Ford Escort clássico é recriado como há 50 anos e com até 300 cv
Primeira geração do Escort RS está voltando a ser fabricado: serão apenas 150 unidades com preço a partir de R$ 2,3 milhões

Quer um carro clássico zero quilômetro e com seu projeto melhorado? Prepare o bolso. A Boreman Motorworks revelou o sua versão do Ford Escort RS de primeira geração. O projeto do carro foi licenciado pela Ford de forma oficial, mas ele foi meio que remasterizado pela empresa britânica e têm uma série de melhorias no chassi e na mecânica.
Esse carro, originalmente, foi produzido entre 1973 e 1975. Os materiais evoluíram tanto nestes últimos 50 anos que os novos aços usados deixaram o Escort não apenas mais leve, com também mais rígido que o original. Ainda faz uso de fibra de carbono no capô, na tampa do porta-malas e em partes da cabine. Tudo isso ajudou a chegar num peso final ao redor dos 800 kg.

Com esse peso mais baixo que o de um Renault Kwid, o Ford Escort RS MK1 da Boreman receberá, no mínimo, o motor Twin-Cam original do Escort RS com deslocamento aumentado de 1.558 cm³ para 1.845 cm³. Ele rende 185 cv e é combinado a um câmbio manual de quatro marchas, que envia a força para as rodas traseiras. Tudo à moda antiga.

Quem quiser um carro clássico com ainda mais maldade poderá optar por um motor 2.1 aspirado com virabrequim billet, bielas de aço, acelerador eletrônico, injeção eletrônica e escape de titânio capaz de gerar até 300 cv e com corte de giros de absurdos 10.000 rpm. Esse motor pesa apenas 85 kg e é combinado a um câmbio manual de cinco marchas do tipo dog-leg.

Conseguiram fazer o carro chegar a uma distribuição de peso na razão 55:45. Isso, com o uso de suspensão McPherson na dianteira e eixo rígido de alumínio e titânio na traseira, que ainda recebe um um diferencial traseiro de deslizamento limitado. Todos os amortecedores são coilover. Ainda há freios a disco nas quatro rodas, com pinças de quatro pistões na dianteira e dois pistões na traseira.

O visual também traz elementos modernos, como os faróis de leds, as caixas de rodas alargadas para acomodar os novos pneus aro 15. Por dentro, ainda tem ar-condicionado e revestimento de Alcantara em algumas partes, como o volante, além de uma gaiola de proteção e um local específico para um capacete.

Este novo velho Ford Escort é um brinquedão para poucos. Apenas 150 unidades serão fabricadas e cada uma custará a partir de 295.000 libras esterlinas, quase R$ 2,3 milhões ao câmbio atual. A garantia é de 2 anos ou 32.000 km.

