Clique e assine por apenas 8,90/mês

Teste de produto: Easy Driving Head-Up Display

O Easy Driving Head-Up Display projeta informações no para-brisa de qualquer carro para evitar distrações do motorista

Por Fernando Garcia - Atualizado em 20 abr 2018, 12h12 - Publicado em 22 nov 2016, 12h04
Easy Driving Head-Up Display
Aparelho fica sobre o painel, projetando os dados no vidro Eduardo Svezia/Quatro Rodas

São poucos os sedãs de luxo que vêm com head-up display, espécie de painel digital que projeta as informações do veículo no para-brisa. Mas seu carro pode estar nesse grupo exclusivo se tiver o Easy Driving.

Além das informações principais, ele traz conta-giros, distância percorrida, aviso de falhas na bateria e até alertas para limite de velocidade.

Vendido por R$ 499, o aparelho pode ser facilmente instalado, desde que o veículo tenha o conector OBDII (disponível em carros a partir de 1996 nos EUA e Europa e 2010 no Brasil).

É só ligar cabo nessa entrada e colar atrás da tela de 5,5 polegadas o antiderrapante que acompanha o kit. Depois de plugado, o pequeno monitor acenderá por alguns segundos concluindo a sincronização.

Continua após a publicidade

Mas a dificuldade vem na hora de achar a melhor posição para colocar o Easy Driving no painel e a película reflexiva no vidro. Ela é pequena demais, o que dificulta a visibilidade dos dados dependendo da situação ou do local em que foi colocada.

Logo de cara, encaramos uma noite chuvosa a bordo de um Honda Fit 2010 para avaliar sua praticidade. Dados como velocidade, rotação, consumo instantâneo, temperatura da água do motor, tudo isso surge em cores vibrantes, que facilitam a consulta.

Mas é bom saber que as informações variam de um carro para outro (por exemplo, nem todos dão acesso ao consumo).

Bem democrático, há a possibilidade de configurá-lo ao gosto do usuário, incluindo aí alertas de velocidade (ótimo para não tomar uma multa por ultrapassar o limite máximo da via), de rotação (ajuda nas mudanças de marchas, visando economia de combustível) e de fadiga (toca após horas seguidas ao volante). Outra boa notícia é que sob sol forte, a leitura não é prejudicada.

Continua após a publicidade

Porém, notamos uma falha: na função de distância percorrida, uma vez desligado o aparelho, seu hodômetro é zerado, ao contrário do que ocorre no painel do carro, que só volta a zero ao pressionar um botão.

No segundo teste, convidamos o eletricista automotivo André Car­neiro, que simulou uma falha elétrica em um Ford Focus 2012. “Desliguei o cabo do alternador com o motor ligado e, ao religá-lo, o Easy Driving reconheceu o problema.”

Avaliação – Easy Driving Head-Up Display A8 EX

Easy Driving Head-Up Display
Easy Driving Head-Up Display Eduardo Svezia/Quatro Rodas

Nota: 8

Comentário: ele projeta no vidro dados do carro e vários alertas de grande ajuda, mas a visibilidade nem sempre é boa.

Continua após a publicidade

Preço Médio: R$ 499

Compra: arsenalcar.com.br

Publicidade