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Fiat Strada Volcano 1.3 tem desempenho de 1.0 no primeiro teste de pista

Nossa Fiat Strada desaponta já no primeiro teste de desempenho: a diferença no 0 a 100 km/h para a unidade testada no lançamento foi de 2,4 segundos

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 20 mar 2021, 21h27 - Publicado em 18 mar 2021, 17h41

Um bom superesportivo hoje vai de 0 a 100 km/h em 2,4 segundos. Esse mesmo tempo foi a diferença no 0 a 100 km/h entre a nossa Fiat Strada Volcano e a unidade da mesma versão que testamos no lançamento. Diferença para a pior: nosso carro precisou de 15,5 segundos para chegar aos 100 km/h em seu teste inicial, feito após rodar os primeiros 1.000 km. É tempo de 1.0: o Fiat Argo Drive 1.0 precisou de 15,4 s em nossos testes.

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Números de retomada também foram piores na comparação com a unidade da fábrica, assim como as medições de consumo. As rodas aro 16 alongam as relações do nosso carro em apenas 1%, desprezível tamanha a diferença dos resultados.

Medição Strada – Frota Fiat Strada – Longa Duração
0 a 100 km/h (s) 13,1 15,5
0 a 1.000 m (s) 34,8 37,1
3a 40 a 80 km/h (s) 7,8 8,4
4a 60 a 100 km/h (s) 12,4 13,7
5a 80 a 120 km/h (s) 21,5 24,1
Cons. urbano (km/l) 12,9 11,3
Cons. rodoviário (km/l) 17 16,7

Tivemos a oportunidade de comparar nosso carro e um igual disponibilizado pela Fiat, ambos com gasolina. Se na montagem e no isolamento acústico não vimos diferenças, o fôlego diferente foi notado por todos. “Subindo a Serra da Cantareira, onde o nosso carro pede a segunda marcha, o da Fiat foi muito bem de terceira”, conta o técnico Fábio Fukuda.

Fiat Strada Longa Duração(1)
Nossa Strada Volcano é a da esquerda, com rodas aro 16 Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

A percepção geral é de que o motor 1.3 8V do carro da Fiat enche e responde mais rápido, o que poderia estar relacionado ao mapa de injeção diferente ou à resposta do variador de fase.

Fomos à concessionária Amazonas da Vila Guilherme (SP) e relatamos a falta de força. A primeira reação da consultora foi pedir que o serviço fosse agendado, mas logo designou um técnico para acompanhar uma volta com o carro. Porém, foi necessário retornar com hora marcada.

  • Passaram o scanner e não encontraram problemas. “Mas reprogramaram os módulos do carro e após 1h40 me devolveram a Strada pedindo para rodar um pouco e ver se há diferença”, conta o piloto de testes Eduardo Campilongo. Houve melhora, mas precisaremos refazer os testes para saber a dimensão e se houve impacto no consumo.

    Nova Fiat Strada – 2.268 km

    Ficha técnica:
    Versão: Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021
    Motor: 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm
    Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
    Seguro: R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas)
    Revisões:
    Até 60.000 km – R$ 3.536
    Gastos no mês: Combustível: R$ 581,42
    Consumo: No mês: 13 km/l com 48% de rodagem na cidade
    Desde fev/21: 11,9 km/l com 48,1% de rodagem na cidade
    Combustível: flex (gasolina)

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