Quem confia no seu produto não tem porque escondê-lo. Se a confiança for plena, a fabricante ainda faz questão de emprestá-lo para um test-drive de quatro dias, totalmente livres e sem cobranças.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
É o caso do programa Volvo Lovers, no qual a montadora sueca cede alguns de seus sedãs e SUVs para qualquer motorista com CNH conhecê-los a fundo. Para conferir se de fato não existem cobranças ou pegadinhas, QUATRO RODAS testou o serviço se passando por um cliente comum e explorando tudo à disposição.
Cadastro e reserva
Se você acha o Volvo Lovers bom demais para ser verdade, há muita gente que concorda. Não à toa, o site do programa fica a maior parte do tempo com reservas indisponíveis, com abertura de agenda ocorrendo em datas pontuais, avisadas previamente por e-mail.
Desse modo, a melhor estratégia para alugar um híbrido da marca é realizar o cadastro com antecedência e ficar de olho na caixa de entrada. No registro, é necessário informar dados como nome e endereço, além de enviar foto da CNH.
De acordo com a Volvo, não há exigência alguma além de ser condutor habilitado. Nem mesmo residir em São Paulo é obrigatório, ainda que a retirada e devolução só ocorra na capital paulista. Da mesma forma, em momento nenhum são pedidos dados de pagamento ou algum tipo de caução por parte do motorista, que conta com seguro gratuito mas pode ser cobrado por eventuais irresponsabilidades.
Avisado com um dia de antecedência sobre a nova abertura de datas, me programei e, desde o minuto zero em busca de uma vaga, foi possível relembrar os distantes tempos de shows e jogos de futebol com ingressos disputados.
Não surpreende que o site tenha falhado diante do volume, e a saída foi recorrer à variedade de navegadores e aparelhos tentando a sorte simultaneamente. Ela veio, e dois XC40 foram reservados em meu nome, sendo um deles posteriormente cancelado pela marca a fim de evitar duplicidade.
Ao todo são cinco modelos à escolha, como os SUVs XC60 e XC90 e os sedãs S60 e S90, além do utilitário híbrido plug-in reservado para QUATRO RODAS. Não é possível escolher cores nem versões, mas o modelo é topo de linha; no caso, um XC40 R-Design avaliado em R$ 291.950. Dado o foco da marca na eletrificação, o XC40 completamente elétrico também é sério candidato ao programa.
Retirada do carro
Ainda que a Volvo pretenda expandir seu programa, o Lovers ainda só funciona em São Paulo; mais precisamente na região da Vila Olímpia. Lá, a sueca preparou espaço dedicado aos aluguéis, onde um estacionamento coexiste com ponto de desembarque e espécie de sala VIP climatizada e com bebidas quentes à vontade.
É difícil acreditar que tudo é gratuito, mas a equipe faz questão de cortar a desconfiança dos clientes, que aos poucos exploram as amenidades da sala de espera. É nela, inclusive, que fico um pouco mais do que o desejado enquanto minha unidade era selecionada e preparada para ser entregue, com 40 minutos de atraso.
Para que o teste realmente explore a capacidade do utilitário, também há uma completa e gentil aula inicial, que detalha desde a abertura do porta-malas via sensor de presença até a melhor forma de usar a propulsão híbrida, passando por comandos no volante, som, segurança e serviços de emergência.
O técnico ainda realiza um briefing com o cliente para que suas explicações sejam adequadas à familiaridade com os Volvo, seja um condutor de primeira viagem ou alguém acostumado com modelos de luxo.
Mais do que isso, a todo instante o staff estimula que o motorista utilize a fundo o XC40, que chega com tanque e baterias cheias e é liberado após uma breve volta no quarteirão ao lado do instrutor. Antes da saída, ainda recebo uma cesta de café da manhã com chá, cookies, bolo, frutas e geleia — uma cortesia de boas-vindas da marca a todos os seus Lovers.
Estadia com o carro
Mesmo acostumado com modelos cedidos pelas montadoras à imprensa, faço questão de deixar de lado o hábito e embarcar na excitação de quem, gratuitamente, recebe um XC40 híbrido por alguns dias, sem contrapartidas. Após o intensivão, é hora de usar aos poucos os recursos do carro, deixando claro que um test-drive comum não chega perto da plenitude que é descobrir os seus 262 cv e características por conta própria.
Ao longo da semana é possível se acostumar o carro com a naturalidade de um proprietário. Os recursos de automação veicular, por exemplo, são gradualmente utilizados à medida que vou me acostumando ao funcionamento do Pilot Assist (assistente de permanência em faixa aliado ao controle de cruzeiro adaptativo). Em meio à rotina de sempre, também passei a organizar meu dia a fim de aproveitar os pontos de recarga gratuitos da Volvo espalhados por São Paulo.
Desse modo, com o carro inserido plenamente no dia a dia, o cliente tem a melhor ideia possível de seu papel no cotidiano. Também assim aparecem motivos para usar o concierge Volvo On Call, que me atende em segundos e, direto da central, inclui no GPS uma parada na cidade de São Carlos (SP), onde recarregaria as baterias do XC40 antes de seguir rota pelo interior do estado e retornar à capital — vale lembrar que não existem limites de quilometragem ou destinos durante os quatro dias de teste.
Entrega
Terminada a experiência, é hora de retornar o carro à base, onde mais uma vez somos surpreendidos: com burocracia (ou falta dela) digna de Suécia, o processo é extremamente simples, bastando entregar o veículo e realizar uma breve revisão que checa arranhados, amassados ou algum item faltante.
Após meros cinco minutos, o XC40 se despede e retorno à sala VIP, onde respondo à pesquisa de satisfação. Não há conferência de combustível ou de limpeza detalhada, uma vez que esses itens são cortesia do Lovers. Também, para alívio de muitos, há certeza de que todo o processo ocorreu gratuitamente, sem temidas pegadinhas em serviços gratuitos até a página dois.
Diante da qualidade da experiência, aliada à confiança da Volvo em ceder seu modelo para total escrutínio dos clientes em potencial, a resposta não poderia ser diferente: seja um entusiasta ou interessado nos modelos nórdicos, o Volvo Lovers é oportunidade ideal para conhecer o porquê da fabricante ser quem é.
Mais do que isso, o esquema pode ditar uma tendência para carros cada vez mais complexos, incapazes de serem explorados em passeio guiado por alguns minutos. Com a segurança do rastreamento remoto, telemetria e apólices especiais de seguros, há menos desculpas para que outras marcas também coloquem, de peito aberto, seus modelos à disposição do escrutínio do consumidor.
O cadastro e reserva podem ser realizados no site do Volvo Lovers, onde também são informadas as próximas aberturas de agenda.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital