Plymouth Superbird: V8 com até 425 cv tão rápido que foi banido das pistas
Aceleramos um dos muscle cars mais icônicos da indústria norte-americana, o Plymouth Superbird. Com seu motor V8 de até 425 cv chegava até a 257 km/h
Nos autódromos a regra é ser o mais rápido possível, não é mesmo? Agora imagine um carro que, de tão veloz, acabou sendo banido das pistas.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Foi o que aconteceu com o Plymouth Superbird, um dos muscle cars mais icônicos da indústria norte-americana, em 1970. E é com esse lendário supercarro que estrearemos no canal do Youtube da QUATRO RODAS uma série de vídeos dedicada aos carros clássicos.
A série será apresentada pelo antigomobilista Felipe Bitu, responsável pela seção Clássicos da revista há mais de dez anos. Todos os meses teremos um modelo igualmente lendário em nosso canal.
O Plymouth Superbird foi desenvolvido em túnel de vento para demonstrar a superioridade da Chrysler Corporation nas competições da NASCAR.
Por muito tempo o ditado “Vença no domingo, venda na segunda-feira” fomentou o mercado americano de automóveis, época em que era possível entrar numa concessionária e levar para casa um modelo semelhante ao das provas da Nascar (Associação Nacional para Corridas de Carros de Série). Foi nesse contexto que surgiu o Plymouth Superbird.
A criação do Superbird teve como principal motivação trazer de volta para sua equipe de competição em 1970 o piloto Richard Petty, que na época, representava a arquirrival Ford. E o plano deu certo, Petty voltou pras pistas pilotando o Superbird e venceu 18 das 48 provas daquela temporada da Nascar.
Em 1971 a NASCAR colocou um fim na batalha aerodinâmica ao limitar a cilindrada dos carros com implementos aerodinâmicos a 305 polegadas cúbicas. Foi justamente isso que acabou com a carreira do Superbird nas pistas.
Hoje o valor médio de um Superbird oscila em torno dos US$ 200 mil: exemplares em mau estado chegam perto de metade desse valor enquanto os mais raros já superaram meio milhão de dólares.
Ficha técnica – Plymouth Superbird
- Motor: 8 cilindros em V de 7,2 litros
- Torque: 67,7kgfm a 3200 rpm Potência: 390 cv a 4700 rpm
- Câmbio: manual de 4 velocidades, tração traseira
- Carroceria: fechada, 2 portas, 5 lugares
- Dimensões: comprimento, 561 cm; largura, 194 cm; altura, 156 cm; entre-eixos, 295 cm peso, 1738 kg
Desempenho:
- Aceleração de 0 a 96 Km/h: 5,5 segundos
- Velocidade máxima: 210 a 257 km/h (depende do câmbio e relação de diferencial)