Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Audi se rende e reinventa marca para enfrentar carros elétricos chineses

É difícil explicar, mas a Audi que conhecemos criou a AUDI, uma submarca focada em carros elétricos dedicados ao mercado chinês e o primeiro deles tem 754 cv

Por Lucas Parente
Atualizado em 9 nov 2024, 09h57 - Publicado em 9 nov 2024, 09h00
AUDI-E (1)
 (Divulgação/Audi)
Continua após publicidade

Diz o ditado que “Se não pode com eles, junte-se a eles”. A Audi está fazendo isso para reinventar sua operação na China com novos carros elétricos. A fabricante alemã se juntou com a SAIC (como é mais conhecida a Shanghai Automotive Industry Corporation) para criar uma joint venture que comandará a nova submarca… AUDI. Isso mesmo, mesmo nome mas em maiúsculo e sem as quatro argolas.

A Audi nem é a primeira empresa a fazer isso na China. A Honda apresentou a Ye neste ano, em parceria com a Dongfeng. A Volkswagen, por sua vez, tem a submarca Jetta há alguns anos, em parceria com a Chinesa FAW, para vender carros mais simples e antiquados voltados para o público jovem. Mas nenhuma dessas submarcas reproduzem o nome da marca-mãe.

Fica um pouco mais fácil entender essa estratégia conhecendo o carro-conceito AUDI E, que dá uma prévia de três modelos que podem entrar em produção em um futuro: meados de 2025.

Repare que, diferentemente dos modelos tradicionais da Audi, o novo conceito AUDI E abandona as quatro argolas na grade e usa o nome por extenso. Isso sinaliza bem uma nova identidade visual, tanto para a submarca quanto para o design dos carros. A empresa acredita que isso será suficiente para garantir uma diferenciação frente aos modelos tradicionais.

AUDI-E (5)
(Divulgação/Audi)
Continua após a publicidade

Como dito, o visual da carroceria é totalmente inédito. O conceito traz um estilo mais extravagante, com um jogo de leds na frente, além de muitos vincos por toda a carroceira. A pintura é bicolor e a carroceria é de perua. Aliás, ele se assemelha bastante ao novo A5 Avant, mas é ainda maior. As dimensões são as seguintes: 4,87 m de comprimento, 1,99 m de largura, 1,46 m de altura e um imenso entre-eixos de 2,95 m.

A cabine ostenta um único grande display que se divide entre a central multimídia e o quadro de instrumentos. Há apenas quatro assentos, sendo todos eles individuais. Além disso, o modelo esbanja muito luxo, com acabamento premium e até elementos em madeira.

Continua após a publicidade
AUDI-E (2)
(Divulgação/Audi)

A plataforma é diferente, resultado do trabalho das duas empresas. A arquitetura elétrica de 800 V combina dois motores elétricos para gerar 754 cv combinados. Com tração Quattro da Audi e capacidade de vetorização de torque, o novo conceito da AUDI pode ir de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, de acordo com a empresa.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

O modelo também está equipado com uma grande bateria de 100 kWh de capacidade, o que dá ao novo AUDI mais de 700 km de autonomia no ciclo chinês CLTC. Os detalhes de carregamento ainda não foram divulgados, mas, segundo a empresa, ele pode ter 300 km de autonomia em apenas 10 minutos em um carregador de alta potência.

AUDI-E (2)
(Divulgação/Audi)

Três modelos até 2027

O novo conceito em carroceria de perua dará origem ao primeiro modelo da AUDI ainda em 2025. Outros dois modelos, um sedã e um SUV, também estão dentro do planejamento da empresa. Os futuros carros devem chegar em 2026 e 2027, respectivamente, baseados no próprio conceito AUDI-E.

Continua após a publicidade
AUDI-E (3)
(Divulgação/Audi)

O primeiro modelo conceito foi concebido em apenas 18 meses neste primeiro trabalho conjunto entre a Audi e SAIC. É menos da metade do tempo para o desenvolvimento de um carro da marca alemã. As operações seguirão a todo vapor para alcançar uma boa colocação no grande mercado chinês.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.