Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Usando o mesmo bloco, Volvo desenvolve família de motores a gasolina e diesel

Diferentes soluções tecnológicas adequam a unidade aos combustíveis e aos níveis de rendimento desejados

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 9 nov 2016, 14h44 - Publicado em 3 nov 2015, 16h15
geral

Quem disse que motor a diesel é totalmente diferente do à gasolina? A Volvo apresentou uma tecnologia revolucionária que introduz o conceito de construção modular para motores. A nova família VEA (Volvo Engine Architecture) é formada por 14 modelos que compartilham 75% das peças, segundo a fábrica – entre eles, bloco, cárter e virabrequim, além dos sistemas agregados (bomba de óleo, alternador, compressor de ar-condicionado). Todos os motores têm o mesmo número de cilindros (4) e deslocamento (1.5 ou 2.0), com versões movidas a diesel ou gasolina.

Graças a recursos como turbocompressor e injeção direta de combustível, entre outros, esses motores conseguem gerar potências que vão de 111 a 320 cv, o que possibilita diferentes aplicações, de hatches compactos a SUVs de grande porte. A nova família VEA tem 14 motores, sendo seis 1.5 e oito 2.0, que substituem todos os antigos motores de quatro, cinco, seis e oito cilindros da marca.

Essa modularidade traz como vantagem o aumento de escala e a redução de custos, além de permitir a produção das diferentes versões na mesma linha de montagem e reduzir o número de componentes das plataformas, uma vez que os pontos de fixação dos motores são sempre os mesmos, independentemente da versão. Veja mais detalhes abaixo.

Bloco único

bloco.jpeg?1446576987
Continua após a publicidade

O bloco do motor é idêntico para diesel e gasolina. Mas as paredes dos cilindros dos motores a diesel recebem um tratamento adicional, com liga de alumínio, que aumenta sua resistência em razão da maior pressão da queima desse combustível.

Turbos

turbos.jpeg?1446577099

Dentro da mesma cilindrada, a sobrealimentação é o caminho para conseguir diferentes níveis de potência. Assim, é possível ter motores VEA equipados com um turbocompressor, dois turbocompressores ou um turbo e um compressor mecânico associados (acima).

Câmbio automático

cambio.jpeg?1446577053

Para a transmissão, a Volvo desenvolveu uma única caixa de marchas automática de oito velocidades. Ela atende a todas as aplicações da linha, com mudanças apenas na relação de diferencial – até as relações de marchas se mantêm as mesmas.

Bicos injetores

bico.jpeg?1446576969

Nos motores à gasolina, há velas de ignição, os injetores ficam no centro das câmaras e a pressão de injeção é de 3,5 bar. Nos motores a diesel, não há velas (a combustão ocorre por compressão) e os injetores são laterais e trabalham com 2.500 bar de pressão.

Continua após a publicidade

LEIA TAMBÉM:– Volvo anuncia recall de S60 e XC60 no Brasil– Garagem QR #14: conselhos sobre motor

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.