin traz ainda um pacote completo de assistências para condução. Entre elas estão: piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, sistema de permanência em faixa com centralização, leitura de placas de velocidade, além de alertas de pontos cegos, colisão traseira e de tráfego cruzado traseiro.

ORA x Dolphin
BYD Dolphin (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Dolphin tenta compensar oferecendo mais espaço a bordo, mas a diferença é pouca. Seus 5 centímetros a mais na distância entre-eixos, em relação ao Ora 03, proporcionam maior espaço interno, mas o ganho não é tão relevante assim.

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Para quem vai atrás, nos dois carros, há apenas uma tomada USB do tipo A, mais antiga, e nada de saídas de ar. O Dolphin também tenta recuperar terreno no porta-malas, que, na versão Skin, tem 250 litros. Na Plus, são 345 l. Assim, não se distancia tanto dos 228 l do Ora 03.

ORA x Dolphin
GWM Ora 03 Skin (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Pegadas diferentes

O BYD é movido por motor dianteiro de 95 cv e 18,4 kgfm, suficiente para levá-lo de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos, desempenho próximo ao de um compacto 1.0 aspirado. O GWM, por sua vez, tem a mesma motorização da versão GT: são 171 cv e 25,5 kgfm, que o levam de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos (mais rápido que os 8,2 s do Fiat Pulse Abarth, por exemplo).

ORA x Dolphin
GWM Ora 03 Skin (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Na autonomia, o Ora 03 Skin perde por pouco. Ele tem bateria maior, de 48 kWh, mas autonomia de 232 km, segundo o Inmetro. O Dolphin, com 44,9 kWh, tem alcance de 291 km.

A pegada de cada um dos elétricos é bem diferente. Menos potente, o Dolphin tem um comportamento mais dócil, com boas mas não tão abruptas acelerações. A direção tende ao conforto, assim como a suspensão macia, que chega a ser molenga em situações de asfalto mais crítico, quando também há chance de solavancos na suspensão traseira. Nada, porém, que chegue a incomodar ou passar insegurança.

ORA x Dolphin
BYD Dolphin (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Ora 03 vai para o lado da esportividade com uma suspensão de ajuste mais rígido que, em conjunto com as rodas maiores, fazem com que as imperfeições do solo sejam mais sentidas pelos ocupantes. Ele não chega, porém, a dar pancadas secas. E, se isso prejudica o conforto, também ajuda no prazer ao dirigir e na estabilidade. As acelerações empolgam e a direção é mais direta – mas um volante menor melhoraria a experiência.

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ORA x Dolphin
GWM Ora 03 Skin (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em um embate que seria difícil por se tratar de versões mais competitivas, a decisão se revelou fácil. Com espaço e autonomia equivalentes aos do rival, o GWM Ora 03 Skin dá a volta por cima e vence o BYD Dolphin com ampla vantagem em equipamentos, mecânica, acabamento e dirigibilidade.

Veredicto Quatro Rodas

No primeiro degrau do mercado o Ora 03 Skin merece atenção: ele supera o Dolphin com ampla vantagem em equipamentos, acabamento, desempenho e dirigibilidade.

Ficha Técnica

GWM Ora 03 Skin

Motor: elétrico, dianteiro, 171 cv, 25,5 kgfm
Bateria: íon-lítio, 48 kWh
Autonomia: 232 km (Inmetro)
Câmbio: automático, 1 marcha + ré, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco nas quatro rodas
Pneus: 215/50 R18
Peso: 1.580 kg
Dimensões: comprimento, 423,5 cm; largura, 182,5 cm; altura, 160,3 cm; entre-eixos, 265 cm; porta-malas, 228 l

BYD Dolphin

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Motor: elétrico, dianteiro, 95 cv, 18,4 kgfm
Bateria: íon-lítio, 44,9 kWh
Autonomia: 291 km (Inmetro)
Câmbio: automático, 1 marcha + ré, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco nas quatro rodas
Pneus: 195/60 R16
Peso: 1.405 kg
Dimensões: comprimento, 412,5 cm; largura, 177 cm; altura, 157 cm; entre-eixos, 270 cm; porta-malas, 250 l

Teste Comparativo Quatro Rodas

Aceleração Ora 03 skin Dolphin
0 a 100 km/h 8,1 s 12,3 s
0 a 1.000 m 30,2 s – 166,6 km/h 34,4 s – 148,4 km/h
Velocidade máxima* 160 km/h 160 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h 3,1 s 4,9 s
D 60 a 100 km/h 4,1 s 7 s
D 80 a 120 km/h 5,9 s 10,3 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 14,4/26,1/58,8 m 14,3/25,5/58,4 m
Consumo
Urbano n/d 8,4 km/kWh
Rodoviário n/d 7,6 km/kWh
Ruído interno
Neutro/RPM máx.
80/120 km/h 60,3/74,2 dBA 61,5/68,8 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 99 km/h 97 km/h
Rotação do motor a 100 km/h
Volante 2,5 voltas 2,7 voltas
SEU Bolso
Preço básico R$150.000 R$149.800
Concessionárias 69 70
Garantia 5 anos 5 anos

Condições de teste: alt. 660 m; temp., 28/20,5°C; umid. relat., 66/62%; press., 757/767 mmHg

Agradecimentos ao parque Villa-Lobos/Reserva Parques

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