Clique e assine por apenas 8,90/mês

Rede desconectada

Por Redação - 22 out 2013, 13h10

Por Péricles Malheiros

9 625 km

Em maio de 2011, ao apresentar o desmonte do Smart ForTwo, relembramos a decepção com a rede de assistência da Mercedes- -Benz, marca-mãe da Smart. Na ocasião, dissemos: “Além de pequena, a rede se mostrou despreparada, com correções solicitadas e não realizadas a contento, orçamentos astronômicos e serviços mal-executados”. Se o futuro com nosso A200 for um reflexo do que foi sua primeira revisão, dá para dizer que teremos à frente a repetição dos erros do Smart.

O hodômetro cravou 8 000 km praticamente na porta da concessionária paulistana Europamotors. Deixamos nosso hatch com o pedido de verificação de ruídos: um na caixa do cinto de segurança do motorista, junto à coluna, e outro na dianteira. Vale lembrar que no mês anterior nosso carro ficou parado por 13 dias na autorizada Caltabiano para um reparo no airbag do motorista, ocasião em que nos foi dito que os tais ruídos haviam sido eliminados. E, como
percebemos mais tarde, não foram.

Ao recebermos o orçamento da Europamotors, o susto: 1 120 reais. Entramos em contato para saber o motivo de tanta diferença em relação ao valor sugerido pela fábrica, 707 reais. Para nossa surpresa, após consultar sua gerência, o consultor retornou com um desconto de quase 37%: “Vamos cobrar o valor sugerido pela fábrica”. Três dias depois, retiramos nosso A 200. “Trocamos as duas bandejas da suspensão dianteira. Com folgas nas buchas, eram elas as responsáveis pelos barulhos. Lubrificamos as canaletas do cinto do motorista e, conforme previsto no plano de manutenção, fizemos diversas verificações e trocamos óleo e filtro do motor. O carro está novo de novo”, disse o consultor. Não, não estava.

“De fato, as bandejas foram trocadas, mas o barulho continua. Provavelmente, a verdadeira responsável é a caixa de direção”, disse Alberto Trivelatto, da Suspentécnica, oficina paulistana especializada em suspensão, após analisar o carro no elevador e rodar um pouco para um teste sobre ruas de paralelepípedos.

Consumo

No mês (42,2% na cidade) – Gasolina 9,1 km/l
Desde jul/13 (46,1% na cidade) – Gasolina 9,9 km/l

Continua após a publicidade

Principais ocorrências

3810 km Ruído no sistema de ajuste de altura do cinto do motorista e na suspensão dianteira

Diário

648_longamercedes_02

 

A 200: descanso em Brotas, interior de São Paulo | Pausa na Represa Billings, São Bernardo do Campo

Continua após a publicidade
Publicidade