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Longa Duração: Fiat Strada 1.3 ganha desempenho após ida à concessionária

Submetemos nossa Fiat Strada a um novo teste de desempenho após reprogramação do motor: ainda não está tão ágil quanto poderia ser

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 13 Maio 2021, 12h53 - Publicado em 13 Maio 2021, 10h29
Fiat Strada
Motor da nossa Strada ficou melhor e mais silencioso Henrique Rodrigues/Quatro Rodas

O estranhamento com o desempenho da Fiat Strada Volcano não foi sem motivos. Às vésperas do fechamento da última edição, levamos a picape à concessionária para investigar o que poderia estar acontecendo.

Não encontraram problemas ao passar o scanner, mas reprogramaram o módulo do motor 1.3. A impressão foi de que alguns dos 101 cv gerados pelo motor com gasolina (combustível padrão dos nossos testes) voltaram ao trabalho. Faltava comprovar isso na pista de testes.

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Se aos 1.000 km a Strada havia demorado 15,5 segundos para chegar aos 100 km/h – 2,4 s mais lenta que a unidade da própria Fiat testada no lançamento –, no novo teste, aos 5.000 km, conseguiu reduzir a diferença para 0,9 segundo.

Houve melhora, também, nos tempos de retomada, que era quando o motor dava ainda mais sinais da falta de fôlego. A retomada de 40 a 80 km/h passou a ser feita em 8 s, 0,2 s mais lento que o carro da fábrica, mas 0,4 s mais rápido que no teste anterior, por exemplo.  O tempo das outras medições também se aproximam mais do carro da fábrica do que do nosso aos 1.000 km.

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  • Houve piora no consumo rodoviário, porém: passou dos 16,7 km/l para 16,3 km/l e ficou ainda mais distante dos 17 km/l do carro da fábrica. No ciclo urbano repetiu 11,3 km/l.

    Falando em rodovia, agora o motor 1.3 8V também está menos áspero no uso, o que é ainda mais notável em motor que beira 4.000 rpm em quinta marcha a 120 km/h.

    As medições de ruído comprovam isso: em ponto morto, baixou dos 41,5 para 40,9 dB; a 120 km/h, dos 76,3 para 75,3 dB; e em rotação máxima, dos 70,8 para 69 dB.

    Em nosso canal (youtube.com/quatrorodas) resumimos os primeiros defeitos da Strada. E foi graças aos comentários que notamos que alguns logotipos dela estão tortos.

    Números de desempenho

    1º Teste 1.000 KM Novo Teste 5.000 KM
    0 a 100 km/h (s) 15,5 14
    a 1.000 m (s) 37,1 35,6
    3a 40 a 80 km/h (s) 8,4 8
    4a 60 a 100 km/h (s) 13,7 13,1
    5a 80 a 120 km/h (s) 24,1 22,3
    Cons. urbano (km/l) 11,3 11,3
    Cons. rodoviário (km/l) 16,7 16,3

    Nova Fiat Strada – 6.749 km

    Ficha técnica:
    Versão: Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021
    Motor: 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm
    Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
    Seguro: R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas)
    Revisões:
    Até 60.000 km – R$ 3.536
    Gastos no mês: Combustível: R$ 1.507
    Consumo: No mês: 11,3 km/l com 24,2% de rodagem na cidade
    Desde fev/21: 11,5 km/l com 32,2% de rodagem na cidade
    Combustível: flex (gasolina)

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    Capa Quatro Rodas 744 Abril 2021
    Arte/Quatro Rodas
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