Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novos head-up display gigantes podem acabar com o quadro de instrumentos

A vida a bordo vai se tornar cada vez mais digital, ainda que com menos telas no carro

Por Joaquim Oliveira
Atualizado em 23 set 2024, 13h08 - Publicado em 23 set 2024, 13h00
Audi activesphere concept
 (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Primeiro foram as centrais multimídia que começaram a ganhar telas cada vez maiores, reunindo maior número de informações e funções. De 8” passaram para 10”, 12”, 17”, 30”, até ocuparem todo o frontal da cabine, como no Mercedes-AMG EQS. Depois, os painéis de instrumentos começaram a encolher, chegando a desaparecer, como no Volvo EX30.

O próximo passo, já com algumas manifestações ainda tímidas, será os para-brisas se tornarem grandes telas de projeção trazendo todas as informações que os motoristas e os passageiros necessitam a bordo. Falta pouco para esse dia chegar. Audi e Mercedes já apresentaram propostas e a nova geração da BMW Série 3, esperada para o final de 2026, deve ter uma tela que poderá ser vista até pelos que viajam no banco traseiro.

Esse head-up display ampliado vai permitir que o motorista dirija sem tirar os olhos da frente, combinando recursos de realidade virtual e realidade aumentada (que mistura imagens reais às virtuais). Aplicada aos carros autônomos, essa tela terá a finalidade de manter os ocupantes informados do que acontece durante a viagem, ou simplesmente como recurso para entretenimento a bordo. As crianças nunca mais vão perguntar aos pais se ainda falta muito para chegar ao destino.

Condução por instrumentos
No futuro, os motoristas poderão dirigir com a atenção focada nas informações projetadas no para-brisa

Caverna virtual
Com o carro e as ruas totalmente conectados e monitorados, o motorista poderá dirigir imerso em um ambiente virtual. Os ocupantes dos assentos traseiros podem contar com telas exclusivas ou óculos especiais.

Continua após a publicidade
Audi Q4 Etron
(Divulgação/Quatro Rodas)

Realidade aumentada

Atualmente, em vários modelos à venda inclusive no Brasil, os condutores recebem indicações de direção, limites de faixa e presença de pedestres à frente, via head-up display ou mesmo pela tela da central multimídia.

Olho Mágico

Continua após a publicidade

A chamada Unidade de Geração de Imagens (PGI- Picture Generation Unit), que se encontra escondida dentro do painel de bordo, é quem projeta as imagens no para-brisa.

Uma tela LCD brilhante envia feixes de raios para dois espelhos, que separam os planos mais próximo e mais distante.

Audi Q4 tron
Estes espelhos direcionam os feixes para um espelho côncavo com regulação elétrica e, a partir daí, as informações são projetadas no para-brisa, no campo de visão do condutor. O sistema ajusta o posicionamento dos símbolos de acordo com o ambiente da via.
A câmara frontal, os sensores de radar e o mapa de navegação fornecem os dados necessários para a estrutura técnica geral. (Divulgação/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.