Barulho no Jeep Compass 1.3 turbo sinaliza problema em rolamentos ou pneus
Silêncio do Jeep Compass em estrada vem sendo violado por um barulho vindo da parte de baixo do carro. Culpa dos pneus ou dos rolamentos das rodas?
Quatro pessoas da nossa equipe viajaram no Jeep Compass para acompanhar o Ladeira Abaixo em Ribeirão Preto (SP). Mas todos perceberam um intruso durante a viagem: um “zum-zum-zum” vindo dos pneus em velocidades acima dos 80 km/h.
Barulhos como esse costumam ser motivados por duas causas: ou pneus desgastados de maneira irregular ou por defeito, ou desgaste nos rolamentos das rodas. Considerando os quase 45.000 km do nosso Compass Longitude T270, os pneus foram os grandes suspeitos.
Já havíamos notado o início da formação de degraus entre os sulcos dos pneus em vez de ter um desgaste regular e esse barulho passou a se manifestar após o rodízio feito na última revisão.
Nossa suspeita ainda foi agravada pelo histórico dos pneus Pirelli Scorpion Verde, que apresentaram esse desnível entre os sulcos no Compass turbo diesel do Longa Duração, desmontado em 2018, e também já foram assunto da seção Autodefesa com relatos de escamação mais graves.
No julgamento da concessionária, porém, os pneus são inocentes nesse caso. Levamos o carro à Jeep Daruj com hora marcada. Nos esqueceram na sala de espera por mais de 20 minutos, é verdade, mas após o checklist pediram que o carro fosse deixado para análise pelo menos até o final da tarde do mesmo dia.
Mas o parecer técnico só veio no meio da tarde do dia seguinte: um rolamento do Jeep Compass seria trocado em garantia na tentativa de resolver o problema.
Se esta, de fato, será a solução do barulho, saberemos ao longo do próximo mês. No momento do fechamento desta edição ainda aguardávamos a devolução do carro após a troca dos rolamentos. Caso o barulho permaneça, já teremos um segundo suspeito para investigar.
Jeep Compass – 44.475 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Longitude 80 anos 1.3 Turbo |
Motor: | 4 cil., diant., transversal, 1.332 cm3, 16V, turbo, injeção direta, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm a 1.750 rpm |
Câmbio: | automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.740 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 96.000 km – R$ 5.812 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 2.032 |
Consumo: | No mês: 9,6 km/l com 25,7% de rodagem na cidade. Desde agosto/21: 9,8 km/l com 32,8% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |