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Longa Duração: rede Toyota erra rodízio de rodas no Prius durante revisão

Em apenas duas horas e meia o híbrido ficou pronto, mas saiu com o mesmo erro de serviço já cometido pela marca com Corolla e Etios

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 jan 2019, 09h00 • Atualizado em 2 jan 2019, 09h00
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    Prius: o samurai do baixo consumo (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Há duas verdades incontestáveis sobre a rede de concessionárias Toyota: a primeira é que ela raramente erra na manutenção de revisão e a outra é que ela quase nunca acerta o rodízio de rodas.

    Vimos isso no Etios e no Corolla de Longa Duração (desmontados, respectivamente, em 2014 e 2015) e, agora, não está sendo diferente com o Prius.

    O híbrido acaba de passar pela terceira revisão e, em todas, as rodas tiveram que ser reposicionadas de modo a obedecer o rodízio recomendado pela fábrica, com inclusão do conjunto roda e pneu do estepe.

    “A grande maioria das marcas recomenda um rodízio mais simples, em que basta inverter as rodas entre os eixos dianteiro e traseiro, sem alternância entre os lados direito e esquerdo. Sempre que a frota de Longa tem um carro que foge a essa regra, redobramos a atenção na verificação feita após cada revisão, que é quando o serviço de rodízio é feito, acompanhado de alinhamento e balanceamento”, explica Péricles Malheiros, editor de Longa Duração.

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     O principal benefício de incluir os cinco pneus no rodízio é equalizar o desgaste de todo o conjunto, evitando assim um problema que poucos motoristas se atentam: a expiração do prazo de garantia do estepe (que em média é de cinco anos).

    Já que o assunto são os pneus do Prius, um item que faz falta nele é a indicação de pressão no painel, como o do Compass, por exemplo.

    “Ele até tem um sistema de alerta de baixa pressão, mas num projeto em que a economia de combustível é a grande prioridade, um indicador de calibragem ativo, com a leitura individualizada da pressão de cada pneu, faria muito mais sentido”, diz Péricles.

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    Toyota Prius – 34.876 km

      Consumo

      • No mês: 17,5 km/l com 15,3% de rodagem na cidade
      • Desde fev/18:16,9 km/l com 29% de rodagem na cidade
      • Combustível: gasolina, eletr.
      • Combustível: R$ 2.056
      • Revisão: R$ 438
      • Alinhamento: R$ 160

      Ficha técnica

      • Versão: 1.8 16V Híbrido
      • Motor: 4 cil., diant., transv., 1.798 cm3, 16V, 98 cv a 5.200 rpm, 14,5 mkgf a 3.600 rpm/ elétr., 72 cv, 16,6 mkgf/potência combinada, 123 cv
      • Câmbio: aut., CVT
      • Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 6.634
      • Revisões (até 60.000 Km): R$ 3.707
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