Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Parada de sucesso

Por Redação
19 ago 2011, 18h37

Por descuido da rede na revisão dos 30 000 km, o Uno teve o par de discos trocados

Por Péricles Malheiros

37 986 km

Aos 37 564 km, nosso Uno foi deixado na concessionária paulistana Amazonas Leste para uma troca de óleo e filtro. No dia seguinte, o consultor entrou em contato: “Detectei que é preciso trocar discos e pastilhas de freio”. Escaldados, autorizamos a realização apenas do serviço previsto inicialmente, pelo qual cobraram 130 reais.

Levamos então o Uno para uma análise do nosso consultor Fabio Fukuda, da oficina Fukuda Motorcenter, que confirmou a necessidade da troca sugerida pela Amazonas Leste. “As pastilhas estão realmente muito desgastadas e devem ser substituídas. Com 10,4 e 10,7 mm de espessura, os discos ainda estão dentro do mínimo tolerado (10,2 mm), mas estão muito riscados. Uma retífica até nivelaria a superfície, mas como o desbaste consome cerca de 1 mm do metal, a espessura ficaria abaixo do mínimo tolerado pela fábrica”, disse Fukuda. Ponto positivo para a Amazonas Leste, que mostrou eficiência e honestidade ao recomendar um serviço de fato necessário, e ponto negativo para a Ventuno, que poderia ter realizado a troca das pastilhas na revisão dos 30 000 km, evitando a troca prematura dos discos.

Continua após a publicidade

Para restabelecer a saúde do sistema de freio, o orçamento inicial foi de 477 reais. Após a primeira rodada de negociação, deram um desconto de 10% e a conta caiu para 430 reais. Mais lágrimas de nossa parte. No fim, pagamos somente 380 reais, valor equivalente a um desconto de mais de 20% em relação ao orçamento inicial.

Com os freios revigorados, nosso Uno voltou a mostrar dificuldade de pegar em dias frios. Mas notamos que o problema está na luz-espia de alerta sobre o baixo nível de gasolina no reservatório de partida a frio. Ela não acende, mas o tanquinho está vazio. Pediremos a verificação na próxima revisão, a dos 45 000 km.

Boracha de encosto do tampão traseiro cai sozinha. Sem ela, fazia barulho; no chaveiro, a troca da fechadura, danificada após uma tentativa de arrombamento na rua.

Boracha de encosto do tampão traseiro cai sozinha. Sem ela, fazia barulho; no chaveiro, a troca da fechadura, danificada após uma tentativa de arrombamento na rua.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.