Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Mercedes-Benz SLC 300: seis por meia dúzia

Menor roadster da Mercedes muda de nome para se alinhar ao novo portfólio da marca: o SLK agora se chama SLC. Mas a ordem das letras não altera o produto

Por Ulisses Cavalcante
14 nov 2016, 11h05
Mercedes-SLC-300

O SLK foi pioneiro em um segmento inexplorado nos anos 90. A Mercedes instalou uma capota rígida elétrica no conversível e fez desse hardtop um dos símbolos automotivos daquela década. Vinte anos depois, o SLK continua desejável, mas não é mais o mesmo. Nem para a marca que o criou.

LEIA MAIS:

>> Mercedes revela Classe X, sua primeira picape média

>> Segredo: a ofensiva de lançamentos e expansões da Mercedes

>> Comparativo: Mercedes C 180 x Audi A4 x BMW 320i

O modelo passou por uma leve reestilização e, na mudança, perdeu o nome. Agora se chama SLC – acrônimo que o aproxima do Classe C, com o qual compartilha a plataforma. Isso também é prenúncio do futuro: abrir espaço para um roadster baseado no Classe A.

Continua após a publicidade

Além disso, trocou o antigo seis cilindros por um 2.0 turbo – um alô dos tempos de downsizing. O velho e sonoro seis cilindros foi aposentado em nome da eficiência energética. O quatro cilindros em linha que tomou seu lugar gera 245 cv a 5.500 rpm, e trabalha em par com a caixa automática 9G-Tronic, de nove marchas.

Mercedes SLC 300

O novo conjunto não roda macio como antes, mas preserva a ênfase em conforto, com dirigibilidade em segundo plano. Esportividade aparenta ser o forte do SLC 300, mas não é. A suspensão parece estar mais firme, mas as respostas do motor não acompanham a proposta.

Então, o carro se mostra menos confortável do que era, sem compensar o motorista com desempenho acima da média. Na pista, fomos de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos. O Porsche Boxster, também dono de um motor 2.0, marca 4,7 s.

Continua após a publicidade
Mercedes SLC 300

Ao volante, a direção poderia ser mais direta – a sensação é de que demora a obedecer aos comandos. Mas a transmissão é rápida nas reduções, sobretudo em frenagens fortes. Esse câmbio baixa duas ou três marchas praticamente sem que o motorista perceba trancos, em menos de 1 segundo, mesmo em alta velocidade.

Mercedes SLC 300

Os updates visuais não são óbvios. As mudanças estão no para-choque dianteiro, nova grade em formato de colmeia e faróis. Atrás, as lanternas com leds são a novidade.

Continua após a publicidade
Mercedes SLC 300

No interior, a cabine também passou por atualização leve, mas manteve o layout do modelo anterior. O volante tem o aro inferior aplainado, e um display de alta resolução separa os relógios analógicos do conta-giros e velocímetro. No painel, uma tela touch exibe dados do sistema multimídia integrado ao Apple CarPlay, bem como imagens da câmera de ré.

Mercedes SLC 300

Além da versão 2.0 a R$ 292.900, há o SLC 43 (R$ 399.900), com um V6 3.0 biturbo de 367 cv – esse sim um esportivo legítimo. Já o SLC 300 é mais eficaz em lhe ajudar a bombar no Tinder do que baixar seu tempo no track day – mas isso você também faz com um SLK usado.

Continua após a publicidade

VEREDICTO

O SLK mudou de nome, mas seu legado permanece intacto com o SLC. Não é o mais belo, nem o mais rápido do segmento que inaugurou, mas continua desejável.

Teste de pista (com gasolina)
Aceleração de 0 a 100 km/h 6,6 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 26,7 s – 200,6 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) 2,9 s
Retomada de 60 a 80 km/h (em D) 3,4 s
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) 4,4 s
Frenagem de 60 / 80 / 120 km/h 15,7 / 26,4 / 60,1 m
Consumo urbano 10 km/l
Consumo rodoviário 13,3 km/l
Ficha técnica – Mercedes-Benz SLC 300
Preço R$ 292.900
Motor gas., diant., transv., 4 cil., 1.991 cm3, 16V, 245 cv a 5.500 rpm, 37,7 mkgf a 1.300-4.000 rpm
Câmbio automático, 9 marchas, tração traseira
Suspensão McPherson (diant.) / multilink (tras.)
Freios discos ventilados
Direção elétrica
Rodas e pneus liga leve, 225/40 R18 (diant.), 245/35 R18 (tras.)
Dimensões comprimento, 413,3 cm; altura, 130,3 cm; largura, 181,7 cm; entre-eixos, 243 cm; peso, 1.505 kg; tanque, 225 l
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.