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Os hatches e sedãs compactos mais rápidos testados por QUATRO RODAS

Fiesta com motor 1.0 turbo é o novo líder; entenda a metodologia aplicada pela QUATRO RODAS

Por Redação - Atualizado em 23 nov 2016, 21h16 - Publicado em 24 jun 2016, 17h44
Ranking de testes - aceleração - compactos
Fiesta 1.0 EcoBoost, HB20 1.6, Up! TSI e Ka+ 1.5: os mais rápidos entre os compactos

Os testes de aceleração da QUATRO RODAS são realizados no Campo de Provas da TRW em Limeira (SP), e seguem uma metodologia específica, de modo a que todos os carros sejam submetidos aos mesmos esforços, em condições idênticas, independente do piloto que faça os ensaios.

Assim como no caso dos testes de consumo, o objetivo aqui não é reproduzir fielmente o número que cada proprietário consegue obter com seu carro (afinal, na vida real as características de condução e condições como altitude, inclinação da pista, combustível e carga são sempre variáveis), e sim criar um padrão de referência para que diferentes veículos possam se comparados.

Na prática, isso significa que o dado mais relevante aqui são as diferenças de tempos entre cada modelo, e não o número absoluto da aceleração de 0 a 100 km/h. Um motorista sempre poderá obter números melhores ou piores do que os publicados abaixo. O que nós garantimos é que, quando colocamos dois modelos diferentes em condições idênticas de ambiente e condução, estas serão as diferenças de desempenho entre eles.

Todos os testes são feitos com os pneus calibrados a frio, tanque cheio, vidros e entradas de ar fechados e o ar-condicionado, desligado. Nos carros manuais, as marchas são trocadas nas rotações indicadas para cada velocidade. Nos automáticos, a alavanca do câmbio fica em D (ou S, se disponível) e o piloto pressiona o acelerador até o final do curto.

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As medições são obtidas por um sistema de aquisição de dados Racelogic V-Box, mais preciso que o velocímetro do carro (que costuma indicar velocidades maiores que as reais). O combustível utilizado é sempre a gasolina, para que carros flex e não-flex possam ser comparados em condições de igualdade.

O uso do Racelogic V-Box e da gasolina geralmente resultam em números de aceleração inferiores aos obtidos por outras publicações e informes com metodologia diferente. Além disso, são feitos no mínimo três medições em cada sentido da pista (seis no total), para anular os efeitos do vento. Para o cálculo das médias, descarta-se o melhor e o pior dos resultados.

Aceleração – Hatches e sedãs compactos (com gasolina)
Posição Modelo De 0 a 100 km/h
1 Ford Fiesta Titanium 1.0 turbo Ecoboost AT 9,5 s
2 Hyundai HB20 Premium 1.6 MT 10,6 s
3 VW Speed Up! 1.0 TSI MT 11,0 s
Toyota Etios XLS 1.5 MT 11,0 s
4 Ford Ka+ SEL 1.5 MT 11,1 s
Hyundai HB20S Premium 1.6 AT 11,1 s
5 VW Fox Pepper 1.6 MSI MT 11,2 s
6 Ford Fiesta 1.6 Sport MT 11,3 s
7 Ford Fiesta Titanium 1.6 AT 11,4 s
Nissan Versa Unique 1.6 MT 11,4 s
Ford Ka SEL 1.5 MT 11,4 s
8 Hyundai HB20 Comfort Style 1.0 Turbo MT 11,5 s
Honda Fit EXL 1.5 CVT 11,5 s
9 Fiat Palio Essence 1.6 MT 11,6 s
10 Honda City EXL 1.5 CVT 11,7 s
11 Hyundai HB20 Premium 1.6 AT 12,0 s
VW Gol Highline 1.6 MT 12,0 s
12 Chevrolet Prisma LTZ 1.4 MT 12,1 s
JAC J2 1.4 MT 12,1 s
13 Fiat Uno Way 1.3 FireFly MT 12,5 s
Ford Fiesta S 1.5 MT 12,5 s
14 Fiat Punto Essence 1.6 MT 12,6 s
Toyota Etios Sedan XLS 1.5 AT 12,6 s
15 Nissan Versa Unique 1.6 CVT 12,8 s
16 Toyota Etios XLS 1.5 AT 13,1 s
17 Chevrolet Cobalt Elite 1.8 AT 13,2 s
18 Chery Celer 1.5 MT 13,3 s
VW Gol Highline 1.6 AT 13,3 s
19 Renault Logan 1.6 MT 13,6 s
20 Toyota Etios X 1.3 AT 14,0 s
21 VW Take Up! 1.0 MT 14,3 s
22 Chevrolet Onix Joy 1.0 MT 14,6 s
23 Peugeot 208 1.2 PureTech MT 14,8 s
24 Citroën C3 1.2 PureTech MT 15,0 s
VW Gol Trendline 2 portas 1.0 MT 15,0 s
25 Ford Ka 1.0 MT 15,3 s
Renault Sandero 1.6 MT 15,3 s
26 Fiat Uno Attractive 1.0 Firefly MT 15,6 s
27 Renault Sandero Stepway 1.6 MT 15,9 s
VW Fox Bluemotion 1.0 MT 15,9 s
28 Ford Ka+ 1.0 MT 16,0 s
29 Kia Picanto 1.0 MT 16,1 s
Nissan March 1.0 MT 16,1 s
30 Chevrolet Onix LT 1.0 MT 16,4 s
31 VW Gol Comfortline 4 portas 1.0 MT 16,5 s
32 Chery QQ 1.1 MT 16,7 s
33 Renault Logan 1.6 AT 16,8 s
34 Hyundai HB20 1.0 MT 17,1 s
35 VW Up! 1.0 AT 17,2 s
36 Renault Sandero 1.0 MT 17,3 s
Fiat Mobi Way On 1.0 MT 17,3 s
37 Fiat Mobi Like On 1.0 MT 17,5 s
38 Fiat Palio Attractive 1.0 MT 19,9 s

Esportivos como DS3, Peugeot 208 GT, Suzuki Swift Sport e Renault Sandero R.S. ficam de fora, pois estão incluídos num ranking à parte, assim como compactos premium como Audi A1, Fiat 500 e Mini Cooper.

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