Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Parece de outro planeta

Parece de outro planeta

Por Redação
Atualizado em 19 jan 2023, 12h08 - Publicado em 18 jul 2014, 13h41
657_longagolf_01
657_longagolf_01 (/)
Continua após publicidade

Por Péricles Malheiros

33 780 km

Em seu site, a Volkswagen anunciava que a revisão dos 30 000 km do novo Golf com câmbio DSG custava R$ 290, mas deixava claro que o valor não incluía mão de obra. Para piorar, o novo Golf era o único modelo sem informação do tempo gasto em cada parada. Contatada, a fábrica explicou que esses dados haviam saído do ar para uma atualização do site, mas que a terceira revisão consome 1h30 – dois dias após nosso contato, tudo havia voltado ao normal. Cotamos o valor da hora de mão de obra e, em cinco concessionárias, ouvimos o mesmo valor: R$ 150. Assim, o preço sugerido real da terceira revisão ficaria em R$ 515. Ficaria.

Com exatos 30 000 km, nosso Golf foi deixado na concessionária paulistana Marte. No dia seguinte, o consultor enviou um e-mail com o orçamento: R$ 950. O plano de manutenção do Golf estabelece basicamente a troca de óleo do motor mais o respectivo filtro e também o filtro do ar-condicionado. Questionamos o técnico sobre a presença de dois itens no orçamento: higienização do ar-condicionado e filtro de ar do motor. “A higienização é mera recomendação, mas no caso do filtro , a troca é obrigatória”, disse o consultor. “Por que, então, ela não consta no site da VW – que, aliás, tem preço sugerido da revisão bem abaixo?”, rebatemos. De imediato, o técnico topou fazer a manutenção básica, descartando a higienização do ar. “Mas vou manter a troca do filtro de ar do motor, pois garanto que está errado no site”, disse ele. Pedimos ainda uma verificação de ruídos na suspensão e na embreagem. No fim das contas, pagamos R$ 740 (R$ 610 da revisão e R$ 130 pelos serviços extras).

Continua após a publicidade

Os itens da revisão foram, de fato, trocados, mas a Marte deixou uma mangueira de respiro de óleo solta. Sobre os ruídos, foi feito um reaperto da suspensão. Quanto à embreagem DSG, ouvimos o de sempre: “É uma característica do projeto”.

Em novo contato, a VW confirmou, para nosso espanto, a informação de seu site: o filtro de ar do motor é trocado a cada longos 90 000 km.

Consumo

No mês: 11,9 km/l com 27,3% de rodagem na cidade

Desde dez/13: 10,6 km/l com 18,8% de rodagem na cidade

Combustível: gasolina

Continua após a publicidade

Principais ocorrências

27 125 km ruído na suspensão dianteira

30 805 km Odor de mofo na cabine

Continua após a publicidade

Gastos no mês

Combustível: R$ 1 170

Revisão: R$ 740

Continua após a publicidade

Diário

657_longagolf_02

Aos 30 000 km, Golf cumpre metade da jornada | Na revisão, a concessionária se esqueceu de prender uma mangueira

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.