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Volvo XC90 D5 diesel: para quem quer ir mais longe

Com tecnologias inéditas, novo Volvo XC90 roda mais de 1.000 km com um tanque de combustível

Por Isadora Carvalho Atualizado em 16 Maio 2017, 17h18 - Publicado em 28 mar 2017, 11h46
O XC90 diesel vai de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos
O XC90 diesel vai de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos João Mantovani/Quatro Rodas

Lançado há um ano, o XC90, o SUV de grande porte da Volvo, não tinha versão diesel para atender quem valoriza a maior autonomia proporcionada por esse tipo de combustível no dia a dia e a maior durabilidade mecânica, a longo prazo. Não tinha, mas agora tem.

O novo motor pertence a uma família que a Volvo apresentou em 2015, inaugurando o conceito de motores modulares, na qual o mesmo bloco pode originar versões nos dois tipos de combustível. Assim como o XC90 T6 (gasolina), o XC90 D5 (diesel) tem quatro cilindros e 2 litros de deslocamento.

Comparando as fichas técnicas, o T6 (clique aqui para ler o teste) rende 320 cv de potência e 40,8 mkgf de torque, enquanto o D5 gera 235 cv e 48,9 mkgf, respectivamente. Na pista de testes, o D5 mostrou desempenho mais comedido, comparado ao T6. Nas provas de aceleração, de 0 a 100 km/h, ele fez o tempo de 9,7 segundos, contra os 7 segundos do irmão a gasolina.

Motor 2.0 turbodiesel rende 235 cv e 48,9 mkgf
Motor 2.0 turbodiesel rende 235 cv e 48,9 mkgf João Mantovani/Quatro Rodas

Além do conceito modular, o motor diesel apresenta ainda uma tecnologia inédita para aumentar o desempenho. A Power Pulse usa ar comprimido, liberado no coletor de escape, para gerar uma força extra para o turbo e, assim, reduzir o chamado turbolag (tempo que o sistema leva para fazer efeito).

Segundo a fábrica, esse sistema entra em ação sempre que o acelerador é pressionado, com o motor girando abaixo das 2.000 rpm (nas partidas, nas retomadas, em velocidades baixas e médias).

Na prática, nós não verificamos uma melhora substancial, no entanto. Mais surpreendente foi observar como esse turbodiesel trabalha de modo macio e silencioso. Ao volante, o motorista não nota diferença em comparação a um motor a gasolina, termos de ruídos e vibrações.

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Inscrição na traseira identifica a versão
Inscrição na traseira identifica a versão João Mantovani/Quatro Rodas

O ponto mais forte do D5 foi verificado nas provas de consumo. Nessas medições, o XC90 diesel obteve as médias de 11 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, enquanto o movido a gasolina ficou com 7,8 km/l e 11 km/l, respectivamente. Em termos de autonomia: com um tanque cheio (71 litros, nos dois casos), o motorista do D5 consegue rodar 1.015 km, enquanto o do T6 percorre 781 km (considerando o uso em regime rodoviário).

Os dois modelos, diesel e gasolina, são equipados com transmissão automática de oito marchas e tração integral, e os demais sistemas com freios e suspensões idênticos. O T6 pesa 2.165 kg e o D5, 2.171 kg. Assim como a versão a gasolina, a diesel chega em duas opções de acabamento e conteúdo: Momentum e Inscription.

Assentos dianteiros são equipados com ventilação e aquecimento
Assentos dianteiros são equipados com ventilação e aquecimento João Mantovani/Quatro Rodas

A primeira é a mais simples. Traz sistema de direção semiautônoma de segunda geração, display central de 9 polegadas, sete lugares individuais, recurso de manobras autônomas de estacionamento, faróis full led, ar digital e quatro zonas, seletor de modos de condução (Comfort, Eco, Dynamic e Off Road) e rodas esportivas aro 19.

A Inscription é a completa, que acrescenta sistema de som da marca B&W, suspensão com amortecimento a ar, detector de pontos cegos e rodas aro 20.

Console central tem acabamento em couro e madeira
Console central tem acabamento em couro e madeira João Mantovani/Quatro Rodas

Na versão Momentum, o XC90 D5 custa R$ 369.95 e, na Inscription, R$ 419.950, enquanto o T6 é comercializado por R$ 319.000 e R$ 363.000, respectivamente. A diferença de valores é de R$ 50.950 (Momentum) e R$ 56.950 (Inscription).

Basicamente, esse é o preço que o consumidor terá de pagar pelo conforto de passar sem parar (ou parando com menor frequência) pelos postos de abastecimento.

Veredicto

À imagem e semelhança da versão a gasolina, o XC90 diesel é bem mais caro, considerando que só oferece a vantagem da maior autonomia e da durabilidade a longo, muito longo prazo.

Teste de pista (com diesel)

  • Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,7 s
  • Aceleração de 0 a 1.000 m: 30,8 s – 172,8 km/h
  • Velocidade máxima: n/d
  • Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 4,2 s
  • Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 5,1 s
  • Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 6,8 s
  • Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 15,9 / 26,9 / 61,8 m
  • Consumo urbano: 11 km/l
  • Consumo rodoviário: 14,3 km/l

Ficha técnica – Volvo XC90 D5

  • Preço: R$ 419.950
  • Motor: diesel, diant., transv., 4 cil., 1.969 cm3; 16V, 235 cv a 4.000 rpm, 48,9 mkgf a 1.750 rpm
    Câmbio: aut., 8 marchas, tração integral
  • Suspensão: duplo A (diant.), multilink (tras.)
  • Freios: discos ventilados
  • Direção: elétrica
  • Rodas e pneus: liga leve, 275/45 R20
  • Dimensões: comprimento, 495 cm; altura, 177,6 cm; largura, 200,8 cm; entre-eixos, 298,4 cm; peso, 2.171 kg; tanque, 71 l
  • Equipamentos de série: ar digital com quatro zonas, teto solar, head-up display, alerta de colisão frontal e cinco airbags
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