35 fotos incríveis mostram a produção quase artesanal do Fusca nos anos 50
Série com fotos de 75 anos atrás mostram como a produção do velho Fusca era simples e artesanal
Por Henrique Rodriguez
SEGUIR
SEGUINDO
Atualizado em 11 out 2025, 15h48 - Publicado em 11 out 2025, 07h00
A carroceria circulava em esteiras e trilhos aéreos dentro da fábrica (Reprodução/Internet)
Mais de 21,5 milhões de unidades do Volkswagen Fusca foram produzidas (sem grandes mudanças) entre 1938 e 2003. O projeto encomendado pelo governo alemão (liderado por Hitler) no início dos anos 1930 tinha a missão de ser simples, funcional, confiável e tão barato quanto uma motocicleta da época.
Tudo bem que o primeiro Volkswagen não conseguiu chegar no preço-alvo, mas cumpriu muito bem as outras exigências. E, claro, tudo isso se refletiu na forma como o Fusca era produzido.
Vale dizer que em 1955 esta fábrica alcançou seu primeiro milhão de unidades do Fusca produzidas. E que outras 18 fábricas ao redor do mundo também produziram o mais simpático dos Volkswagen.
A chapa do teto era enorme e incluía as colunas frontais, traseiras e o vidro traseiro (Internet/Reprodução) O transporte das peças de estamparia era totalmente manual (Internet/Reprodução)
Continua após a publicidade
O icônico capô após ser conformado na prensa (Internet/Reprodução) O processo de soldagem das partes da carroceria era totalmente artesanal (Internet/Reprodução) A retirada dos gabaritos da solta elétrica era na marreta (Internet/Reprodução) Hoje a aplicação de solda elétrica é automatizada em grande parte das fábricas (Internet/Reprodução)
Continua após a publicidade
Camisas do motor: por ser refrigerado a ar, os cilindros eram peças separadas do bloco do motor (Internet/Reprodução) Carcaças do câmbio empilhadas (Internet/Reprodução) Câmbio parcialmente montado recebendo usinagem (Internet/Reprodução) Estoque de tambores de freio (Internet/Reprodução) Montagem da carroceria era feita em esteiras (Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade
Não havia muitas máquinas para auxiliar na montagem (Divulgação/Volkswagen)–(Divulgação/Volkswagen) A lataria já era tratada para ferrugem (Internet/Reprodução)–(Internet/Reprodução) Correção de imperfeições da carroceria é manual até hoje, mas usa-se máquinas e há menos defeitos (Internet/Reprodução)
Continua após a publicidade
Início do processo de pintura (Internet/Reprodução) Processo de instalação das lonas de freio (Internet/Reprodução) Suspensão dianteira do tipo braço arrastado recebendo componentes do freio, ainda a tambor (Internet/Reprodução) O momento em que a carroceria é unida ao chassi já com motor, câmbio e suspensões montados (Divulgação/Volkswagen)–(Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade
Começa o processo de instalação do chicote elétrico (Divulgação/Volkswagen) Costureira faz a forração acarpetada do interior (reprodução/Internet) Colocação da forração do teto era um processo artesanal e demorado (Internet/Reprodução) As calotinhas com o brasão da cidade de Wolfsburg (Internet/Reprodução)–(Internet/Reprodução) Primeiro abastecimento antes de sair da fábrica (Internet/Reprodução)–(Divulgação/Volkswagen)–(Divulgação/Volkswagen) Os carros saiam da fábrica por uma rampa (Divulgação/Volkswagen) Marco das primeiras 10.000 unidades produzidas em 1946 (Divulgação/Volkswagen)
DIRIGIMOS o último Fiat Uno Mille do mundo - que ainda dá aula a muito carro novo
A referência de tempo fica a seu critério. Faz 40 anos que o Fiat Uno foi lançado no Brasil e 10 anos que saiu de linha. Este carro é exatamente o último Fiat Uno de primeira geração fabricado no mundo, o Grazie Mille número 2.000 e dirigi-lo hoje é uma verdadeira viagem no tempo.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.
OFERTA RELÂMPAGO
Digital Completo
Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos,comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mêsApenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF
Revista em Casa + Digital Completo
Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês A partir de R$ 10,99/mês
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.