Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Assine por apenas 5,99

Longa Duração: VW Virtus tem manual com inteligência artificial

Aplicativo tem função de ajudar os motoristas que não gostam de ler o manual de instruções. Mas sua utilidade é limitada a procedimentos simples

Por Rodrigo Ribeiro
5 set 2018, 14h35 •
  • VW Virtus
    É preciso ter mão firme para fazer foto das luzes-espia (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

    Quando a Volkswagen lançou o Virtus, um dos diferenciais destacados foi o uso do inédito software Meu VW. O aplicativo é gratuito, está disponível para celulares iOS e Android e usa a tecnologia do processamento em nuvem do IBM Watson para ser uma espécie de manual de instruções eletrônico e inteligente. 

    O sistema permite que você tire uma foto de uma luz-espia com o celular e veja seu significado por meio do app. Também dá para “conversar” com o aplicativo e perguntar, por exemplo, como se troca o pneu do carro. As respostas, no entanto, são curtas e limitadas.

    Em nossos testes, o aplicativo não soube responder a quilometragem para troca das velas, por exemplo. Ele também demanda, claro, de uma conexão de qualidade com a internet.

    Ajuda extra para os esquecidos

    Secretário eletrônico

    VW Virtus
    (Reprodução/Internet)
    Continua após a publicidade

    O aplicativo, até então exclusivo para donos de Virtus, acaba de ser estendido ao novo Tiguan. Em ambos, exige o cadastro do chassi do veículo. Após preencher os dados, é possível agendar diferentes tipos de manutenção, como revisões, reparos corretivos ou responder a convocações de recall.

    Ele também pode alertar sobre o dia do rodízio do veículo, em cidades com esse tipo de restrição, e a proximidade do vencimento da CNH e do IPVA.

    O aplicativo é capaz de avisar sobre as revisões por meio do tempo (12 meses após a compra, por exemplo), mas, como não se comunica ativamente com o carro, ele só consegue saber a quilometragem após você atualizar esse dado periodicamente e de forma manual.

    Olhe e escute

    Continua após a publicidade
    VW Virtus
    (Reprodução/Internet)

    Tutoriais simples explicam todas as etapas para verificar o nível do óleo ou trocar os pneus. O texto apresentado é reforçado com um áudio, para que você possa fazer as tarefas sem olhar para a tela do celular.

    Explicação visual

    VW Virtus
    (Reprodução/Internet)
    Continua após a publicidade

    O sistema que usa a câmera para explicar a função de cada luz-espia funciona bem quando a internet móvel está rápida, mas grava cada foto feita na memória do celular, ao invés de apagá-la após o uso.

    Me liga

    VW Virtus
    (Reprodução/Internet)

    Uma agenda lista os principais telefones de emergência, que podem ser acionados pelo próprio aplicativo. Dá para incluir ainda o número de sua seguradora e o de outros condutores extras.

    Ritos de iniciação

    VW Virtus
    Após a compra, Virtus passa pela marcação das peças e pelo primeiro teste de pista (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Logo depois da compra, o Virtus teve as peças marcadas pelo nosso consultor técnico, Fabio Fukuda. Em seguida, aos 1.000 km, rumou para a pista de teste, em Limeira (SP).

    Os resultados ficarão guardados até o fim da jornada, aos 60.000 km, quando o Virtus será submetido às mesmas avaliações. A comparação dos números obtidos nos testes inicial e final, bem como a marcação das peças, são procedimentos padrão no Longa Duração.

    Volkswagen Virtus – 0 km

      Ficha técnica

      • Versão: Highline 200 TSI
      • Motor: 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 12V, 128/116 cv a 5.500 rpm, 20,4 mkgf a 2.000 rpm
      • Câmbio: automático, 6 marchas
      • Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 1.936
      • Revisões (até 60.000 Km): R$ 1.820
      • Consumo no mês: 10,9 km/l com 33,7% de rodagem na cidade
      • Consumo desde jun/18: 10,9 km/l com 33,7% de rodagem na cidade
      • Combustível: flex (gasolina) – R$1.212
      Continua após a publicidade

      Teste

      • 0 a 100 km/h (s): 11,2
      • 0 a 1.000 m (s / km/h: 32,5
      • D 40 a 80 km/h (s): 4,9
      • D 60 a 100 km/h (s): 6,2
      • D 80 a 120 km/h (s): 7,7
      • 60 km/h a 0 (m): 15,7
      • 80 km/h a 0 (m): 27,3
      • 120 km/h a 0 (m): 61,3
      • Cons. urb./rod. (km/l): 12,5 / 16
      • Ruído PM/RPM máx. (dBA): 39 / 69,3
      • Ruído a 80/120 km/h (dBA): 63 / 69,1
      Publicidade

      Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

      Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

      PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

      Digital Completo

      Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
      Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
      De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
      PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

      Revista em Casa + Digital Completo

      Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
      De: R$ 26,90/mês
      A partir de R$ 9,90/mês

      *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
      *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.