Autodefesa: Honda City, HR-V e CR-V têm falhas no marcador do combustível
Donos de veículos da Honda estão preocupados com falha que pode até os deixa
Proprietários de modelos Honda reclamam dos indicadores do nível de combustível no tanque. O advogado Caio Pietro Zanatta, de São Paulo (SP), dono de um HR-V EXL 2019, diz que no caso dele, além de não marcar o volume correto, o cálculo da autonomia varia bastante, para mais e para menos. “Substituíram a boia duas vezes em garantia e o problema persiste ”, conta Caio.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Nem sempre, porém, as concessionárias trocam a peça em garantia, como revela o autônomo Saulo José Alves do Amaral Junior, de João Pessoa (PB), dono de um HR-V 2017. “Apesar do problema ocorrer com o carro ainda em garantia, a concessionária não trocou, alegando ser um problema intermitente. Agora que a garantia acabou, o problema aparece sempre e eu terei de pagar pelo conserto”, afirma.
O defeito não é exclusivo do SUV. Acontece também em outros modelos, como conta o chefe de oficina de uma concessionária ouvida pela reportagem. “Atendemos um City com esse problema e a orientação da Honda é trocar a boia ”, informou.
A falha não poupa nem os importados, como explica Carlos Alberto Zagarolo, de Mauá (SP), dono da Auto Zaga, oficina que tem vídeo no YouTube explicando a falha no marcador do CR-V. “Desde que postei o vídeo, recebi mais de cinco ligações de proprietários relatando a falha, inclusive um deles ficou sem combustível.”
Buscando entender o motivo da falha, o advogado Caio procurou o engenheiro mecânico e perito Fábio S. Pankowski. “De acordo com as medições feitas no veículo, existe um problema no potenciômetro que informa a quantidade de combustível no tanque”, foi o diagnóstico. “Mas não a ponto de existir tamanha variação”, completa o perito. “Assim, há a possibilidade de problema no painel, em alguma central ou mesmo no chicote do veículo avaliado, explica.
Com relação aos casos enviados por QUATRO RODAS, a Honda informou que pelo fato de eles se encontrarem sob a esfera judicial, ela aguardará a definição dos processos para se pronunciar oportunamente. Dois proprietários venderam os veículos e, no quarto relato, o advogado informou que o veículo foi devidamente reparado após a peça ter sido trocada.
O povo reclama
“Atendemos um City com problemas na marcação de combustível. Fizemos as medições recomendadas pela Honda, trocamos a boia e o problema foi resolvido.” – Chefe de oficina autorizada
“Recebi diversas ligações de proprietários de CR-V com problemas no marcador do tanque, inclusive um deles ficou sem combustível na estrada.” – Carlos Alberto Zagarolo, mecânico, de Mauá (SP)
“Terei de pagar pelo conserto.” – Saulo do Amaral Jr., dono de um HR-V 2017, de João Pessoa (PB)
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital