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UTV do Rali dos Sertões tem 197 cv e é tão leve quanto um Renault Kwid

Can-Am Maverick X3 Turbo, da equipe Varela Can-Am Monster Energy, tem motor 0.9 turbo e câmbio CVT

Por Fabio Black
Atualizado em 19 nov 2020, 01h31 - Publicado em 7 nov 2020, 01h53
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  • (Haroldo Nogueira JR./Divulgação)

    UTV (Utility Task Vehicle, ou Unlimited Terrain Vehicle) é fruto de anos de evolução, que o cientista inglês Charles Darwin poderia explicar.

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    Em sua cadeia de antepassados estão as motos, os jipes e os quadriciclos. Sua adaptação ao ambiente das trilhas é notória: resistente, mas, se quebrar, será fácil de consertar.

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    A sensação de pilotar é muito próxima à de uma moto, porém com a segurança de um carro com cinto quatro pontos e gaiola de proteção. A dinâmica impressiona: se você quiser, ele pode subir uma parede (se exagerar, capota). E, ao mesmo tempo, existe conforto graças à suspensão. Você pode passar o dia praticando off-road em altas velocidades e dormir sem analgésicos.

    (Haroldo Nogueira JR./Divulgação)

    Minha experiência com um UTV foi a bordo do modelo Can-Am Maverick X3 Turbo, da equipe Varela Can-Am Monster Energy. Primeiro rodei como passageiro, ao lado do piloto Reinaldo Varela. Em uma volta rápida, ficou claro que o Can-Am é um devorador de trilhas (ou o que tiver pela frente), com seus 197 cv de potência e 851 kg de peso – um Renault Kwid tem 806 kg. 

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    Já ao volante, percebi que, apesar do motor central e da tração nas quatro rodas, o Maverick tem o que os pilotos chamam de “tocada traseira”.

    (Haroldo Nogueira JR./Divulgação)

    O câmbio CVT, ao contrário dos encontrados em carros de rua, programados para economizar combustível, tem foco no desempenho, o que demanda um certo aprendizado do piloto porque, acelerando demais no momento errado, corre-se o risco de perder o controle do UTV – que é bem mais fácil de capotar que um carro comum. 

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    A suspensão do tipo duplo A, dianteira, tem cursos longos a ponto de você pensar que está decolando, quando na realidade os pneus ainda estão em contato com o piso. E, quando de fato você decola, quase não há rebote nos saltos.

    (Haroldo Nogueira JR./Divulgação)

    Os freios são a disco nas quatro rodas e conseguem parar o UTV rapidamente em qualquer velocidade ou terreno. Mas é preciso confiar e aplicar o pedal com toda força. A velocidade máxima permitida para os UTVs é de 130 km/h, o que, além da segurança, preserva o equipamento. 

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    Saí do treino impressionado com o UTV e com vontade de disputar o Rali dos Sertões do ano que vem. Por que não? Com um pouco de treino e condicionamento físico é possível. Aliás, se ficou entusiasmado, você também pode. Quem sabe? 

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    CAN-AM Maverick X3 MAX RS Turbo

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