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Longa Duração: Jeep Compass para de queimar óleo, mas perde desempenho

Com nova bateria, a chave presencial parou de falhar. Mas novo teste mostra perda de desempenho e consumo pior com novo mapa de injeção

Por Henrique Rodriguez
Atualizado em 20 nov 2022, 18h40 - Publicado em 1 ago 2022, 10h29

Um problema que aparenta ter acabado é o do alto consumo de óleo do motor 1.3 GSE Turbo do nosso Jeep Compass Longitude. Anteriormente, nosso carro estava consumindo pelo menos 1 litro do óleo 0W20 original a cada 10.000 km, sendo que o intervalo das revisões é de 12.000 km.

Tentamos reprogramar a injeção em uma parada em concessionária, preocupados com o consumo. Mas a concessionária Jeep recomendou aguardar a segunda revisão do SUV médio, aos 24.000 km.

Longa Duração Jeep Compass 1.3 turbo óleo
No passado, encontramos o nível do óleo no limite da vareta (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Foi o que fizemos. Agora, após 5.000 km percorridos desde que a injeção foi reprogramada, o nível do óleo continua próximo do indicador de máximo da vareta. Parece ter dado certo! Mas levamos o Compass para uma nova bateria de testes de desempenho, dado o burburinho sobre seu desempenho após o novo mapa de injeção. 

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Da nossa parte, percebemos que o motor está mais suave e com menos atraso nas respostas (o turbo lag). Entre os proprietários, porém, a discussão é sobre perda de desempenho.

Longa Duração Jeep Compass 1.3 turbo óleo (1)
Motor 1.3 turbo precisou de 1 litro de óleo após os primeiros 10.000 km percorridos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Tiramos a prova na pista de testes: agora o Compass foi de 0 a 100 km/h em 10,1 s, contra os 9,9 s do teste feito aos 2.000 km. A piora de 0,2 s se repetiu nas retomadas de 40 a 80 km/h (4,5 s) e 80 a 120 km/h (6,8 s).

Só na passagem de 60 a 100 km/h houve uma piora notável: aumentou de 5,7 para 6,3 s. O consumo piorou de 9,6 para 8,4 km/l no regime urbano e de 12,8 para 12,3 km/l no rodoviário.

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O ruído em ponto morto se manteve em 42,4 dB, mas aumentou de 65,7 para 67,9 dB em rotação máxima.

Chave presencial parou

Jeep Compass
Se reconhecer, o carro só liga com a chave perto do botão (Eduardo Passos/Quatro Rodas)

Voltamos aos problemas com a chave presencial do Jeep Compass relatados no mês passado. O fotógrafo Renato Pizzuto tentou fazer com que o carro reconhecesse a chave por 20 minutos.

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Nessas horas, o segredo é aproximar a chave do botão de partida para haver o reconhecimento do transponder. Culpa da bateria, que acabou. Consultamos o preço da troca da peça em três concessionárias de São Paulo.

Chave Compass Longa duração

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Chave Compass Longa
Manual do Compass mostra como trocar a bateria (Renato Pizzutto/Quatro Rodas)

Na Jeep Toriba, custaria R$ 50, enquanto a Destaque cobrou R$ 45 e a Autostar, apenas R$ 20. Era mais barato do que na Chaveiro 2000, que cobrou R$ 35.

Para os adeptos do “faça você mesmo”, a dica é que do manual do Jeep Compass consta o passo a passo para a troca da bateria da chave. Compramos a CR2032 da Panasonic por R$ 10 e fizemos a substituição por nossa conta, sem dificuldade.

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O problema do SUV não reconhecer a chave acabou imediatamente.

 

Bateria Chave Compass Longa
(Renato Pizzutto/Quatro Rodas)

Jeep Compass – 28.929 km

Ficha técnica:
Versão: Longitude 80 anos 1.3 Turbo
Motor: 4 cil., diant., transversal, 1.332 cm3, 16V, turbo, injeção direta, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm
a 1.750 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 1.740 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões: Até 96.000 km – R$ 5.819
Gasto no mês: Combustível: R$ 1.201
Consumo: No mês: 11 km/l com 29,2% de rodagem na cidade
Desde agosto/21: 9,6 km/l com 33,1% de rodagem na cidade
Combustível: Flex (gasolina)

 

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