CARDE: os carros clássicos que você precisa contemplar no museu de Campos do Jordão
Museu tem alguns dos carros mais raros do mundo em seu acervo, além de obras de arte e peças de design
Visitei muitos museus de automóveis na vida. Maiores, menores, dedicados a uma marca, donos de acervos abrangentes. O CARDE é diferente de todos, porque, além de carros, tem quadros, esculturas, artesanato. E está no Brasil.
Pensando em compartilhar minha visita com você, leitor, planejei eleger um carro por sala visitada e iniciei minha busca.
Ledo engano. Já na primeira sala, de 1889 a 1930 – o carro e os estilos de design – hesitei em eleger o meu preferido. Havia Benz, Cadillac, Hispano Suiza. Por fim destaquei o Cord L-29, que aparece no vídeo.
Já na sala seguinte, desisti da ideia de escolher apenas um carro. Assim que entrei no espaço me deparei com modelos icônicos como Opala, Karman-Ghia, Romi-Isetta e FNM 2000 JK. Alguns marcaram minha infância. Outros, a vida adulta. Como o JK que dirigi já como jornalista especializado.
Depois disso vieram outras preciosidades como um Isotta Franschini e um Duesemberg. Entre os mais novos, dos anos de1990, o destaque são os supersportivos, como o Jaguar XJ 220, a Ferrari F-50, o Honda NSX (que me remete imediatamente à memória de Ayrton Senna).
É difícil até mesmo dizer minha sala predileta. Uma das menores e com menos carros é a Visionários da tecnologia, que presta homenagem a dois brasileiros Alberto Santos Dumont e João Augusto do Amaral Gurgel. Nela, há apenas dois carros: um X12 e um Itaipu E-400. Mas é uma das mais significativas do acervo.
A que eu me demorei mais apreciando os carros (todos meus velhos conhecidos) foi a que reúne lendas internacionais dos anos de 1950 e 1960, entre eles os ingleses Jaguar E-Type e Aston Martin DB-5, os alemães Porsche 356 e Mercedes-Benz 300 SL e o americano Chevrolet Corvette. O E-Type é tido como o carro mais bonito de todos os tempos. Mas esse título pode ser tranquilamente atribuído a todos os demais modelos expostos a seu lado no CARDE.
Faz apenas alguns dias que estive no CARDE e não vejo a hora de voltar. Até porque seu acervo é bem maior do que o exposto neste momento. Há muito mais carros no acervo técnico, que será exposto a medida do tempo e da programação do museu.
O CARDE fica na Rua Benedito Olímpio Miranda, no 280, bairro Alto da Boa Vista, em Campos do Jordão (SP). Funciona de quinta a segunda-feira (fecha terças e quartas) e tem ingressos a R$ 120 (preço promocional de inauguração).