• account_circle

    Acesse sua conta

  • Assine
    • trending_up Trending
    • Assine o site
    • Meu Automático
    • Longa Duração
    • Auto-serviço
    • Testes
    • Comparativos
    • Longa Duração
    • Segredos
    • Guia de Compras
    • Mercado
    • Usados
    • Correio Técnico
    • Jeremy Clarkson
    • Top Ten
    • Clássicos
    • Autodefesa
    • Mais vendidos em 2017
    • Auto-serviço
    • Melhor Compra
    • Todos os Carros
    • Expediente
    • Anuncie
    • Abril.com
    • Grupo Abril
    • Abril SAC
    • Clube do Assinante
    • GoRead
    • Fale conosco
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    • Google Plus
    • RSS
menu
Assine Assine
search
  • trending_up
  • Assine o site
  • Meu Automático
  • Longa Duração
  • Auto-serviço
Mais vistas
Notícias
1Ford Fiesta sai de linha este ano; fábrica no ABC será fechada
Notícias
2Renault Arkana: SUV cupê já está registrado no Brasil e chega até 2021
Notícias
3VW T-Cross completo passa de R$ 125 mil; veja preços dos opcionais
Longa Duração - Ford KaNotícias
4Tem um Ford Ka 2015 a 2018? Deixe seu computador de bordo mais completo
Notícias
5VW T-Cross terá quatro versões e custará entre R$ 84.990 e R$ 109.990
Auto-serviço
6Teste de produto: é possível deixar pintura do carro brilhando por um ano?
Testes

Longa Duração: VW Virtus tem manual com inteligência artificial

Aplicativo tem função de ajudar os motoristas que não gostam de ler o manual de instruções. Mas sua utilidade é limitada a procedimentos simples

Por Rodrigo Ribeiro
access_time 5 set 2018, 14h35
chat_bubble_outline more_horiz
VW Virtus É preciso ter mão firme para fazer foto das luzes-espia

É preciso ter mão firme para fazer foto das luzes-espia (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

Quando a Volkswagen lançou o Virtus, um dos diferenciais destacados foi o uso do inédito software Meu VW. O aplicativo é gratuito, está disponível para celulares iOS e Android e usa a tecnologia do processamento em nuvem do IBM Watson para ser uma espécie de manual de instruções eletrônico e inteligente. 

O sistema permite que você tire uma foto de uma luz-espia com o celular e veja seu significado por meio do app. Também dá para “conversar” com o aplicativo e perguntar, por exemplo, como se troca o pneu do carro. As respostas, no entanto, são curtas e limitadas.

Em nossos testes, o aplicativo não soube responder a quilometragem para troca das velas, por exemplo. Ele também demanda, claro, de uma conexão de qualidade com a internet.

Ajuda extra para os esquecidos

Secretário eletrônico

–

– (Reprodução/Internet)

O aplicativo, até então exclusivo para donos de Virtus, acaba de ser estendido ao novo Tiguan. Em ambos, exige o cadastro do chassi do veículo. Após preencher os dados, é possível agendar diferentes tipos de manutenção, como revisões, reparos corretivos ou responder a convocações de recall.

Ele também pode alertar sobre o dia do rodízio do veículo, em cidades com esse tipo de restrição, e a proximidade do vencimento da CNH e do IPVA.

O aplicativo é capaz de avisar sobre as revisões por meio do tempo (12 meses após a compra, por exemplo), mas, como não se comunica ativamente com o carro, ele só consegue saber a quilometragem após você atualizar esse dado periodicamente e de forma manual.

Olhe e escute

VW Virtus –

– (Reprodução/Internet)

Tutoriais simples explicam todas as etapas para verificar o nível do óleo ou trocar os pneus. O texto apresentado é reforçado com um áudio, para que você possa fazer as tarefas sem olhar para a tela do celular.

Explicação visual

VW Virtus –

– (Reprodução/Internet)

O sistema que usa a câmera para explicar a função de cada luz-espia funciona bem quando a internet móvel está rápida, mas grava cada foto feita na memória do celular, ao invés de apagá-la após o uso.

Me liga

VW Virtus –

– (Reprodução/Internet)

Uma agenda lista os principais telefones de emergência, que podem ser acionados pelo próprio aplicativo. Dá para incluir ainda o número de sua seguradora e o de outros condutores extras.

Ritos de iniciação

VW Virtus Após a compra, Virtus passa pela marcação das peças e pelo primeiro teste de pista

Após a compra, Virtus passa pela marcação das peças e pelo primeiro teste de pista (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

Logo depois da compra, o Virtus teve as peças marcadas pelo nosso consultor técnico, Fabio Fukuda. Em seguida, aos 1.000 km, rumou para a pista de teste, em Limeira (SP).

Veja também
  • O app promete identificar qualquer problema mecânico ou elétrico
    NotíciasSete aplicativos que prometem resolver os problemas (do carro)query_builder 14 fev 2018 - 16h02
  • Na visita presencial, o técnico fotografa do problemas do carro
    Auto-serviçoTeste de produto: aplicativo de vistoria veicular Evita Micoquery_builder 27 jun 2017 - 20h06
  • Fiat Cronos X Honda City X Toyota Yaris X VW Virtus
    TestesComparativo de sedãs compactos: Cronos x City x Yaris x Virtusquery_builder 16 jul 2018 - 16h07

Os resultados ficarão guardados até o fim da jornada, aos 60.000 km, quando o Virtus será submetido às mesmas avaliações. A comparação dos números obtidos nos testes inicial e final, bem como a marcação das peças, são procedimentos padrão no Longa Duração.

Volkswagen Virtus – 0 km

    Ficha técnica

    • Versão: Highline 200 TSI
    • Motor: 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 12V, 128/116 cv a 5.500 rpm, 20,4 mkgf a 2.000 rpm
    • Câmbio: automático, 6 marchas
    • Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 1.936
    • Revisões (até 60.000 Km): R$ 1.820
    • Consumo no mês: 10,9 km/l com 33,7% de rodagem na cidade
    • Consumo desde jun/18: 10,9 km/l com 33,7% de rodagem na cidade
    • Combustível: flex (gasolina) – R$1.212

    Teste

    • 0 a 100 km/h (s): 11,2
    • 0 a 1.000 m (s / km/h: 32,5
    • D 40 a 80 km/h (s): 4,9
    • D 60 a 100 km/h (s): 6,2
    • D 80 a 120 km/h (s): 7,7
    • 60 km/h a 0 (m): 15,7
    • 80 km/h a 0 (m): 27,3
    • 120 km/h a 0 (m): 61,3
    • Cons. urb./rod. (km/l): 12,5 / 16
    • Ruído PM/RPM máx. (dBA): 39 / 69,3
    • Ruído a 80/120 km/h (dBA): 63 / 69,1
    Tudo sobre Longa DuraçãoLonga Duração - Volkswagen Virtussedãs médiosVolkswagen
    Comentários
    Deixe um comentárioCancelar resposta

    Verificando usuário logado ...

    Para comentar você precisará entrar com seu usuário e senha do Abril ID ou fazer login através do Facebook ou sua conta Google

    Para contas do Abril Accounts anteriores a Dezembro de 2018, será necessário efetuar o recadastro no Abril ID

    Entre     Registre-se

    Editar perfil Sair
    Olá,

    * A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Gravatar
    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. ( Sair /  Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. ( Sair /  Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. ( Sair /  Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. ( Sair /  Alterar )

    Cancelar

    Conectando a %s

    Últimas
    • Lexus NX 300H
      TestesTeste: Lexus NX 300h usa visual estiloso e motor híbrido para não defasarquery_builder 18 fev 2019, 11h58
    • Ram 1500 Rebel V8 Hemi 2
      TestesImpressões: RAM 1500, a picape grande que qualquer um poderá dirigirquery_builder 15 fev 2019, 16h01
    • Caoa Chery Tiggo 7
      TestesCaoa Chery Tiggo 7: SUV chinês chega com porte de Compass e preço de HR-Vquery_builder 13 fev 2019, 20h07
    • BMW Serie 8 Coupe 850i (22)
      TestesImpressões: BMW Série 8 retorna ao mercado em todo seu esplendorquery_builder 12 fev 2019, 15h11
    • longa duração ed 715 renault kwid (2)
      TestesLonga Duração: os erros e acertos na revisão de 30.000 km do Renault Kwidquery_builder 12 fev 2019, 09h00
    Leia grátis por 30 dias no GoRead Leia também no
    Nas Bancas Edição 718 Fevereiro
    Acesse o índice
    Assine
    Leia grátis por 30 dias no GoRead Leia também no
    • Notícias QUATRO RODAS de Janeiro: os elétricos que vão invadir o Brasil em 2019
    Mais vistas
    Notícias
    1Exclusivo: Volkswagen T-Cross terá pré-venda relâmpago de apenas um dia
    Testes
    2Impressões: RAM 1500, a picape grande que qualquer um poderá dirigir
    Testes
    3Caoa Chery Tiggo 7: SUV chinês chega com porte de Compass e preço de HR-V
    Notícias
    4Ford Fiesta sai de linha este ano; fábrica no ABC será fechada
    Notícias
    5Este é o novo Toyota Corolla híbrido que chegará ao Brasil ainda em 2019
    Longa Duração - Ford KaNotícias
    6Tem um Ford Ka 2015 a 2018? Deixe seu computador de bordo mais completo
    Auto-serviço
    7Teste de produto: é possível deixar pintura do carro brilhando por um ano?
    Notícias
    8Jeremy Clarkson: a bizarra limusine de R$ 3 milhões do presidente da China
    Notícias
    9Airbus A380: cinco ligações do maior avião do mundo com os automóveis
    Auto-serviço
    10Placa do Mercosul: tire suas dúvidas e saiba o que já mudou no projeto
    AssineAbril.com
    Quatro Rodas
    Quatro Rodas
    Assine com 64% de Desconto Por 12x R$ 21,35
    Assine
    Superinteressante
    Superinteressante
    Assine com 64% de Desconto Por 12x R$ 22,50
    Assine
    Exame
    Exame
    Assine com 60% de Desconto Por 12x R$ 56,90
    Assine
    Você S/A
    Você S/A
    Assine com 50% de Desconto Por 8x R$ 26,75
    Assine
    Dossiê Super
    Dossiê Super
    Assine com 67% de Desconto Por 12x R$ 17,77
    Assine
    Veja
    Veja
    Assine com 68% de Desconto Por 12x R$ 49,90
    Assine
    • Abril.com
    • AbrilSAC
    • Clube do Assinante
    • Grupo Abril
    • Leia também no GoRead Clube
    • Capricho
    • CASACOR
    • Claudia
    • EXAME.com
    • MdeMulher
    • Placar
    • Saúde
    • Superinteressante
    • VEJA.com
    • VEJA São Paulo
    • Viagem e Turismo
    • VIP
    • Como desativar o AdBlock
    • Newsletter
    • SIGA
    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    • Google Plus
    • RSS
    Copyright © Abril Mídia S A. Todos os direitos reservados.
    Política de Privacidade
    Powered by WordPress.com VIP
    Cancelar