Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Autodefesa: peças do BMW X1 demoram até dois anos para chegar

Proprietários de X1 reclamam da demora na entrega de peças para o SUV da BMW, que pode chegar a dois anos

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 4 Maio 2021, 09h33 - Publicado em 27 abr 2017, 12h32
“Foram 60 dias esperando a peça”, diz Suelen (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

Uma das maiores preocupações de quem compra um carro importado é a possível falta de peças. Assim, quando o BMW X1 começou a ser produzido no Brasil, em março do ano passado, os donos do SUV acharam que a partir daí nunca teriam problemas com a reposição de componentes. Mas não é o que tem ocorrido com alguns proprietários.

Às vezes, a dificuldade pode ter estar num item relativamente comum, como a bomba de combustível, que foi o caso da advogada Suelen Telini, de Campinas (SP), que possui um X1 2015. “A concessionária demorou quase 60 dias para entregar a bomba. Também fiquei decepcionada com o descaso da marca: ela sempre respondia que a peça estava parada na Receita Federal e não podiam fazer nada”, conta Suelen.

De acordo com o relato dos donos, quanto maior a peça, maior costuma ser o prazo de entrega. “Não posso usar meu carro há mais de seis meses porque não consigo trocar o para-brisa trincado”, diz o Edson Matos, proprietário de um X1 2015, de Campina Grande do Sul (PR). “De que adianta ter fábrica no Brasil e não ter a peça de um modelo de entrada da marca?”, questiona Edson.

No entanto, nenhuma demora demora supera a da professora Nair de Abreu, do Rio de Janeiro (RJ). Ela está com seu BMW X1 2012 parado desde maio de 2015.

Continua após a publicidade

“Apesar de sempre fazer a manutenção na concessionária, o motor fundiu. Desde então, já ouvi várias desculpas pela atraso no conserto. Dizem que aguardam uma autorização da Alemanha para a aquisição de motor novo ou para receber peças que deveriam vir de São Paulo. Outras vezes afirmam que o carro está em teste e será entregue em três dias.”

Consultada, a BMW do Brasil informa que todos os casos mencionados foram solucionados e que “eventualmente pode haver oscilação no tempo de entrega de peças importadas, movimento que depende dos trâmites burocráticos de importação e alheios à vontade da empresa”.

O povo reclama

  • “Estou esperando a chegada das peças do motor há quase dois anos. Algumas vezes dizem que entregarão o carro em três dias.” Nair de Abreu, professora, Rio de Janeiro (RJ)
  • “O para-brisa quebrou, mas a BMW não tinha em estoque. Tive de aguardar dois meses e meio para receber o vidro novo.” Maria de Fátima Vicente, de São Paulo (SP)
  • “Meu carro está parado na autorizada há cinco meses, esperando as peças para finalizarem o serviço.” Antônio Almeida, empresário, Fortaleza (CE)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.