Qual anda mais e bebe menos? Comparamos Citröen C3 You!, Aircross e Basalt
Os três tem o mesmo motor 1.0 turbo e câmbio CVT. Dividem a mesma plataforma e ideologia de projeto. Mas na prática são bem diferentes!
O conjunto mecânico é o mesmo, a plataforma CMP também. Mas os carros não. Embora os Citröen C3, Aircross e Basalt derivem da mesma filosofia de projeto, batizada de C-Cubed, existem diferenças muito claras entre eles: um é um hatch compacto, o outro é o meio termo entre um SUV compacto e uma minivan, enquanto o último mescla o aspecto de sedã mais ‘altinho’ com SUV cupê.
Dimensões, desenho da carroceria e peso são características que afetam diretamente no desempenho e no comportamento do motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque em cada um dos carros, sempre acompanhado do câmbio CVT.
Os testes de desempenho e consumo feitos por QUATRO RODAS ajudam a compreender um pouco mais isso. Confira a tabela comparando os resultados de cada modelo abaixo:
Teste (gasolina) | Citröen C3 You! | Citröen C3 Aircross | Citröen Basalt |
Aceleração | |||
0 a 100 km/h: | 9,1 s | 10,9 s | 10 s |
0 a 1.000 m: | 31,1 s / 162,2 km/h | 32,8 s – 156,4 km/h | 31,5 s / 162,8 km/h |
Retomadas (D) | |||
40 a 80 km/h: | 4,1 s | 4,9 s | 4,4 s |
60 a 100 km/h: | 5,3 s | 6,3 s | 5,7 s |
80 a 120 km/h: | 7 s | 8,5 s | 7,5 s |
Frenagens | |||
60/80/120 km/h – 0 m: | 14/25,2/58,7 m | 14,7/26,7/59,9 m | 14,1/24,2/57,4 m |
Consumo | |||
Urbano: | 12,3 km/l | 12,6 km/l | 12,6 km/l |
Rodoviário: | 14,5 km/l | 15,5 km/l | 16,5 km/l |
Ruído interno | |||
Neutro/RPM máx.: | 46,2/66 dBA | 40,4/60,4 dBA | 43,7/62,8 dBA |
80/120 km/h | 63/69,6 dBA | 59,7/72,1 dBA | 60,8/67,7 dBA |
Aferição | |||
Velocidade real a 100 km/h | 94 km/h | 95 km/h | 94 km/h |
Veja a aceleração por exemplo. Embora seja pouco aerodinâmico, o C3 é o mais leve entre os três, com 1.115 kg, e isso favorece o seu tempo de 0 a 100 km/h, feito em 9,1 s em nosso teste (realizado sempre com gasolina comum).
Apesar de mais pesado (1.191 kg), o Citroën Basalt tem um design que gera menor resistência aerodinâmica e, por isso, completou a prova em 9,7 s. O Aircross, além de herdar o formato quadrado do irmão menor, também é o mais pesado, e seus 1.216 kg fizeram seu sprint ser o mais lento da família, com 10,9 s – ainda um bom resultado.
Não só o peso, como o tamanho compacto (comprimento, 398,1 cm; largura, 173,4 cm; altura, 158,7 cm; entre-eixos, 254 cm) do C3 favorece em tudo que envolva acelerar. Além do 0 a 100 km/h, ele também é superior nas retomadas em movimento e na aceleração de 0 a 1.000 m.
O Basalt (comprimento, 434,3 cm; largura, 182,1 cm; altura, 158,5 cm; entre-eixos, 264,5 cm) só supera o C3 na velocidade máxima atingida na aceleração de 0 a 1.000 m, mas não é por muito. O compacto chegaou a 162,3 km/h, entquanto o SUV cupê registrou 162,8 km/h. Um empate técnico.
Apesar do Aircross não ser o maior entre os três (comprimento, 432 cm; largura, 179,6 cm; altura, 167,3 cm; entre-eixos, 267,5 cm) suas outras características, como o formato e o peso, são muito relevantes para a sua aceleração. Isso também é válido quando olhamos as frenagens, com o SUV levando mais metros para frear totalmente que os dois irmãos.
E se você acha que tudo isso influencia também no consumo, está certo. Mas talvez não como você imagina. O C3 tem as piores médias de consumo, com 12,3 km/l no regime urbano e 14,5 km/l rodoviário. O cupê roda 1 km a mais com cada litro de gasolina.
Mas não é culpa do CVT, que simula sete marchas e tem relações idênticas nos três casos, de acordo com as informações da Stellantis. É aí que entra a questão da aerodinâmica. O corte na traseira do hatch gera maior turbulência do ar, algo que não acontece no Basalt graças ao seu caimento de cupê. O Aircross é favorecido pela sua largura maior, com um para-lamas que vai afunilando em direção a traseira.
Também podemos falar do pneus, cada um com tamanhos e larguras diferentes, o que também impacta diretamente no consumo.
Ficha Técnica – Citroën C3 YOU T200
Motor: flex, diant., transv., 3 cil., turbo, 12V, 999 cm³, 130/125 cv a 5.750; 20,4 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático CVT, 7 marchas simuladas; tração diant.
Direção: elétrica
Suspensão: ind. McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)
Freios: disco ventilado (diant.) tambor (tras.)
Pneus: 195/65 R15
Dimensões: compr., 398,1 cm; larg., 173,4 cm; alt., 158,7 cm; entre-eixos, 254 cm; peso, 1.115 kg; porta–malas, 315 litros; tanque de combustível, 47 litros
Ficha Técnica – Citroën C3 Aircross Shine
Motor: flex, diant., transv., 3 cil. em linha, turbo, 999 cm3; 12V, 130 cv a 5.750 rpm, 20,4 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: CVT, 7 marchas simuladas, tração dianteira
Direção: elétrica, 10,8 m (diâmetro de giro)
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 215/60 R17
Dimensões: comprimento, 432 cm; largura, 179,6 cm; altura, 167,3 cm; entre-eixos, 267,5 cm; peso, 1.216 kg; porta-malas, 493 litros; tanque, 47 litros
Ficha Técnica – Citroën Basalt Shine 1.0 Turbo 200
Motor: flex, diant., transv., 3 cil. em linha, turbo, 999 cm3; 12V, 130 cv a 5.750 rpm, 20,4 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: CVT, 7 marchas simuladas, tração dianteira
Direção: elétrica, 11 m (diâmetro de giro)
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 205/60 R16
Dimensões: comprimento, 434,3 cm; largura, 182,1 cm; altura, 158,5 cm; entre-eixos, 264,5 cm; peso, 1.191 kg; porta-malas, 490 litros; tanque, 47 litros; altura livre do solo, 18 cm