Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Limpadores de parabrisa do EcoSport

Ford orienta concessionárias a fazer troca de limpadores que trepidam e sensor de alarme que dispara sob chuva

Por Waldez Carmo Amorim Atualizado em 22 abr 2021, 15h53 - Publicado em 9 jul 2013, 21h30

auto-defesa auto-defesa

Em dezembro de 2012, nosso EcoSport de Longa Duração apresentou o primeiro sinal de trepidação das palhetas, um incômodo que durou por quatro meses, mesmo depois de terem sido substituídas juntamente com os braços do limpadores, aos 9 326 km. Outro defeito que tem assombrado nosso carro é o disparo acidental do alarme sob a chuva, registrado aos 8 968 km. Desde que publicamos a informação, na edição de abril, temos recebido relatos de problemas semelhantes com outros EcoSport.

Um deles é o do paulista Fabrício Rodrigues Lucas, de Campinas (SP), proprietário de um FreeStyle 1.6 2013, que também está enfrentando os dois defeitos no mesmo veículo. “Às vezes meu alarme dispara sem motivo algum em dias de chuva”, diz Fabrício. “E já troquei as palhetas três vezes, para eliminar a trepidação, mas não resolveu. A concessionária diz que a questão não tem solução.”

Os dois problemas já são conhecidos pela Ford, tanto que a fábrica emitiu dois boletins de serviço orientando as concessionárias como proceder ao receber um veículo com um dos defeitos. No dia 13 de dezembro passado, o boletim BSA 058/12 indica que seja trocado o sensor ultrassom e de chuva (peça de código CN 1515Q609 AD), localizado atrás do espelho retrovisor interno. O boletim BSA 006/13, emitido no dia 12 de março, mandava substituir o conjunto de palhetas e braços por outro novo, quando o simples ajuste não eliminasse a trepidação. Segundo concessionários e proprietários, em geral a troca não soluciona o problema.

Além da visão prejudicada ao usar os limpadores e do susto ao ouvir o alarme disparar, os donos de Eco reclamam da dificuldade para conseguir trocar as peças, como afirma a empresária Nágila Mareia Amaral, de Belo Horizonte (MG), dona de um FreeStyle 1.6 2013. “Na autorizada, disseram que a fila de espera era de três meses. Enquanto isso, além de não funcionarem direito, quase fiquei louca com o barulho que as palhetas têm feito”, afirma.

O POVO RECLAMA

“Um dos problemas que tive com meu carro foram os limpadores de parabrisa, que precisaram ser trocados porque não funcionavam corretamente.”

Continua após a publicidade

Cláudio Henrique Jerônimo, funcionário público, Juiz de Fora (MG)

“As palhetas não funcionam nem com o carro parado. Em movimento, a trepidação é maior. É tão irritante que fico receoso de usá-las.”

Fellipe Moraes Pascalicchio, jornalista, São Paulo (SP)

RESPOSTA

A Ford informou que “já está entrando em contato com os clientes e agendando a verificação e o eventual reparo dessas ocorrências de acordo com cada caso”.

CONTE-NOS SEU PROBLEMA

Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br

Continua após a publicidade

Publicidade